segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mototáxi serve de disfarce para o crime

Segurança - Falsos profissionais se dedicam aos assaltos e ao tráfico de entorpecentes
DILSON PIMENTEL
Da Redação
Quarenta mototaxistas foram presos em Belém, em 2010, por tráfico de drogas e, também, por 'saidinha', a modalidade criminosa em que clientes são roubados ao sair de agências bancárias. Mas foi o comércio de entorpecentes que levou a maioria deles para o xadrez. Ao serem detidos, eles exerciam a profissão de mototaxista ou, então, usavam o uniforme da categoria, segundo a Polícia. Os investigadores têm informações de que traficantes estão dando motocicletas e armas de fogo para essas pessoas atuarem no mundo do crime.
Outro detalhe: as motos também estão sendo usadas para o 'Disque-Drogas', que existe em todos os bairros. Nesse serviço, o entorpecente é levado até residências, bares e motéis e entregues diretamente aos consumidores. Essas 40 prisões foram realizadas, apenas, por duas unidades da Polícia Civil: o então pelo Grupo de Polícia Metropolitana (GPM), hoje transformado em Divisão de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), e a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). O que significa, portanto, que o número de prisões é maior, já que os agentes lotados nas delegacias e seccionais também fizeram detenções dessa natureza. O GPM prendeu 30 acusados e a DRE, dez.
Segundo os policiais, esse número vem aumentando a cada ano. E a vantagem para esses profissionais que estão a serviço do crime é a facilidade que eles têm para transportar o entorpecente. No caso dos mototaxistas que funcionam como 'aviões', levando a droga dos traficantes até os usuários, a vantagem é exatamente poder deslocar-se rapidamente pela cidade e misturar-se em meio aos profissionais honestos. Diretor da DRE, unidade vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado, o delegado Hennison Jacob Azevedo comenta que esse número vem aumentando com o passar dos anos. E a resposta é exatamente essa: a facilidade que esses profissionais têm para o tráfico de entorpecentes. E, também, a busca pelo lucro fácil - até que sejam presos, é claro.

domingo, 30 de janeiro de 2011

'Isso foi uma tragédia anunciada', diz morador que teve casa destruída

O jornalista aposentado Donizete César está inconformado. Ele teve a casa destruída após o desabamento do prédio Real Class, de 34 andares, na Travessa 3 de Maio, bairro de São Brás.

Morador vizinho ao prédio, a casa foi atingida por escombros da construção que caiu. 'Isso foi uma tragédia anunciada', desabafou Donizete. Segundo ele, várias denúncias sobre irregularidades na construção já haviam sido feitas. 'Foi denunciado no Ministério Público e na Polícia Civil', denunciou.

Ainda segundo ele, o prédio já foi palco de várias manifestações de trabalhadores. 'O prédio estava torto. Até tijolo já caiu', afirmou. Desolado, Donizete conta que perdeu tudo. 'Me sinto um morto vivo, pois apesar de estar vivo, não tenho mais nada. Perdi minha casa e não sei se serei recompensado. Mas mesmo assim, minha casa nunca será a mesma, nada será igual ao que eu construí', lamentou.
Depoimentos de familiares também revelam possíveis irregularidades da obra. Segundo Madalena Ferreira, 31 anos, irmã de Max Ferreira dos Santos, um dos operários da empresa de engenharia responsável pela construção do prédio, o desastre já era de se esperar. 'Há uns dois, três meses atrás meu irmão chegou em casa falando que a obra iria ser interditada por irregularidades, mas que a empresa tinha conseguido uma liminar para continuar a obra. No momento nem ficamos tão preocupados, mas agora com a tragédia, vem tudo isso à mente', relata Madalena.

A falta de informações concretas também é grande no local do desastre. 'Ele saiu cedo hoje para o trabalho, por volta de 6h da manhã, como de costume, e agora estou aqui nesta agonia. Fiquei sabendo da notícia pela imprensa, pois ninguém passa informação do que realmente aconteceu, nem a empresa e nem os bombeiros. Só sairei daqui quando souber de alguma coisa', declara emocionada.

Redação Portal ORM

Prédio desaba em Belém

Pará -
A chuva forte que caiu em Belém na tarde deste sábado (29) provocou um grande estrago na cidade. Um prédio em construção na 3 de Maio entre José Malcher e Magalhães Barata desabou e assustou moradores da área. A obra pertence a construtora Real Classic.

Segundo pessoas que estavam próximo ao local, o prédio caiu após a passagem de um avião e a queda de um raio que fizeram tremer as estruturas antes do desabamento.

Moradores de prédios vizinhos relatam os momentos de susto que passaram. 'Eu estava assistindo televisão quando ouvi um barulho muito grande. Pensava que era uma explosão. Todos os moradores correram para a janela para ver o que era e esó vimos uma nuvem de fumaça branca que cobriu toda a área', contou o webdesigner Fabrício Bezerra.

A destruição foi total e danificou a fiação elétrica. Vários carros que estavam na rua ficaram cobertos de poeira. Um bloco de concreto caiu no meio da rua.

O acidente também assustou quem comprou apartamento no prédio. Inara Cavalcante mal pode acreditar na notícia. 'Minha irmã viu o prédio caindo e me ligou. Estou indo pra lá', disse. Segundo ela, o prédio seria entregue em dezembro de 2011 e já estava na fase de acabamento. 'Eles estavam terminando a última lage e fazendo o revestimento externo', disse. Cerca de 20 andares já estavam contruídos.

As informações iniciais do Sindicato da Construção Civil dão conta de que 30 operários trabalhavam no local no momento do acidente.

Equipes do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do Samu já estão no local. A área está sendo isolada pois ainda há risco de desabamento, inclusive dos prédios vizinhos. O trânsito na área está parado. Motoristas relatam congestionamento desde São Brás.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Toda a cultura que é do Pará

Aniversário de revista eletrônica da TV Liberal reúne artistas de várias correntes musicais para mostrar diversidade cultural da região
Um programa que leva ao espectador o que existe de melhor na cultura, gastronomia e turismo do Pará, fazendo o paraense sentir orgulho do que é produzido no seu Estado. Assim é o "É do Pará" da TV Liberal, que completa sete anos de sucesso e vai comemorar a data com uma extensa programação musical, oferecida gratuitamente a partir das 10 horas de amanhã (29), no Cidade Folia.
Serão mais de 14 atrações do cenário musical paraense - Arraial do Pavulagem, Viviane Batidão, Super Pop, Ruby, Keila Lima, Ravelly, Os Baroaras, Fruto Sensual, Bruno e Trio, Quero Mais, Anjos do Melody, Gang do Eletro, N’Synk, Os Brothers, Marlon Branco e Lenny Belard, entre outros.
Neste ano haverá um espaço maior para a apresentação de bandas locais, com a participação da idealizadora do DVD Tecnomelody Brasil, Meg Martins, que informará o espectador sobre como surgiu o ritmo e a história das bandas que vão se apresentar. Outra novidade deste ano é a transmissão de mensagens, ao longo do programa, que artistas locais e nacionais - como a cantora Ivete Sangalo; o vocalista do Timbalada, Denny; o ator global Marco Pigossi; e os integrantes do grupo Sorriso Maroto - gravaram parabenizando o "É do Pará".

Quadrilha cai como “dominó” em Barcarena

DIVISÃO
"Diabo Louro" diz que saiu do bando, que queria eliminá-lo do tráfico
Foram presos em flagrante ontem à tarde, na Vila dos Cabanos, em Barcarena, Gelson Silva da Costa, o "Diabo Louro", 27 anos; Leandro da Luz Ataíde, 25 anos; e Denílson Brito da Costa, 21 anos, todos integrantes do bando conhecido como "quadrilha do Bruno da Carol", que age naquele município. O delegado Mac Dowell Fortes classificou a operação que prendeu os acusados como "efeito dominó. " Um a um nós fomos capturando", sintetizou o delegado, que chegou à quadrilha por meio de denúncias.
Leandro da Luz, o "Diabo Louro", admitiu ter integrado a "quadrilha do Bruno da Carol", mas disse que age por conta própria, desde que seus antigos comparsas tentaram matá-lo porque ele vinha crescendo no tráfico. Ainda há dois membros da quadrilha que não foram presos. Calieu e Bonei ainda não foram localizados. "Eles são bandidos locais, começaram com assalto, mas estavam crescendo com o tráfico de entorpecentes", disse Mac Dowell sobre a quadrilha. No flagrante, Diabo Louro foi autuado por posse ilegal de uma arma de fogo e trinta trouxas de maconha. As prisões aconteceram no intervalo de 15h30 às 16h e a operação policial contou com colaboração do capitão Brito, da PM; dos investigadores Loureiro e Sidney, e dos delegados Mileo Brasil e Mac Dowell.

Empresas fantasmas proliferam na saúde

IRREGULARES
Receita detecta que 30% das empresas do setor saúde têm faturamento zero
O Pará é um verdadeiro parque de empresas fantasmas. Um levantamento feito pela Receita Federal do Brasil (RFB) mostra que, de uma amostragem de 285 estabelecimentos que prestam exclusivamente serviços médicos no Pará, 30% deles, ou seja, 85 empreendimentos, obtiveram receita nula no ano passado – o que corresponde à inexistência da pessoa jurídica. As irregularidades não param por aí: 60% destas empresas analisadas pela Receita apresentaram arrecadação inferior à somatória das despesas deduzidas pelos contribuintes (pessoa física). Isso quer dizer que as empresas burlam o fisco, deixando de oferecer parte do valor tributado a partir dos serviços prestados.
Da amostra pesquisada pela Receita, apenas 10% dos estabelecimentos que atuam na área da saúde no Pará prestaram corretamente as contas com o Leão. Segundo avalia o delegado da Receita Federal em Belém, Armando Fahat, já estão sendo adotadas as medidas necessárias para evitar que as fraudes continuem acontecendo. "É grande o número de empresas que não oferece os devidos valores à tributação. Tem empresas que são fantasmas e servem apenas de fachada. Por este motivo, criamos a Declaração de Serviços Médicos (Dmed), que vai controlar melhor os dados das pessoas jurídicas que atuam na área médica", explica.
A Dmed é uma declaração obrigatória que todas as pessoas jurídicas que prestam serviço na área médica, como hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios odontológicos, psicólogos, entre outros, precisam apresentar até o próximo dia 31 de março à Receita. Segundo explica a supervisora do Programa de Imposto de Renda da RFB em Belém, Luiza Pinto, a Dmed entra em vigor em 2011, porém, os dados da prestação de contas são relativos ao calendário 2010. "Todas as empresas que prestam serviço na área da saúde são obrigadas a apresentar a receita completa proveniente de despesa médica. Quem não entregar no prazo estará sujeito a uma multa mensal de R$ 5 mil", garante. A declaração deve ser preenchida através da página da RFB na internet (www.receita.fazenda.gov.br)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Policial aposentado é morto com 11 facadas por adolescente de 16 anos

ARMAÇÃO
Casal levou o ex-policial para a armadilha que resultou em morte
O policial civil aposentado e micro-empresário Domingos Valente Machado, 65 anos, foi morto, ontem de madrugada, com onze facadas em um assalto na Rua Pedro Álvares Cabral, em frente à Escola Madalena Hadaad, na Ponta Grossa, em Icoaraci. Os acusados são três adultos e dois adolescentes. Procurado pela polícia, o assassino tem apenas 16 anos e já responde por dois homicídios e outros assaltos. No início da tarde de ontem foram presos uma mulher, dois homens e um garoto de 17 anos, acusados de participação no latrocínio.
Todos os capturados estavam em uma única casa em uma vila de quartos, na Passagem Ivan Leão, na Rua Pedro Álvares Cabral, onde ocorreu o assassinato. Os policiais civis e os PMs prenderam o ajudante de pedreiro Pedro da Costa Bessa, 42 anos, e sua esposa Arlene Vasconcelos da Conceição, além de Gilvanderson Lima da Conceição, 19 anos, irmão do adolescente acusado de dar as facadas, e um garoto de 17 anos.
O delegado Renato Barata, que investiga o caso, contou que o casal Pedro e Arlene estavam com a vítima desde às 22 horas do domingo, no 'Bar Iara', na Rodovia Augusto Montenegro, onde conheram o policial aposentado. Com o consentimento do marido, que premeditou o assalto, Arlene se insinuou a Domingos e pediu para que ele os levasse em casa, na Rua Pedro Álvares Cabral. Lá, os outros três já esperavam a vítima para roubá-la.

Museu Goeldi recebe novas peças marajoaras

RARIDADE
Duas urnas e um artefato em madeira agora integram o acervo
O Museu Goeldi recebeu doação de peças arqueológicas salvas na propriedade de Leandro Tocantins, parente distante do fundador dessa instituição de pesquisa - Domingos Soares Ferreira Penna - na Ilha do Marajó. São duas urnas marajoaras com altura de cerca de um metro cada, um artefato em madeira semelhante a uma lança, além de 20 fragmentos de cerâmica que ainda serão analisados pela equipe do Goeldi.
Sobrinho bisneto de Ferreira Penna, Leandro Tocantins recebeu a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para doar as peças ao acervo do Museu Goeldi, que se responsabilizou pelo transporte do material. As peças já estão na reserva técnica da instituição para limpeza, tratamento e catalogação.
Trata-se de um acréscimo de grande valor para a coleção arqueológica do Goeldi, na opinião do arqueólogo Fernando Marques, tendo em consideração o estado de conservação das peças e seu valor para a cultura e a ciência nacionais. "Além disso, tem o laço emocional pelo vínculo com o fundador da instituição", destaca o arqueólogo.
As urnas e o artefato de madeira estão em ótimo estado de conservação, sendo inclusive visíveis nas urnas os desenhos gravados pelos marajoaras. Segundo o restaurador da instituição, Raimundo Teodoro, a maior peça pesa cerca de 70 kg e foi transportada do Marajó a Belém por uma equipe qualificada de técnicos do Museu Goeldi. "Foram percorridos cerca de 72 km em 12 horas devido às difíceis condições da estrada", disse.

Exposição e shows agitam Castanhal

Aniversário -
A cidade vive dias de intensa vida cultural, com oficinas e outras atividades artísticas
Segue até o fim da semana a programação cultural em comemoração pelos 79 anos da cidade de Castanhal, na mesorregião metropolitana de Belém. Hoje à noite terá a apresentação do coral "Villa Lobos" no auditório da Fundação Cultural de Castanhal (Funcast). Durante o dia, fica em cartaz a exposição coletiva das oficinas de artes visuais de pintura sobre tela e humor gráfico. "A exposição é resultado de oficinas de artes plásticas e cartum, realizadas em novembro do ano passado. À noite, também haverá a solenidade de entrega dos certificados aos alunos que concluíram todo o curso", afirmou a organizadora da programação, Arlete Matos.
Ao todo, a exposição conta com 18 pinturas e oito desenhos com temas livres. As pinturas de humor gráfico contém uma leve crítica aos problemas urbanos, como enchente e assaltos. "A ideia das oficinas é incentivar os artistas a desenvolverem melhor sua técnica, a melhorarem os seus trabalhos. Temos alguns casos de alunos que começaram conosco e depois conseguiram montar sua própria exposição", comenta Arlete.
Entre as demais atrações previstas na programação do aniversário de Castanhal, estão a cantora de tecnomelody Gaby Amarantos na próxima quinta-feir (27) e a cantora gospel Mia Carvalho, que deve se apresentar na sexta-feira (28) na Praça da Matriz.
Serviço
79º aniversário de Castanhal. Hoje (25) exposição coletiva das oficinas de artes visuais e apresentação do coral "Villa Lobos" às 19 horas na Fundação Cultural de Castanhal (Funcast). Rua Senador Lemos, 749. Informações (91) 3711-7131 e 9623-8051.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Paysandu começa goleando

Papão goleia o Castanhal na estreia do Parazão com três gols de Rafael Oliveira
Foi sofrido como nas estreias de Parazão dos últimos cinco anos, mas mais uma vez o Paysandu venceu no primeiro jogo do Campeonato Paraense 2011. Ontem de manhã, contra o forte calor, o gramado alto e irregular e a falta de ritmo, o Papão conseguiu superar o Castanhal por 4 a 2 num jogo que teve altos e baixos dos dois lados. Cada um conseguiu ser melhor durante certos períodos de tempo. Levou a melhor o time da casa, que aproveitou seus momentos de supremacia para marcar mais gols. Na próxima rodada, o Papão vai a Tucuruí encarar o Independente, enquanto o Japiim, no mesmo dia, joga mais uma vez como visitante, dessa vez enfrentando a Tuna Luso.
O jogo de ontem teve alguns nomes de destaque. Pelo Papão ninguém jogou mais do que o goleiro Ney, o meia Alex Oliveira e o volante Sandro, este com aproximadamente 30 minutos em campo. Mas, quando se olhar a ficha da partida, o nome que saltará aos olhos é o do meia-atacante Rafael Oliveira. O começo de sua terceira passagem pela Curuzu foi com o pé direito. Se antes diziam que ele tinha muito talento e pouca cabeça, dessa vez foi diferente. Ele marcou três gols, dois deles de cabeça, e já é candidato a artilheiro.
Mais do que uma atuação irregular, o que ficou para a torcida é a certeza que quando o elenco estiver todo á disposição o time que sair dele pode dar samba. Sidny passou a ser uma certeza na lateral-direita, Ari deve compor a zaga e provavelmente com Tinoco, Vânderson, Sandro Thiago Potiguar têm vagas cativas no meio-de-campo. Héliton e Mendes passam a ser dores de cabeça do técnico Sérgio Cosme para saber onde encaixá-los.

Mulher mata o seu agressor

Ameaçada por um homem com uma barra de ferro, ela quebrou uma garrafa de cerveja e deu-lhe um golpe fatal na femural
Joana Célia de Belém dos Santos, 44 anos, matou na madrugada de ontem o autônomo Luiz Alberto do Rosário Araújo, 32 anos, com um golpe de garrafa na perna. O crime aconteceu na localidade de Itacuã, no Acará, e provocou a revolta dos familiares e amigos da vítima. A acusada teve de ser transferida para Belém porque estava sendo ameaçada de linchamento. O homícidio foi registrado na Seccional da Cremação. Luiz Alberto era cunhado de uma sobrinha de Joana. Na Seccional da Cremação, com algemas nas pernas, Joana alegou que não teve a intenção de matar e que desferiu o golpe para se defender de uma agressão.
Os policiais militares que prenderam a acusada (o cabo Frazão e o subtenente Tobélem) relataram que Joana bebia em um bar de Itacuã, quando Luiz Alberto chegou armado com uma barra de ferro e tentou agredi-la. Joana se armou com uma garrafa de cerveja quebrada e, com o caco de vidro, cortou a perna de Luiz Alberto à altura da artéria femural. Ele morreu alguns minutos depois. 'Após o crime, os parentes da vítima começaram a se aglomerar para tentar linchar a acusada. Por segurança, decidimos fazer o registro e trazer Joana para Belém. Foi um pedido da própria sobrinha e de outras pessoas que sabiam da intenção dos familiares de Luiz em relação a Joana', explicou o cabo Frazão.
'Eu não tinha a intenção de matar ninguém. Eu estava apenas me defendendo do ataque daquele doido. Eu só tive a infelicidade de atingir bem aonde não devia', lamentou a acusada. A delegada Rosalina Arraes, que estava no plantão da seccional, disse que a acusada já tem passagem pela polícia por crimes como furto. O caso foi registrado na Seccional da Cremação como homicidio culposo (quando não há
intenção de matar).

domingo, 23 de janeiro de 2011

Oito times em busca da taça

Equilíbrio total - A luta pelo título paraense começa e é difícil apontar um favorito ao título
Começou ontem o Campeonato Paraense de Futebol de 2011. Velhas rivalidades se encontram e novas aguardam ser descobertas. A edição deste ano do Parazão tem grandes atrativos: é apontada por muitos torcedores como o Campeonato de melhor nível técnico dos últimos tempos. Essa aposta vem do fato de que todos os times se prepararam bem para a disputa. Essa edição verá também a volta da Tuna ao certame, algo que não se via desde 2008. A expectativa também é grande em relação ao desempenho dos times do interior, que formaram equipes competitivas e prometem tirar o caneco da capital pela primeira vez na história. Hoje a disputa terá prosseguimento: Às 10 horas, o Paysandu estreia diante do Castanhal na Curuzu, enquanto às 16h o Cametá recebe o Independente no Parque do Bacurau.
O regulamento do Campeonato Paraense deste ano é idêntico ao de 2010. Todos os oito times – Paysandu, Remo, Tuna, Águia, São Raimundo, Castanhal, Cametá e Independente – estão na mesma chave e jogam entre si em dois turnos, as Taças Cidade de Belém e Estado do Pará. Caso cada um dos turnos tenha vencedor diferente, as duas equipes voltam a se enfrentar na Taça Açaí.
O Campeonato Paraense vale uma vaga para a Série D e a conquista de um turno também leva o seu campeão para a Copa do Brasil. O primeiro quesito coloca em disputa cinco dos participantes: Castanhal, Cametá, Independente, Tuna e Remo são os grandes interessados em conquistar a vaga para conseguir preencher o calendário do segundo semestre. O Castanhal, aliás, tem um elenco respeitável. Sob o comando do técnico Luís Carlos Apeú, o time fez uma grande campanha na 1° Fase do Parazão, contando com o artilheiro da competição, o centro-avante Branco.

Muito gasto, pouco trabalho

PARAENSES - Deputados federais apresentaram apenas 30 projetos, mas gastaram R$ 5,2 mi
Brasília
Da Sucursal
O ano de 2010 marcou o início da entrada em vigor do chamado "cotão" - verba extra - para os deputados federais. O ano também foi de eleições, o que significou uma espécie de "recesso" branco no Congresso no segundo semestre. O resultado não poderia ser diferente: uso de toda ou até a mais da cota, baixa presença e atividade legislativa quase inexistente.
O LIBERAL levantou informações fornecidas pelo site da Câmara dos Deputados e estudo recente do site Congresso em Foco. Os dados mostram que a bancada paraense na Câmara seguiu a tendência de 2010.
Entre os faltosos paraenses, a lista - como já mostrou reportagem deste jornal - é puxada pelo ex-deputado federal Jader Barbalho (PMDB), com 216 faltas. O pódio dos gazeteiros é preenchido só com um time: PMDB. Do mesmo partido de Jader são os outros dois que lideram a lista dos mais ausentes: Wladmir Costa e Elcione Barbalho.

Belém tem média de um estupro por dia

Violência - Números podem ser piores, porque muitas vítimas não denunciam os crimes
Diariamente, uma pessoa é estuprada na Região Metropolitana de Belém (RMB). A afirmação é feita com base no levantamento feito pelo sistema de segurança da Polícia Civil, o que significa que a realidade pode ser ainda mais preocupante, uma vez que por vergonha ou medo, parte das vítimas deixa de comunicar o crime.
Apenas no ano passado, oficialmente, o crime foi cometido 328 vezes. Os dados da Polícia Civil apontam 1.707 ataques sexuais entre os anos de 2005 e 2010. Em média, foram 0,93 estupros a cada 24 horas, cerca de uma pessoa por dia. A progressão dos crimes também espanta. No mesmo período, as ocorrências saltaram de 189 para 328 por ano. O equivalente a um crescimento de 73,54% nos últimos cinco anos.
Em 2005, foram registradas 189 ocorrências. Um ano depois, o número de casos notificados passou para 234. Nos dois anos seguintes: 2007 e 2008, a quantidade de crimes de estupro, oficialmente, apresentou um crescimento tímido: foram 245 e 267 ocorrências, respectivamente. Em 2009 a quantidade de casos voltou a crescer, foram 447 crimes na RMB, 136,5% a mais do que em 2005, segundo o levantamento feito pela Polícia Civil.

Parte baixa de Belém afunda após oito horas de forte chuva

INVERNO - Temporal começou na madrugada de sábado e só parou por volta das 8h30
A forte chuva que desabou sobre Belém na madrugada de sexta-feira para sábado, 22, fez a cidade amanhecer debaixo d’água. Em alguns bairros do centro, foi comum encontrar pessoas atravessando as ruas alagadas com a calça enrolada e o sapato nas mãos, além de moradores expulsando a água dentro de casa com baldes e latas. A tempestade, que durou cerca de oito horas, deixou centenas de pessoas ilhadas, sobretudo àquelas que residem em torno de canais. Alguns, para não perder compromissos, preferiram encarar as ruas alagadas. Outros deixaram os afazeres externos de lado e optaram por retirar a água e contabilizar os prejuízos.
Este foi o caso do motorista Jacione Neri, que mora na rua Roso Danin com a Passagem Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Canudos. A casa do motorista ficou com todos os cômodos alagados. No local, a água acumulada chegou a 50 centímetros de altura. Devido a enchente, Neri perdeu um guarda roupas, móveis de sala e a geladeira. 'A casa está totalmente revirada. Vamos precisar de muito tempo para arrumar tudo. O problema maior é recuperar os bens', comenta, enfatizando que o prejuízo deve ultrapassar R$ 2 mil.
A rua dos Pariquis, próximo ao canal da travessa 14 de Março, é famosa pelos constantes alagamentos. Mesmo assim, o empresário Paulo Santos alugou um ponto naquele trecho para montar um pequeno comércio. O resultado da insistência já era esperado: a loja ficou alagada, os clientes sumiram e o provável lucro virou prejuízo. 'Eu faço quentinha, vendo frango e outros tipos de alimentos. No entanto, quando chove, fico completamente de mãos atadas. No verão, o ponto - que é alugado - dá bons frutos. No inverno, dá vontade de mudar de cidade', afirma.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Receita embolsa R$ 805 bilhoes.

EM 2010 - Crescimento de quase 10% faz a arrecadação federal atingir novo recorde
O brasileiro gastou mais de R$ 800 bilhões com o pagamento de impostos e contribuições federais em 2010. O aumento do emprego e da renda, que puxou a venda de bens e produtos no País, foi o principal fator por trás do avanço da arrecadação no ano passado. O cenário traçado para 2011 aponta para mais um período de crescimento no recolhimento de tributos.
A Receita Federal do Brasil embolsou no ano passado exatos R$ 805,7 bilhões, um aumento real de 9,85% em relação ao que foi arrecadado em 2009. Se o valor for corrigido pela inflação do período, a arrecadação atingiu pouco mais de R$ 826 bilhões, um recorde. Somente em dezembro, a cobrança de impostos e contribuições engordou os cofres da União em R$ 90,8 bilhões, o maior resultado mensal já registrado pelo Fisco.
Para o secretário da Receita, Carlos Alberto Barreto, a demanda doméstica foi a alavanca do crescimento da arrecadação em 2010. "A demanda vinha crescendo desde o início do ano, numa trajetória consistente. Sem dúvida, esse foi o grande fator determinante", disse. Segundo o secretário, cálculos preliminares apontam para um crescimento nominal (sem contar o efeito da inflação) de 10% na arrecadação em 2011.

Arrecadam tanto dinheiro continua tudo na mesma.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Nove saem feridos em colisão

Três ônibus bateram na Almirante Barroso no final da manhã de ontem
Nove pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo três ônibus na avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, em Belém. O acidente ocorreu por volta de 11 horas, quando os três coletivos colidiram. Informações colhidas no local do acidente diziam que o motorista do ônibus da linha Marituba-São Brás não conseguiu frear a tempo de evitar a batida no ônibus da frente, que também bateu no veículo que estava logo à frente. O choque foi forte e os três ônibus ficaram engavetados.
Cinco ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram chamadas ao local para prestar atendimento a cinco pessoas que ficaram feridas. Todos foram encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro Municipal (HPSM) Mário Pinotti, no bairro do Umarizal. Os dois casos mais graves foram os de Dirce Nazaré dos Santos, de 54 anos, que passou mal por causa do diabetes e foi socorrida com suspeita de fratura no nariz, e o de Aldecir de Sousa, de 48 anos, com suspeita de fratura na coluna, motivo pelo qual, foi completamente imobilizado pelos paramédicos.
Duas faixas da pista da avenida Almirante Barroso ficaram interditadas por uma equipe da Guarda Municipal de Belém, enquanto durou o socorro às vítimas e o trabalho de perícia do acidente. Depois da tripla colisão, o trânsito nas imediações ficou lento e um grande engarrafamento se formou no trecho entre as travessas Lomas Valentinas e Perebebuí.
Agentes da Companhia de Transporte do Município de Belém (Ctbel) organizaram o trânsito, junto com policiais do 1º Batalhão de Polícia Metropolitana (BPM), que ajudaram a retirar os feridos de dentro dos ônibus envolvidos no acidente.
Motorista do ônibus da linha Satélite/Ver-o-Peso envolvido no acidente, Alan Diego disse ter sido surpreendido pelo impacto da batida dos veículos que vinham atrás dele. 'Estava parado quando fui batido por trás pelos outros veículos. Foram duas batidas, o que nos leva a crer que o primeiro ônibus apresentou algum problema', comentou o motorista. O trânsito no local só foi normalizado por volta de 12h30, após a retirada dos veículos da pista.

Dengue hemorrágica faz vítima no PSM

DESCASO
Com a forma mais agressiva da doença, homem não recebeu cuidados adequados
YÁSCARA CAVALCANTE
Da Redação
Como se não bastasse o fato de ter de conviver com a sombra de um surto de dengue, a população ainda é obrigada a enfrentar o descaso de quem deveria ajudar a minimizar os riscos. Dona Dulcimar Maria Souza de Almeida que o diga. O marido dela, José Luiz de Almeida, de 54 anos, morreu no último domingo (16), no Pronto Socorro Municipal da 14 de Março (PSM), em Belém, com dengue hemorrágica. Mesmo com quadro clínico grave, o paciente só recebeu a visita de um médico dois dias depois de dar entrada no local, como reclama a família, que ainda enfrentou outro problema: o PSM liberou o corpo de seu José Luiz sem a autorização dos parentes.
O paciente veio de Altamira para Belém no último dia 10, data em que começou a passar mal. Seu José veio acompanhar a esposa, que faz tratamento contra câncer no Hospital Ofir Loyola. Assim, a família não sabe dizer se ele contraiu a dengue em Altamira ou em Belém, no bairro do Bengui, onde ficou hospedado na casa de parentes. A reportagem esteve na rua em que seu José teria sido infectado pelo Aedes aegypti, no bairro do Bengui e os moradores reclamam que há muito tempo as equipes da Sesma não aparecem por lá.
Depois de ficar de cama por quatro dias, com febre alta e fortes dores pelo corpo e na cabeça, o paciente procurou, na noite do dia 6 de janeiro, atendimento médico no hospital Abelardo Santos, em Icoaraci. A esposa dele conta que o atendimento foi péssimo e reclama que apenas na sexta-feira é que uma ambulância o levou até o PSM da 14, onde nenhum médico teria aparecido para dar um diagnóstico preciso. 'Eu achei que fosse uma virose. Estava preocupada porque o meu marido estava muito debilitado. Mas ninguém fazia nada. Ele ficou a noite inteira no corredor. Só enfermeiro é que dava remédio', contou dona Dulcimar.

Situação crítica no Posto da Terra Firme

Caso prefeitura não resolva problemas, será ré em ação civil do MPF
O Ministério Público Federal poderá ingressar com uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Belém, caso ela não melhore os serviços na Unidade de Saúde da Terra Firme. A informação foi dada, na manhã de ontem, pelo procurador federal Alan Mansur, que participou de uma vistoria no posto, junto com representantes de outros órgãos, para checar se houve o cumprimento de um acordo assinado com a administração municipal e cujo prazo expirou em dezembro do ano passado. Uma reunião entre os 14 órgãos que participaram da assinatura do acordo e representantes da comunidade está marcada para a próxima segunda-feira, 24, às 11 horas, na sede do MPF, para discutir as providências que serão tomadas.
Segundo explica o procurador federal Alan Mansur, dois acordos já foram assinados com a prefeitura. O primeiro no dia 19 de outubro e o segundo em 30 de novembro, no qual o secretário municipal de Saúde, Sérgio Pimentel, se comprometeu em desenvolver sete ações para melhorar o atendimento no posto até 31 de dezembro de 2010. Representantes do Tribunal de Contas do Município (TCM), Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) e Conselho Regional de Farmácia (CRF) e Ministério Público do Estado também participaram da vistoria.
Segundo Mansur, a prefeitura tem alegado que a insuficiência de médicos se deve à grande violência no bairro. "Existem áreas com dificuldades de segurança maior que as da Terra Firme e que o atendimento à saúde é respeitado", disse. O gerente do posto, Marcelo Dias, informou que a unidade possui um total de 10 médicos, sendo cinco pediatras, três ginecologistas e dois clínicos gerais. A especialidade mais procurada é a de clínico. Porém, apenas um atende em regime de plantão de manhã e o outro à noite, com a meta de 16 pacientes cada um. "Só que em função da carência de médicos, eles acabam atendendo até 23 pessoas cada", disse

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Lixões se multiplicam em Ananindeua

Saneamento - Irritados com sujeira em conjuntos, moradores criticam descaso da prefeitura
O lixo e a sujeira imperam no município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB). Moradores de conjuntos residenciais reclamam da falta de coleta e de fiscalização contra os carroceiros que fazem de terrenos vazios verdadeiros lixões. Outro problema que afeta a rotina dos moradores são os bueiros e buracos, que causam acidentes nas ruas do centro da cidade.
"O prefeito só cuida da entrada do conjunto e se esquece de olhar para as travessas", reclama a aposentada Sebastiana Costa, moradora da rua WE 78, no conjunto Cidade Nova VI. Na esquina da casa em que ela vive há 29 anos, um grande lixão se forma e atrai animais para dentro das casas. "Esse lixão começou há mais ou menos três meses. E, desde então, é um fedor insuportável. Os vizinhos que têm crianças sofrem, porque o lixo ‘chama’ animais como baratas e ratos, que podem acabar transmitindo alguma doença", frisou.
De acordo com Sebastiana Costa, um vizinho, que seria candidato a vereador nas próximas eleições, também contribuiu para aumentar o acúmulo de lixo na via. "Este candidato fez uma raspagem em outra rua, com a intenção de asfaltá-la. E mandou jogar os entulhos aqui. Isso é um absurdo", disse, indignada. No local, lixo residencial, galhos de árvores, sofá, televisão e até animais mortos são jogados diariamente.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Oito assassinatos nas costas

Jovem traficante e assaltante  de apenas 20 anos confessa, sem pudor, que já matou oito pessoas, algumas por dinheiro
Traficante que confessou ter matado oito pessoas foi preso na madrugada de ontem após tentar matar mais uma vítima, no distrito de Icoaraci. Wellington Leno Soares Santos, 20 anos, atirou no pescoço de Claudemir Maia da Silva, que lhe devia dinheiro de droga. O acusado confessou vender pasta de cocaína e assaltar, mas até ontem só havia sido preso uma vez, quando ainda era adolescente.
Wellington estava bebendo com amigos no Stop Bar, no bairro da Água Boa, por volta das 2 horas, quando disse ter visto um comprador de drogas que lhe devia. Quando Claudemir viu que foi notado pelo traficante, tentou sair do bar, mas o acusado puxou seu revólver e atirou no pescoço da vítima, que tombou no chão do estabelecimento. Depois disso, segundo seu próprio relato, Wellington guardou a arma dentro da cueca e saiu andando do bar.
Coincidentemente, uma viatura da Polícia Militar passava pela Rua Paulo Costa, onde fica o bar, naquele momento. O cabo Patrick Wanzeller diz ter ouvido um disparo e foi até o bar para verificar o que ocorrera. Ao chegar, todos apontaram Wellington como o responsável pelo tiro que feriu Claudemir. Ao revistar o suspeito, o policial encontrou um revólver Taurus de calibre 375 com seis munições: duas intactas, uma deflagrada e três "picotadas", ou seja, que foram acionadas mas não funcionaram. No bolso do acusado havia outras duas munições intactas.
O a vontade que se mata neste pais se houvesse pena de morte julgo que nao seria assim mas este rapaz vai passar umas ferias ate a prisao de pois no natal sai de licença e depois nao volta mais pra matar mais alguns.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PANAGIOTES THEODOROPOULOS

Os Direitos do Patrão  II
Muitos dos que se tornam vítimas da violência, de furtos, de roubos, conseguem sentir o quanto estão desprotegidos, mas mesmo assim conseguem seguir adiante, se ocupando com novelas e futebol, ignorando aquilo que deveria servir como um sinal. Presos naquilo que foi proposto, esquecem de reagir frente a uma situação de tristeza ou desgraça e no máximo se envolvem numa passeata contra a violência, pois não conseguem vincular os problemas sociais como fruto da inoperância dos políticos. Se  os que se tornam vitimas, tomassem o fato negativo como lição, se engajariam no processo político de forma  eficaz, colaborando diretamente no futuro de seu País, de sua cidade, evitando a omissão. No Rio de Janeiro, os pais do menino, que morreu sendo arrastado por um carro, se envolveram no combate à violência, infelizmente foram acordados abaixo de uma tragédia, precisa ser assim para pessoa acordar para seus direitos. A maioria dos políticos não consegue expressar sentimento nacionalista,de amor a pátria,  enxergam o País, o Município como uma máquina pública que permite toda uma conduta imoral, como a criação e manutenção da lei que permite que a pessoa trabalhe só quatro anos e já se aposente, como governador. Acabam negando aquilo que prometiam e fica difícil se libertar de toda hipocrisia.e suas ações são testemunhadas pela sociedade e se enxerga muito dinheiro sendo gasto em discordância com os interesses de uma cidade. É o dinheiro que falta na cultura,  na vila, na periferia, onde crescem de maneira inconsciente e fazem filhos antes da hora. A democracia exige a participação das pessoas no processo político, fiscalizando o. mandato  concedido ao vereador, ao deputado, para que atuassem em nome da comunidade, do País.  Importa  a conduta da população frente ao quadro, mas sem ter consciência de quanto o patrão tem que fiscalizar seu representante, surge a negligência e disso surgem os problemas sócias, tais como  prisões lotadas, que ao invés de ressocializar, colocam nas ruas verdadeiros profissionais do crime.  Tudo que deixa de ser oferecido pelos políticos ao povo custa muito caro, e isso está presente no medo que cada um tem de ser vitima de algum tipo de violência. Enquanto todos não estiverem de mãos dadas nesse processo de fiscalização, andaremos desse mesmo jeito, precisando de armas, de alarmes. A inoperância política se materializando e a sociedade deitada em berço esplêndido, curtindo futebol e novela, ao invés de acompanharem a vida pública dos políticos,   para se inteirar,  do que anda fazendo, aquele que  pediu emprego, querendo seu voto de confiança

OS DIREITOS DO PATRÃO III     
Até onde  brasileiros suportarão colaborando com um País que se atrasa por falta da colaboração de pessoas que continuam, intensamente, olhando novela e futebol ao invés de buscarem preencher sua cultura com informações referentes aos atos dos políticos frente à administração pública municipal, estadual ou federal. A cidadania desse jeito está longe de ser exercida . Um povo que pouco conhece suas leis, admirando uma bola que gira e uma novela recheada de futilidade, onde a moral está de fora,   ofertando aos jovens um mundo ilusório, longe de Deus e da cidadania. Salvo os inocentes, todos terão que se curvar perante o Juízo ao deixar  o corpo no cemitério. O cristianismo, parece ser o que há de melhor. Seguir a Jesus Cristo no império do amor ou professar junto ao mal, insistindo com a corrupção ou fazendo sujeiras. A coragem brota aos que empunham a verdadeira bandeira da irmandade. Somos um povo que pode caminhar na riqueza humana, dividindo-se o todo,que é público e pertence a todos,   por exemplo, distribuindo-se cargos públicos a todos em condições iguais de competição, sem privilegiar o pessoal dos partidos e  excluindo pessoas capacitadas ou negando a oportunidade a quem não pertence a partido. Razoes para acumular riquezas são na maioria das vezes, ofertas do mal, nítidas naqueles que se apropriam do patrimônio público, até mesmo pela criação ou aceitação de um cargo público de pouca ou nenhuma utilidade.  Quantos  ainda mantêm as mãos limpas no Brasil, sem dar jeitinhos, sem criar cargos e gastos públicos desnecessários.Os honestos formam um exercito bastante qualificado numa terra cheia de magia espiritual onde aportam inúmeras religiões, mas parece que nenhuma serve para muitos, pois, ficam a mercê e preferem dar desculpas, para não cultuar uma vida religiosa, seja o credo que for, deixando de orientar  os filhos espiritualmente ou para que desenvolvam o  sentimento nacionalista e vemos uma juventude que cresce sem saber do mecanismo existente no legislativo e no executivo, pois estão atraídos pelos prazeres da carne, das festinhas, do futebol e ainda pensam, egoisticamente, no próprio bem estar ao invés de enxergarem que devem defender os interesses da coletividade, da sua própria pátria.  Está em todos a centelha divina pronta para ser acesa pelo possuidor que teme acender um fósforo bem perto da cara. O movimento no sentido positivo coordena o bem, ainda que a propaganda do mal seja vista com freqüência, escondida no rosto de políticos que traem a própria pátria enaltecendo o mal, mas as vibrações positivas predominam  ainda que uns não queiram

Os Direitos do Patrão IV
Quanto o homem precisa viver até assistir seu próprio espetáculo, que por dentro do coração se nega a servir amplamente a comunidade. O esforço dos políticos é muito tímido e o barco está começando a afundar com a violência e o medo se proliferando e prejudicando todas as cidades.  A vida passa muito rápido e o arrependimento chega no último instante. Políticos assumem cargos e conduzem uma nação com o mínimo de conhecimento, a maioria desconhece as leis que regem os atos administrativos. Como esperar resultados quando os interesses do partido estão acima do próprio povo brasileiro, que vira as costas para os acontecimentos públicos. Em janeiro na câmara federal se digladiavam para assumir o terceiro cargo mais importante deste País e não se viu torcida colorada nem gremista acompanhando a eleição, fatos de real interesse de cada cidadão. Preferem se reunir para assistir futebol desprezando os atos do seu próprio vereador e assim vai passando o tempo, quando olham no relógio e o tempo da partida termina, sem prorrogação, aí sim cada um saberá quem ganhou , mas a vida continuará assim, e assim tem que ser. É o amadurecimento político de um povo que ocorre lentamente, vendo cadáveres e criminosos à frente, às vezes dentro da própria casa. Todos que nascem tem obrigação de defender seu solo, sua pátria, esse é o fundamento da cidadania e isso nada menos é, que exigir os próprios direitos daqueles que são pagos para trabalhar por todos. Parece que o inimigo do Brasil está infiltrado e fica difícil responsabilizar alguém  pelo desperdício do dinheiro público que aqui acontece. Criticam os que votaram no Maluf e no Clodovil, mas poucos  visualizam a lei como sendo o fator de ruína, que permite que qualquer um tome posse em cargos importantes, sem ser submetido a prévia avaliação psicológica . Fomos presenteados pelo medo e nos sugerem gradear as casas. É o sistema político, quem comanda esse mecanismo, e o povo indiferente ao quadro social fica baratinado por coisas superficiais, e um grito de horror é dado quando um delinqüente aponta uma arma, em frente a um rosto, que abre os olhos e enxerga o resultado da omissão sendo cobrado e apresentada nota fiscal como comprovante. Acham que está tudo numa boa,  e assim a vida vai sendo vivida, até o dia que chega a morte .

Panagiotes Theodoropoulos
Publicação: www.paralerepensar.com.br  - 03/07/2007

Aids já provocou morte de três mil paraenses

De acordo com um Levantamento do Boletim Epidemiológico - Aids e Transmissão Vertical, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), nos últimos 15 anos foram notificados 9.428 casos de Aids em maiores de 13 anos na capital e em municípios do interior do Estado. Adultos entre 20 e 49 anos ainda são os mais vulneráveis à doença. Deste total, 6.030 são homens e 3.398 mulheres, sendo que 1.261 foram gestantes diagnosticadas com o HIV. Já entre os anos 2000 e 2009, 198 casos foram notificados em crianças menores que cinco anos.

Em 25 anos, ocorreram 3.702 mortes, dos quais 2.605 só do sexo masculino. Em relação a orientação sexual de pessoas notificadas com o vírus, o boletim revela que a categoria de exposição ao HIV abrange uma maioria ignorada (39,08%), seguida por heterossexuais (27%), homossexuais (16,2%) e bissexuais (10,5%). Na região sul e sudeste do Pará, 15 municípios registraram um grande número de infectados entre os anos de 2007 e 2009: Marabá, Tucuruí, Parauapebas, Redenção, Paragominas, Tailândia, Novo Repartimento, Breu Branco, Jacundá, Rondon do Pará, Pacajá, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Altamira e Eldorado do Carajás.

Segundo dados do Centro de Testagem e Aconselhamento, CTA, só no mês de outubro do ano passado, 14 pessoas morreram em Marabá e municípios vizinhos, vítimas de Aids. De acordo com a enfermeira Luzia Oliveira Silva Rêgo, coordenadora do CTA, dos 794 casos de soropositivos registrados naquele centro, cerca de 130 são oriundos dos municípios de Itupiranga, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, Parauapebas, Jacundá, Eldorado do Carajás, Curionópolis e Canaã dos Carajás.

Desse total, 129 são casos novos, identificados em 2010. Segundo a enfermeira, os números de casos da doença entre homens e mulheres são praticamente iguais.
Fonte:O Liberal 
Introdução : sabendo mais sobre Aids e HIVA sigla Aids significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus  da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa.Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter Aids. Ao desenvolver a Aids, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico ( de defesa ) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer e complicar a saúde da pessoa. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la.  
Formas de ContágioA Aids é transmitida de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma, secreções vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substâncias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas até hoje são : transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A Aids também pode ser transmitida da mão para o filho durante a gestação ou amamentação. 
Principais Sintomas da AidsComo já dissemos, um portador do vírus da Aids pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois o HIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunológico do indivíduo. Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais intensa, começam a surgir os primeiros sintomas. Os principais são: febre alta, diarréia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora, sarcoma de Kaposi (tipo de câncer que causa lesões na pele, intestino e estômago). Caso não tratadas de forma rápida e correta, estas doenças podem levar o soropositivo a morte rapidamente. 
Formas de PrevençãoA prevenção é feita evitando-se todas as formas de contágio citadas acima. Com relação a transmissão via contato sexual, a maneira mais indicada é a utilização correta de preservativos durante as relações sexuais. Atualmente, existem dois tipos de preservativos, também conhecidos como camisinhas : a masculina e a feminina. Outra maneira é a utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os procedimentos médicos. Instrumentos cortantes, que entram em contato com o sangue, devem ser esterilizados de forma correta antes do seu uso. Nas transfusões de sangue, deve haver um rigoroso sistema de testes para detectar a presença do HIV, para que este não passe de uma pessoa contaminada para uma saudável. 
TratamentoInfelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para a Aids. O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença. Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT ( zidovudina ) que é um bloqueador de transcriptase reversa. A principal função do AZT é impedir a reprodução do vírus da Aids ainda em sua fase inicial. Outros medicamentos usados no tratamento da Aids são : DDI ( didanosina ), DDC ( zalcitabina ), 3TC ( lamividina ) e D4T ( estavudina ). Embora eficientes no controle do vírus, estes medicamentos provocam efeitos colaterais significativos nos rins, fígado e sistema imunológico dos pacientes.Cientistas do mundo todo estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina contra a Aids. Porém, existe uma grande dificuldade, pois o HIV possui uma capacidade de mutação muito grande, dificultando o trabalho dos cientistas no desenvolvimento de vacinas.

Continuam as buscas por fugitivos da Marambaia

As polícias Civil e Militar continuam nesta segunda-feira (17) as buscas por quatro dos cinco presos que fugiram no início da noite de domingo (16) da Seccional da Marambaia. Um dos fugitivos foi recapturado ainda ontem.


De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, as buscas estão sendo realizadas no perímetro que envolve a Seccional e nos endereços dos familiares dos detentos.


O caso - Os cinco presos serraram duas barras das grades da cela e escaparam pelos fundos da seccional. Os policiais de plantão flagraram o momento da fuga, mas não conseguiram impedir a saída dos presos.

Redação Portal ORM




Incrivel como estes presos fugiram da seccional da Marambaia,isto dava um filme para serrar 2 barras das grades e preciso ferramentas onde eles as arranjaram?E ninguem ouviu nada dos guardas de plantao?Pois e agora andam ai em liberdade pra roubar,matar ou fazer refens,tem que se melhorar e muito as penitenciarias  no pará assim como o monitoramento dos presos senao eles vivem a fugir da prisao.

Região serrana do Rio já tem 641 mortos por causa das chuvas

As chuvas que castigaram a região serrana fluminense nos últimos dias já deixaram 641 mortos em cinco municípios. Segundo informações da Polícia Civil, o maior número de mortes foi registrado em Nova Friburgo: 292 vítimas.
Teresópolis tem, até o momento, 271 mortos e Petrópolis, 55 vítimas, todas no distrito de Itaipava. Outras corpos foram resgatados em Sumidouro (19) e São José do Vale do Rio Preto (quatro).
Fonte: Agência Brasil

domingo, 16 de janeiro de 2011

Ameaça de dengue está por toda parte

Levantamento apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) aponta que a capital paraense tem pelo menos 260 imóveis considerados abandonados. Desse total, a maioria é de prédios particulares e sob risco de foco da dengue. Só para se ter uma ideia do problema, o índice de pendência de visitas dos agentes do Departamento de Vigilância à Saúde (Devs) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) é de 32%, pois os imóveis estão fechados. A consequência disso é que o percentual de infestação do mosquito transmissor da doença em Belém chega a níveis considerados de alto risco para desencadear epidemias.

Diante disso, a Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio do órgão de saúde, decidiu dar um ultimato aos proprietários desses imóveis, para que apareçam e contribuam na operação de combate ao Aedes aegypti abrindo os imóveis para que seja feito o serviço de vigilância epidemiológica. Por esse motivo, nos próximos dias, a PMB publicará um edital com a relação dos endereços dos prédios, galpões, terrenos e residências que determinará ao titular comparecer dentro de sete dias para abrir o imóvel. Se isso não ocorrer, a PMB está respaldada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Portaria nº 2142 de 09/10/2008, a abrir o imóvel à revelia do dono.

'Isso será possível porque o Decreto Municipal, de nº 54.309/2007, garante legalmente à administração pública adentrar nesses ambientes e está baseado no Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). Assim, poderemos fazer tranquilamente as visitadas e conseguir combater o foco da doença', explica a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde (Devs) da Sesma, Carlene Castro de Almeida. O plano, segundo ela, recomenda a adoção de medidas para controle do vetor Aedes aegypti no âmbito das secretarias estaduais e municipais de saúde.

A intenção da administração pública municipal é abrir compulsoriamente aqueles prédios se não houver qualquer manifestação dos proprietários. Porém, segundo Carlene, os proprietários serão advertidos desta ação. Ela revela ainda que o número de imóveis abandonados pode superar o apontado pelo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Nazaré é o bairro com mais pontos críticos - Os prédios, residências e terrenos abandonados estão localizados em todas as áreas da capital. O bairro de Nazaré é considerado o que mais tem pontos a serem visitados, contando ainda com 22 residências com recusa à visitação dos agentes. Os bairros de Batista Campos e Jurunas, juntos, apresentam 25 terrenos baldios dentre os 44 imóveis onde a Sesma pretende entrar para combater o mosquito da dengue.

A ilha de Mosqueiro tem ainda 13 imóveis a serem visitados e nove terrenos baldios, seis destes de difícil acesso. Os bairros do Comércio, Sacramenta e Guamá também irão receber a visita dos agentes da Sesma em 27 imóveis diferentes. A Pedreira tem 21 terrenos ou imóveis abandonados, três de difícil acesso.

'Este ano, para as residências fechadas que se encontram nessa situação, a Sesma vai pedir neste início de janeiro autorização judicial e apoio da Guarda Municipal de Belém (Gbel) para realizar as ações de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue', reforça o diretor-geral da Sesma, Marcos Alvarez.

Belém chegou ao final de 2010 com 2.052 casos confirmados de dengue clássica, dos quais 160 pessoas tiveram complicações. Outros 81 casos evoluíram para febre hemorrágica da dengue, ou dengue hemorrágica, e cinco pessoas apresentaram síndrome do choque por dengue. No total, dez óbitos foram registrados por dengue no ano passado, conforme a secretaria, que em janeiro de 2011 intensifica as ações de combate à dengue.

Municípios com mais de 50 mil habitantes terão maior atenção - Para o diretor do Departamento de Controle de Endemias do Estado do Pará da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Amiraldo Pinheiro, a Região Metropolitana de Belém (RMB) é a mais preocupante em relação aos focos da dengue. Entretanto, ele adianta que todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, como Santarém, Abaetetuba, Altamira, Breves, Bragança e Cametá, são acompanhados atentamente pela Sespa. Ele conta que enquanto houve uma redução de casos da doença de 2008 para 2009, no período de 2009 para 2010 houve um aumento.

O médico afirma que o papel do Estado, nesse caso, é reunir os gestores municipais e orientá-los sobre o Programa de Combate à Dengue do Ministério da Saúde. 'O Estado orienta, capacita e monitora por meio de avaliação as ações dos municípios para redirecioná-los conforme os resultados das análises', explica. Como a saúde foi municipalizada, 90% dos recursos destinados às ações da vigilância à saúde são encaminhados diretamente aos cofres municipais.

Por conta disso, mesmo que em sua maioria os prédios fechados sejam de propriedade do Poder Público, seja ele qual for, o Estado ou Federação não tem como punir os gestores. O que existe é um conjunto de sanções do Ministério da Saúde no caso dos gestores não atingirem determinados indicadores.


Fonte: Jornal Amazônia

Sem alternativas, Belém poderá afundar

Sem planejamento e apenas com ações pontuais de limpeza de canais, Belém não conseguirá impedir as já habituais cheias urbanas do mês de março. É o que prevê o engenheiro sanitário José Almir Rodrigues, mestre em recursos hídricos e saneamento e coordenador do grupo de pesquisa em hidráulica e saneamento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, como outras capitais do País, ainda fica debaixo d´água quando chuva e maré alta coincidem. A drenagem de parte dos canais conseguiu diminuir a frequência das cheias, mas não acaba de vez com o tormento de quem vive nas margens urbanizadas dos braços de rio que cortam a cidade.

José Almir defende a elaboração imediata de um plano diretor setorial de drenagem urbana. Um plano com metas e projeções que habilite a prefeitura a ter um efetivo controle das alterações dos níveis dos canais, evitando inundações. O plano setorial de drenagem está previsto no Plano Diretor do Município, documento elaborado em 1993 e atualizado recentemente, em 2006. Em formato de lei, o Plano Diretor contém as prioridades e obrigações do poder público municipal em todos os setores da gestão da cidade - de lixo a saneamento.

O plano setorial de drenagem urbana, afirma o pesquisador, detalhará de que maneira serão executadas cada uma das ações necessárias para o controle das cheias, desde a instalação de comportas que evitem o aumento do nível dos canais com a maté alta até a criação de espaços capazes de represar a água da chuva - os famosos piscinões.

Eu acho que o Rio de Janeiro e Sao Paulo sao um grande exemplo de falta de planejamento e de saneamento portanto pede-se ao povo que comece a por os malaguetas destes politicos a fazer alguma coisa,comecar a exigir,fazer manifestaçoes eles nao fazem nada debaixo do solo porque isso nao da votos temos que nos mexer  porque senao quem vai sofrer as consequencias vamos ser todos nos.

Crack se alastra pelo Estado do Pará

Posto com ossos salientes, magreza e pontas dos dedos queimados. O jovem de 16 anos, perambula sem rumo no entorno na praça Waldemar Henrique, no centro de Belém. As vestes sujas dão aparência de ser apenas um morador de rua, mas um cachimbo improvisado de tubo pvc que ele carrega no bolso é o sinal de que se trata de um usuário de crack, substância entorpecente produzida através da mistura de cocaína. "Ando com o cachimbo no bolso porque posso precisar. Vou tentar comprar uma pedra pequena para ficar ligadão", declara, enquanto se afasta da equipe de reportagem.

O adolescente faz parte das estatísticas sobre o aumento do consumo de crack no Estado. Segundo dados de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e divulgado no mês de dezembro passado em Brasília, o consumo de crack se alastrou no Estado do Pará. O levantamento, feito em 71 cidades paraenses, apontou que todos os municípios pesquisados enfrentam problemas relacionados ao crack e a outras drogas entorpecentes. Dos municípios pesquisados, somente 30 (42,2%) declararam que realizam algum tipo de campanha de combate ao crack. A pesquisa aponta ainda que só existem 14 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) no Estado, com um total de 106 profissionais de saúde atuando.

Apenas os municípios de Marituba e Augusto Corrêa têm programas de combate ao crack e outras drogas, sendo que somente um deles (Marituba) tem este programa aprovado pela câmara de vereadores. Somente um município do Estado declarou que recebe apoio financeiro do governo federal para combater o uso do crack. No geral, 69 nunca receberam nenhum incentivo para prevenção e combate à droga. A pesquisa mostra que falta estratégia para o enfrentamento do uso da droga no Estado. No ano passado, o Governo Federal lançou um Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, mas, no Pará, não houve nenhum investimento no combate às drogas.

O adolescente mostrado no início desta reportagem mora na rua há dois anos, depois que abandonou a casa da mãe em uma área de ocupação, no município de Marituba. "Não dava para continuar em casa porque passei a consumir muitas drogas. Minha mãe chorava muito, então preferi sair e tocar a vida longe da família. Minha mãe ainda tentou me internar, aos 13 anos, mas não teve condições de pagar pelo tratamento. O que ela ganha como empregada doméstica só serve para comprar comida. Pelo menos agora ninguém sofre, pois estou longe de casa e livre para fumar o crack", declarou o adolescente.

O relato dele tem suas particularidades, mas é semelhante ao drama da maioria dos jovens que ingressam no mundo das drogas: o usuário mergulha em total perda de contato com a realidade e em uma tamanha dependência que nada é mais importante do que a próxima pedra a ser fumada.

Centro Nova Vida cobra investimentos - A dependência química é uma doença social descrita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com números que assustam o mundo. Estima-se que 11% da população do país tenha envolvimento com álcool e outras drogas. De acordo com o fundador do Centro Nova Vida, Luiz Veiga, todos os espaços de tratamento para dependentes químicos que antes funcionavam nos municípios do Estado foram fechados pela falta de apoio. "Perdemos todos os espaços que antes ofereciam assistência aos dependentes químicos do interior, pois não houve nenhum tipo de investimento por parte do governo passado. Hoje, todos os dependentes químicos que residem nos municípios do Pará e que eram amparados pelo Nova Vida estão desamparados. Apenas a sede do Centro aqui em Águas Lindas é que continua funcionando, por isso, precisamos de ajuda", declarou Veiga. Segundo ele, a falta de políticas públicas voltadas para a recuperação dos dependentes é o que mais dificulta o trabalho no centro. "Espero que o atual governo se sensibilize com a situação e invista em projetos voltados para a sociedade civil, pois estamos perdendo os nossos jovens para as drogas. Precisamos de ajuda para continuar nessa guerra contra as drogas", completou.

PM desenvolve programa de prevenção - Orientar crianças e adolescentes sobre os perigos da droga é o objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela Policia Militar. O programa visa prevenir o uso de drogas nas escolas entre as crianças do ensino fundamental. O Proerd teve inicio no Estado, em agosto de 2003, e hoje já formou aproximadamente 50.000 alunos, contemplou 187 escolas e 385 turmas, em diversos municípios O corpo de facilitadores do Proerd é formado por policiais militares voluntários que são selecionados e submetidos a treinamento especifico organizado em um curso de 80 horas/aula, especialmente treinados, que em encontros semanais de uma hora de duração na sala de aula, desenvolvem o programa utilizando cartilha especialmente criada para essa finalidade, que, além de estimular as crianças para resistirem às pressões de uso de drogas, estreitam o relacionamento policia/cidadão. A base de trabalho do Proerd é voltada para três instituições importantes na vida dos alunos: a Família, a Escola e a Polícia. "A cada ano, aumenta o número de alunos formados no programa. Trabalhar a prevenção é fundamental, pois, esses alunos crescem conscientizados sobre o perigo do crack e outras drogas", explicou o padre e coronel PM Eloi Wayth.


Fonte: Jornal Amazônia

sábado, 15 de janeiro de 2011

Escolas de samba de Belém desistem do carnaval

O carnaval de Belém deve ficar sem quatro das mais tradicionais escolas de samba da cidade. Isso porque os dirigentes delas  discordam do regulamento estabelecido pela Prefeitura de Belém para o Carnaval deste ano.

Os carnavalescos das escolas Império Pedreirense, Grande Família, Deixa Falar e Rancho Não Posso Me Amofinar brigam por uma gestão compartilhada no carnaval da cidade. As escolas chegaram a emitir um documento que solicitaria a participação delas na gestão do carnaval belenense.

Segundo o diretor do Rancho, José Roberto, foi estabelecida uma meta para  melhorar o formato do carnaval de Belém. 'Nós emitimos um documento para fazer parceria com a Prefeitura para melhorar o formato do nosso carnaval, mas não tivemos resposta da Prefeitura, apesar de já ter reunido com o prefeito', conta.

A decisão das agremiações poderá acarretar em prejuízos, inclusive, financeiros. De acordo com José Roberto, a decisão implicará também na comunidade e nas pessoas que assistem as escolas na avenida. 'Essa decisão prejudica tanto o carnaval quanto as escolas de samba. Eu espero que a Prefeitura reavalie o caso para que ano que vem possamos entrar na avenida e fazer a folia dos brincantes' disse.

A diretora interina da Fumbel (Fundação Cultural do Município de Belém), Lídia Albuquerque, informou que o processo de inscrição para o Carnaval oficial de Belém está aberto até o dia 20 de janeiro e que a fundação espera que as escolas participem.

'O nosso interesse é que o carnaval seja feito com qualidade e essa situação não é problema porque o processo de inscrição está em aberto', ressalta.

Redação Portal ORM

I Congresso Espírita Paraense lota o Hangar

A conferência: O Caráter Consolador da Obra de Chico Xavier, proferia pelo mestre, doutor em educação e médium José Raul Teixeira, abriu a primeira noite do I Congresso Espírita Paraense na noite desta sexta-feira (14). A programação segue no final de semana, até às 20h30 do domingo (16).


O congresso já é um sucesso! Mais de 2 mil pessoas lotaram dois salões do Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia para ouvir a palestra deste que é uma das maiores referências do Espiritismo brasileiro.

O evento também terá uma vasta programação cultural, com apresentações musicais de Nego Nelson, Sebastião Tapajós e Juliana Sinimbu, entre outros.

Além da palestra desta sexta-feira, a programação em comemoração aos 100 anos de Chico Xavier trará a palestra 'Chico Xavier: Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec'. Entre os palestrantes estão nomes conhecidos no cenário nacional e internacional como o educador e médium Divaldo Pereira Franco, de Salvador (BA); a doutora e médium Marlene Nobre, de São Paulo (SP); o artista e maestro Plínio Oliveira, de Curitiba (PR) e o doutor e terapeuta Transpessoal Alberto Almeida, de Belém (PA).

'O evento tem um objetivo maior de levar aos participantes, independentemente de qual religião professem, a oportunidade de aprendizado e compreensão acerca da vida que levamos na terra, da vida após a morte, da saúde mental do indivíduo e do sentido da existência na Terra, contemplando-os com uma rica programação cientifica e cultural', conta a presidente da UEP, Najda Oliveira.

Ainda segundo Najda, o evento ocorre em um momento de grande diversidade no contexto da humanidade atual.  'Estamos em um momento no qual as pessoas enfrentam sérios problemas relacionados à saúde familiar, emocional, social e ecológica. É um momento em que precisamos buscar a compreensão para enfrentar esses problemas e entendermos porque eles são necessários à nossa existência no plano terrestre', ressalta.

Serviço: I Congresso Espírita Paraense. De 14 a 16 de janeiro de 2011, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Avenida Doutor Freitas, esquina com Av. Brigadeiro Protásio). As inscrições podem ser feitas no local do evento. Mais informações: (91) 3223-4082/ 3241-3944. O Portal ORM transmite o evento em tempo real.

Redação Portal ORM

Defesa Civil retoma buscas em Teresópolis e Petrópolis neste sábado

Os trabalhos de buscas foram retomados em Teresópolis e Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na manhã deste sábado (15). As equipes precisaram suspender a atuação no período da noite por falta de energia no local. Sem esse problema, os agentes que atuam em Nova Friburgo seguiram buscando corpos e moradores a serem resgatados ao longo da madrugada.
Em Teresópolis, segundo a Defesa Civil, as primeiras equipes seguiram para as localidades de Santa Rita e Santana. Já em Petrópolis, a prioridade ainda é a região do Vale do Cuiabá, onde ainda há áreas isoladas.
Números
Desde terça-feira, as chuvas já mataram 548 pessoas. Nesta sexta-feira (14), corpos foram encontrados na cidade de São José do Vale do Rio Preto e agora são 5 municípios com registro de mortes após as chuvas. Na região, sete famílias ficaram mais de 60 horas à espera de socorro, segundo o Corpo de Bombeiros.
Em Teresópolis, morreram 238 pessoas, segundo a prefeitura. Em Nova Friburgo, o número também subiu para 247. Em Sumidouro, a prefeitura confirmou um total de 18 mortos. Já em Petrópolis, a prefeitura divulgou que o total de mortos chega a 43 mortos. Em São José do Vale do Rio Preto foram registradas duas mortes.
Responsável pela produção de 70% das hortaliças no estado do Rio de Janeiro, o município de Teresópolis perdeu 80% das plantações com as chuvas dos últimos dias. Segundo o secretário de Agricultura da cidade, Fernando Mendes, a produção está comprometida. O prejuízo ainda está sendo calculado e ainda não há uma estimativa de quanto tempo será necessário para recuperar as áreas e retomar a produção.
Estradas e energia
Estradas voltaram a ser interditadas na Região Serrana
.  Uma queda de barreira interditou na sexta-feira a estrada que liga Itaipava à Teresópolis. Motoristas que seguem para Teresópolis estão sendo orientados pela Polícia Militar a retornar para a estrada Rio-Magé.
Mais de 40 mil pessoas seguem sem energia elétrica na Região Serrana. Problema maior é em Nova Friburgo, onde 25 mil pessoas estão sem luz. Na cidade também falta água em 50% das casas.
Maior tragédia da história
Esta já é considerada a maior tragédia climática da história país O número de vítimas ultrapassou o registrado em 1967, na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Naquela tragédia, tida até então como a maior do Brasil, 436 pessoas morreram.
No ano passado, de janeiro a abril, o estado do Rio de Janeiro teve 283 mortes, sendo 53 em Angra dos Reis e Ilha Grande, na virada do ano, 166 em Niterói, onde se localizava o Morro do Bumba, e 64 no Rio e outras cidades atingidas por temporais em abril.

Em SP, durante o primeiro trimestre de 2010, quando a chuva destruiu São Luiz do Paraitinga e prejudicou outras 107 cidades, houve 78 mortes. Os números da Região Serrana do RJ superam ainda os de 2008 em Santa Catarina, com 135 mortes.
GLOBO.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Jader, o campeão da gazeta

NA CÂMARA
Em 2010, ele foi o que mais faltou sem dar explicações
O Congresso em Foco, site especializado em política, mostra que Jader Barbalho (PMDB) foi o deputado que mais faltou sem explicação na Câmara em 2010. O ex-parlamentar, tornado inelegível pela Lei da Ficha Limpa, em julgamento no Supremo Tribunal Federal, ele também fechou o mandato sem apresentar nenhum projeto de lei
Levantamento feito com exclusividade pelo Congresso em Foco com base em informações oficiais da Câmara dos Deputados, mostram que ex-deputado foi o que mais teve faltas não justificadas, entre todos os 513 deputados de todo o país. Ele faltou a 216 sessões de votação, das 422 que ocorreram em 2010. Com este número, Jader mais faltou do que esteve presente. O percentual de
ausência chega a 61,4%.
A lista dos deputados que menos compareceram ao plenário na atual legislatura é composta por representantes de nove Estados e oito partidos políticos. Encabeçam a relação os deputados Nice Lobão (DEM-MA), Jader Barbalho (PMDB-PA), Vadão Gomes (PP-SP), Ciro Gomes (PSB-CE) e Marina Magessi (PPS-RJ). Marcos Antonio (PRB-PE), Miguel Martini (PHS-MG), Fernando de Fabinho (DEM-BA), Silas Câmara (PSC-AM) e Alexandre Silveira (PPS-MG) completam o ranking dos dez parlamentares que somaram mais ausências nos últimos quatro anos. De todos, apenas três foram reeleitos: Nice Lobão, Silas Câmara e Alexandre Silveira.

Pesquisadores investigam Ovnis no Pará

DE OUTRO MUNDO - Desde 1970 são frequentes os relatos de 'ET's' em várias partes do Estado
Mais uma vez pesquisadores que investigam a aparição de Objetos Voadores não Identificados (Ovnis) no país voltam suas atenções para o Estado do Pará. Moradores da ilha do Marajó, ilha de Cotijuba e distrito de Icoaraci fizeram relatos detalhados da aparição daquilo que, segundo eles, seriam disco voadores. Os depoimentos chamaram a atenção da Exo-X, um grupo de pesquisas ufológicas de São Paulo, que enviou três ufólogos para essas localidades para averiguar a veracidade dos fatos. Os três pesquisadores - de São Paulo, Santarém e do Maranhão - chegaram dia 7 de janeiro no Marajó, onde passaram quatro dias, e se surpreenderam com o que viram e ouviram.
Um morador de 32 anos, da Vila do Pesqueiro, afirma ter testemunhado, no ano passado, um objeto redondo pousar na terra. No dia seguinte, o solo onde este Ovni teria aterrissado estava queimado. Outras pessoas da região confirmaram a aparição. O que causou mais curiosidade nos ufólogos foi o fato da área indicada como o local onde isso teria acontecido ter se tornado improdutiva. 'A planta não cresce. Você percebe que a terra está muito seca. Isso deve ter ocorrido por causa de alguma energia de intenso calor. Algum aparato deve ter liberado no local algum tipo de energia, não sei se radiológica', declarou Paulo Aníbal, da Exo-X.
Outra coisa curiosa, diz Aníbal, é que as testemunhas diziam que o objeto em questão tinha formato de 'arrraia' e apresentava uma luz muito forte. 'É um relato muito interessante'. Para descobrir mais sobre o fenômeno que chamou a atenção dos moradores da Vila do Pesqueiro, os pesquisadores coletaram amostras de terra e plantas queimadas. 'A gente brinca que ali é uma cena de crime', conta Paulo Aníbal. O material deverá passar por laboratório.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Show de aniversário leva 40 mil à Aldeia


O público de Belém lotou os três shows apresentados durante a noite de comemorações pelos 395 anos da capital do Pará. As três apresentações shows com música, teatro, poesia e dança mostraram toda a diversidade da cultura paraense para agradar a todos os gostos e públicos. Mais de uma centena de compositores, cantores, músicos, poetas, atores e bailarinos paraenses se revezaram em três palcos montados no anfiteatro São Pedro Nolasco, na Estação das Docas, no Píer da Casa das 11 Janelas e na Aldeia de Cultura Amazônica Davi Miguel, onde uma multidão calculada em aproximadamente 40 mil pessoas se reuniu para a festa popular em homenagem à mais importante cidade da Amazônia.
Foi na Aldeia Amazônica que a população paraense cantou e dançou durante todo o mega show com os grandes nomes do tecnomelody e do tecnobrega, como Viviane Batidão, a aparelhagem Príncipe Negro, as bandas Fruto Sensual, Bruno e Trio, AR15, N’SYNC, Keila Lima e banda, Anjos do Melody e com os ritmistas representantes do samba paraense da escola de samba Bole-Bole, que levaram o público ao delírio.
Mas depois do parabéns cantado para Belém pela multidão, a grande atração da festa na Aldeia Amazônica foi o cantor Amado Batista. Ele declarou que se sentiu muito honrado por ter sido convidado para o aniversário da cidade. 'É sempre uma honra ser convidado apra vir a Belém e muito mais ainda para o aniversário da cidade que é tão impotante para o Brasil porque tem uma importância histórica muito grande e um patrimônio com pontos turístico muito bonitos', afirmou. Amado Batista presenteou o público com uma retrospectiva de seus grandes sucessos e também do último CD 'Meu louco amor'. A organização do show na Aldeia foi da Bis Entretenimento, com promoção da Prefeitura de Belém.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Franco da Rocha, em SP, continua inundada 48 horas após chuva

                                             Foto: Rodrigo Cypriano/AE)

A cidade está inundada e paralisada. A chuva alagou o Fórum, a Câmara Municipal e a Prefeitura do município que teve que ser transferida provisoriamente para uma escola que fica na parte alta da cidade. A delegacia de Franco da Rocha e as viaturas da polícia também estão inundadas, encobertas pela água.
A chuva atingiu bastante a parte central da cidade. Um viaduto está ilhado, com vários carros em cima esperando a água baixar. A chuva cercou lojas e atingiu bairros residenciais inteiros.
Moradores estão presos dentro de casa. Os bombeiros e alguns moradores colocaram botes para fazer o transporte emergencial da população. Os moradores ficam a beira das ruas e não conseguem atravessar.
Segundo a prefeitura, a enchente pode ter sido causada pela abertura de uma comporta de uma represa que fica ao lado e abastece a cidade de São Paulo. Isso pode ter ajudado a provocar essa enchente que a cidade não via desde 1987.