quinta-feira, 30 de junho de 2011

Homem faz 15 reféns em loja da zona sul de SP

O Itaim-Bibi, na zona sul de São Paulo, parou hoje (29), após um comerciante armado invadir a loja Planet Girls, na Rua João de Brito. Pedro Jorge Saraiva, de 41 anos, dizia querer vingar-se. Era dono de uma microempresa de representação de vendas, que, segundo ele, faliu por culpa da grife. Segundo um prestador de serviço, já teria se desentendido com seguranças no início do ano. O comerciante fez 15 reféns - entre funcionários e clientes -, deu cinco tiros e cometeu suicídio.
De acordo com o coronel Walmir Martini, comandante do 23.º Batalhão, o atirador saiu de Poços de Caldas, em Minas, e já chegou à loja transtornado, ao meio-dia. Estacionou seu Meriva no meio da rua e desceu com dois revólveres em punho. Depois, dominou um motorista da loja, no mesmo momento em que alunos deixavam uma escola particular ao lado.
“É um ex-cliente daqui”, descreveu o motorista Júlio César Gomes de 32 anos. “No começo do ano, ele veio na loja, bateu nos seguranças e disse que ia se vingar, mas já faz tempo, nem dava para imaginar isso. Nunca vi uma pessoa tão transtornada em toda a minha vida.”
Saraiva tinha um filho e chegou a avisar a mulher, por celular, que se mataria. A família do comerciante disse a policiais que outro irmão já havia cometido suicídio, há dois anos. Mas Saraiva, apesar de ter falido, não dava sinais de descontrole.
A Assessoria de Imprensa da Planet Girls lamentou o incidente e admitiu que Pedro Saraiva era um ex-cliente da unidade, que funciona em sistema de showroom. As imagens das cerca de 40 câmeras da unidade serão oferecidas pela empresa para o 15.º DP (Itaim-Bibi), que vai investigar o caso. (Agência Estado)

Mulher denuncia marido por ameaças de morte

O relacionamento acabou há nove meses, mas as ameaças de Genival Ferreira da Silva, 30, ainda permaneciam até ontem (29) contra a ex-companheira Maria José Silva Barbosa, 27. Na tarde de ontem, Maria José chamou a polícia com a intenção de dar um basta nas ameaças. Policiais foram até a colônia onde a vítima mora e efetuaram a prisão de Genival.
“Mais uma vez ele foi até a minha casa para fazer ameaças de morte contra mim, não dá mais para viver dessa maneira”, disse Maria José. Genival foi detido pelos policiais militares e foi apresentado na Seccional de Marituba.
Ainda sobre as ameaças, a vítima explicou ao DIÁRIO o motivo. “Ele é muito agressivo, sempre foi. Ele é viciado em drogas, bebia e sempre me agredia quando chegava em casa. Há 9 meses pedi para separar, mas ele não aceita, vive me ameaçando, disse até que está com uma arma caseira para me matar”, detalhou a vítima.
Após o desabafo de Maria José, a reportagem teve contato com Genival, que é portador de hanseníase. Ele confirmou que tempo atrás fez ameaças para a ex-companheira, mas ontem não estava fazendo nada. “Eu não tava fazendo nada para ela, há uns meses eu fiz, mas agora não. Essa questão de ciúme não existe”. Mesmo negando, Genival foi autuado por ameaça à ex-companheira. (Diário do Pará)

Policiais apreendem 100 quilos de carne furtada

Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar levou à apreensão de aproximadamente 100 quilos de carne furtada, no município de Cachoeira do Arari, na ilha do Marajó. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (30). O furto foi comunicado aos policiais por meio de uma ligação anônima. A denúncia era de que havia uma carga de carne em uma residência no bairro do Choque, naquele município.
Diante da informação, os policiais foram até e confirmaram a denúncia. Formada pelo delegado Luciano Cunha e investigador Souza, e pelos cabos da PM Nascimento, Dantas, F. Antônio e Ataíde, a equipe policial fez a apreensão do produto. Na avaliação do delegado, os animais provavelmente haviam sido abatidos há algumas horas para extração da carne. No local, foram apreendidos um machado, cerca de 60 metros de corda, uma balança de mão e isopor.
Ainda conforme as apurações, os animais foram furtados e depois abatidos em um local clandestino no campo. Em seguida, a carne extraída foi levada para a casa de onde seria distribuída aos receptadores. Os responsáveis pelo crime não foram encontrados, mas serão alvo de investigação. Eles vão responder pelos crimes de venda de produto impróprio para consumo e furto. A dona da casa, mãe de um dos acusados, foi conduzida até a Delegacia e após prestar esclarecimentos foi liberada.
O combate ao furto e ao roubo de gado no Marajó tem sido foco de constantes operações policiais na região. Em maio do ano passado, policiais civis e militares cumpriram um mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça contra José Leandro da Conceição Pereira, de apelido "Baby"', acusado de integrar uma quadrilha de ladrões de gado que atua na ilha do Marajó. Ele foi encontrado em uma casa, no bairro do Choque, em Cachoeira do Arari.
(DOL, com informações da Polícia Civil)

PF prende 3 policiais por contrabando no Paraná

Três policiais civis foram presos hoje durante uma operação da Polícia Federal de combate ao contrabando de cigarros em Curitiba, no Paraná. Foram expedidos 17 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva para serem cumpridos na capital e em cidades do interior do Estado.
A operação "Nicot" foi deflagrada após investigações iniciadas há oito meses, com base em informações encaminhadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPE).
Durante a fase investigativa foram realizadas várias prisões em flagrante por contrabando e oito caminhões carregados com cigarros foram apreendidos. A carga trazida ilegalmente do Paraguai seria vendida em Curitiba, região metropolitana e no litoral do Estado. Os presos serão encaminhados à sede da PF, na capital paranaense. Os policiais serão entregues à custódia da Polícia Civil.
(AE)

Polícia apreende R$ 500 mil em eletroeletrônicos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta manhã uma carga de jogos eletrônicos, avaliada em cerca de R$ 500 mil, no quilômetro 227 da Rodovia Presidente Dutra, no alto da Serra das Araras, no Rio de Janeiro. A mercadoria estava no caminhão de uma transportadora.

A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina, quando os agentes abordaram um caminhão que vinha de Araçatuba, em São Paulo, com destino ao Rio de Janeiro. Após fiscalizarem o compartimento de carga do veículo, os policiais descobriram que parte das mercadorias não constava entre os itens existentes na nota fiscal apresentada pelo motorista.

Entre os produtos apreendidos estão artigos eletrônicos - videogames e jogos - e 800 frascos de perfumes importados. O motorista do caminhão foi liberado e a carga apreendida será levada para um depósito da Receita Federal, no Rio. O motorista disse aos agentes que o material seria levado para um depósito na Penha, zona norte da capital fluminense.

Honras a São Pedro pela boa pescaria

Emoção e fé. Foi esse o clima da terça-feira dos moradores de São Caetano de Odivelas, município no nordeste paraense. O motivo que mobilizou a cidade inteira foi a festividade em homenagem ao dia de São Pedro.
A comemoração surgiu em 1920, com a homenagem dos pescadores a São Pedro, como forma de agradecer e pedir proteção. Alguns moradores acreditam que se a procissão não for realizada, o ano seguinte a pesca não será bom.
Fogos e imagens do santo marcaram a romaria fluvial que abre tradicionalmente a festividade. Este ano, quase cem embarcações participaram. O traslado é feito a cada ano de uma comunidade. Este ano foi a vez da comunidade Santíssima Trindade, que dará lugar à comunidade de São João dos Ramos, já escolhida para a festa de 2012.
Um barco conduziu a imagem de São Pedro até a cidade. Durante a procissão, os fiéis e promesseiros cantaram hinos de louvor, acompanhados pela banda Rodrigues dos Santos, uma das mais antigas da cidade, com mais de um século de atividade.
Para o maestro da banda, Márcio Cardoso, que participa há 30 anos do evento, a celebração é um momento único para todos os moradores de São Caetano. “ Me sinto orgulhoso de participar de um momento tão especial e que contribui para nossa cidade”, comenta.
A festa mais esperada inicia no final da tarde e encerra o evento. Será um forró, na praça em frente à prefeitura, com a apresentação de boi, quadrilha e vários grupos folclóricos.
PROTEÇÃO DO SANTO
Fundador da Igreja de Roma junto com São Paulo, São Pedro é tido como o protetor dos pescadores e das viúvas.
(Diário do Pará)

Agenda municipalista ocupa o Hangar

Cerca de 700 inscritos, sendo 80 prefeitos de várias regiões do Estado participam de hoje até sábado, no Hangar, do II Congresso Paraense de Municípios, evento promovido pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), em parceria com associações e consórcios municipalistas como Amam, Amat Carajás, Ambel, Amucan, Amunep, Amut, Codesei e Coimp.
Com o patrocínio da Norte Energia, Sebrae, Governo do Pará, Eletrobras/Eletronorte e com o apoio da Caixa, o evento reunirá prefeitos, vice-prefeitos, parlamentares, secretários e técnicos municipais e estaduais e sociedade civil. Na pauta, principais assuntos que estão na ordem do dia dos executivos municipais.
O ministro Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, confirmou presença. Na abertura do evento, ele lança o “Guia para Regularização Fundiária de Escritura e Casas na Região Amazônica” e, à tarde, palestra sobre a “Política Nacional e Novo Marco Jurídico da Regularização Fundiária”.
No congresso, a Famep, presidida pelo prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, apresentará a Agenda Municipalista e lançará o livro “Seminários Regionais para o Desenvolvimento Integrado”. Os documentos foram formulados a partir das proposições feitas pelos prefeitos paraenses que participaram dos seminários de mesmo nome, promovidos pela federação de janeiro a março deste ano, nas doze regiões de integração do Estado.
Durante os três dias de evento, estão programados também debates sobre geração de emprego e renda como vetor para o desenvolvimento social, as necessidades de infraestrutura nos municípios, formas de financiamento para a saúde e educação e sobre a criação de novos Estados a partir do território paraense. Leia mais no Diário do Pará.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

População espanca suspeito de roubo

Caio André Soares Furtado, suspeito de ter realizado um roubo em um armazém, tentou fugir mas foi alcançado por populares que transitavam no local e ficou detido. Mas a abordagem não foi o suficiente: os populares demonstraram indignação com o ato do rapaz e protagonizaram cenas de espancamento.
Por volta de 17h de ontem (28) , Caio teria tentado roubar um estabelecimento comercial, na avenida Senador Lemos, próximo à Dr. Freitas. Na corrida, as pessoas se uniram e conseguiram fazer a abordagem do suspeito. “Isso é um absurdo, ele já é acostumado a roubar por aqui; agora ele tá com essa cara, mas quando eles (os criminosos) estão armados eles têm o poder”, disse de forma indignada, um dos homens que se encontrava no local.
Após a abordagem, o tumulto foi aumentado e, a cada minuto, chegava mais gente para espancar o suspeito. De repente, a confusão se formou e Caio levou uma surra da população, na base de socos, chutes e pauladas. Em seguida, chegaram policiais militares que acalmaram os ânimos.
Um tio de Caio, que não quis se identificar, também esteve no local. Ele disse que o sobrinho é acostumado a praticar atos criminosos. “Não é por falta de conselho, a gente fala, mas ele não obedece”, disse o tio. Várias pessoas reconheceram que Caio é morador daquela redondeza e afirmaram que ele é acostumado a praticar roubo. Procurado pela reportagem, o suspeito preferiu nada declarar.

Comerciário é condenado por matar a ex-mulher

Sob a presidência da juíza Rosa Navegantes, o corpo de jurados da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Belém, composto por seis homens e uma mulher, votaram pela condenação do comerciário André da Silva Barbosa, 27 anos, por homicídio praticado contra a ex-companheira Shirlene Suelen Santos Alves. A pena imposta ao réu, de 11 anos e oito meses de prisão, será cumprida em regime inicial fechado. Na sentença, a juíza negou ao condenado o direito de ficar em liberdade para apelar da condenação, devendo permanecer recolhido na penitenciária PEM III, localizada em Marituba, Região Metropolitana de Belém.
No total, oito testemunhas prestaram depoimento. Ao ser interrogado perante os jurados, o réu confessou ter efetuado disparos, mas disse não lembrar de quantos disparos deflagrou.
Por maioria dos votos, os jurados acolheram a tese acusatória sustentada pela promotora de Justiça Lucinery Helena Rezende Ferreira, de homicídio simples, com o agravante de ter sido o crime praticado contra a ex-companheira.
O advogado Osvaldo Benedito Teixeira atuou em defesa do acusado. A sessão do júri começou por volta das 9h e encerrou às 17h, com o plenário do júri lotado de integrantes do MOVIDA, familiares do réu, advogados e equipes da imprensa local. (Diário do Pará / Com informações da Ascom do TJPA)

Execução com três tiros no Bengui seria acerto

Morto com três tiros na cabeça, Elias Júnior, 20 anos, foi executado por dois homens que estavam em uma moto. Segundo testemunhas, um deles seria conhecido como “Biel”. O crime ocorreu na noite de ontem, na rua Novo Horizonte com a passagem 1° de Julho, no bairro do Bengui.
Segundo o sargento Luiz, da 22a ZPol, a polícia desconfiava de um acerto de contas como motivo da morte de Elias. A população teria relatado que a vítima chegou a correr dos homens que a perseguiam de moto, quando levou os tiros na cabeça. O sargento ressaltou ainda que os amigos de Elias não quiseram falar sobre o assunto. “Algumas pessoas falaram que pode ter sido um homem identificado como “Biel”, mas aqui prevalece a lei do silêncio. Ninguém fala nada”.
A mãe da vítima, que preferiu não se identificar, contou que Elias saiu de casa, no Conjunto Catalina, no início da noite, para encontrar amigos. Ela disse desconhecer o motivo da execução. “Dizia para ele não andar com esses amigos que tinha, mas ele ainda falava que eu era chata”.
Luciane Souza, amiga de Elias, diz que ele era querido pelos vizinhos e não se metia em confusão. (Diário do Pará)

Mãe é presa após jogar corpo de bebê no matagal

Na madrugada do último domingo, Amanda dos Passos Dias, 20 anos, deu entrada no setor de emergência do Hospital Municipal de Oriximiná sentindo fortes dores na região pélvica. Em seguida, ela deu à luz um bebê do sexo feminino, que não resistiu e morreu logo em seguida. Liberada pelos médicos, a caminho de casa, a mãe abandonou o corpo do bebê dentro de um matagal.
De acordo com o diretor do Hospital Municipal, Ricardo Damasceno, na madrugada de domingo, assim que Amanda deu entrada na unidade, recebeu atendimento e tomou um remédio para conter as dores. Ficou em observação acompanhada de uma técnica em enfermagem. Segundo o diretor, Amanda negou ter ingerido alguma substância abortiva, mesmo se queixando de dores.
Conforme relatos da técnica em enfermagem, Amanda pediu para ir ao banheiro e lá dentro deu um grito. Foi nesse momento que a profissional se deparou com uma criança dentro do vaso sanitário, abortada por Amanda. “Quando percebi que a criança estava viva, pedi ajuda, mas ouvi em seguida a mãe dizer que não queria que o filho sobrevivesse. É monstruoso uma mãe dizer uma coisa dessas”.
Depois de retirada do vaso, a criança foi submetida com sucesso a uma reanimação cardiorrespiratória, pois o coração estava batendo. A direção acionou a pediatra do hospital, que prestou os primeiros socorros ao bebê, enquanto a mãe era transferida para a Maternidade São Domingos Sávio. Apesar do atendimento, o bebê morreu logo depois, segundo a direção do hospital, por imaturidade pulmonar.
O corpo da criança foi entregue à mãe, que já estava liberada da maternidade. Amanda chamou um mototáxi e pediu para levá-la para casa. Segundo o mototaxista, no momento em que ele se aproximou de um matagal no bairro do Santíssimo, a passageira pediu para que ele parasse a moto. “Ela se afastou e entrou no mato, voltando em seguida somente com o pano”, diz.
O mototaxista deixou Amanda na casa dela e foi atrás da polícia. Ele disse que quando chegaram no mato, ficaram chocados ao ver o corpo da criança jogado. “Não acreditei no que vi”, disse o mototaxista, que pediu para não ter o nome divulgado. Na delegacia, Amanda disse que não queria a criança. Ela foi presa em flagrante e está à disposição da Justiça. (Diário do Pará, Oriximiná)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Bando acusado de mortes de policiais está preso

Policiais civis da Divisão de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), sob comando do delegado Eder Mauro Barra, prenderam nesta terça-feira (28), quatro pessoas e apreenderam quatro adolescentes envolvidos nas mortes de policiais militares no município de Vigia, nordeste do Pará.
Os acusados foram encontrados no bairro da Pratinha, periferia da capital paraense. Com a quadrilha, duas armas de fogo e drogas foram apreendidas.
No momento da abordagem do líder do bando, de apelido "Japonês", houve a reação do acusado e ele foi baleado na cabeça. Socorrido, o criminoso não resistiu e morreu. As prisões e apreensões foram levadas para a sede da DRFR, na Delegacia do Marco, na avenida Almirante Barroso.
A operação teve início na noite de ontem e concluída na manhã de hoje. Os policiais foram até o bairro, onde já havia informações de que o bando estava escondido na área. Assim, os policiais civis fizeram o cerco no local e prendeu o bando. Eles foram autuados por formação de quadrilha, tráfico de drogas e porte ilegal de armas. (Ascom Polícia Militar)

Suspeito de violentar e matar idosa é preso

Um olhar fixo. Era nítido o semblante de ódio no rosto. A impressão é que era apenas mais uma vez que Leandro dos Santos Leal, 21, estava sendo apresentado na delegacia do Júlia Seffer, em Ananindeua, onde já é conhecido dos policiais do local. Leandro é suspeito de ser o responsável pela morte da aposentada Neuza Oliveira, 71, na noite de anteontem (26). Além de roubar, ele teria violentado e matado a idosa.
Leandro não é benquisto nem pela própria mãe, disse a delegada Jaine Pastana, responsável pelo caso. Ele foi expulso de casa e morava na rua. O repúdio da família do rapaz é consequência dos problemas que ele causava por seu envolvimento na criminalidade. Já foi preso por roubo e tráfico de drogas, dentre outros crimes.
Ele foi preso na tarde de ontem (27), devido a insistência da polícia pois, segundo a delegada, o caso comoveu os moradores do conjunto Júlia Seffer e das redondezas. No momento em que ele foi preso, ele trafegava próximo à rodovia BR-316, em Ananindeua. Uma viatura da Polícia Militar fez a abordagem e ele foi reconhecido através de uma foto que os policiais tinham em mãos..
“Os policiais fizeram o reconhecimento e o conduziram até aqui (na delegacia), depois o marido da vítima foi chamado e ele reconheceu o suspeito”, explicou Dorivaldo Silva, chefe de operações da delegacia do Júlia Seffer. À reportagem do DIÁRIO, o suspeito se limitou a repetir que “nada tinha para falar”. Fora os indignados e os curiosos, compareceram na delegacia outras vítimas de Leandro. A servidora pública Eli Oliveira contou que teve sua residência invadida por ele no mesmo dia que a idosa foi morta.
LATROCÍNIO
A idosa foi morta no quintal da própria casa, por volta das 18h de anteontem, após ter uma bomba d’água roubada. O crime foi na Passagem Amazonas, em Ananindeua. O corpo foi encontrado por vizinhos no quintal da residência onde ela morava com o marido. O Centro de Perícias “Renato Chaves” vai confirmar se ela foi estuprada. Leandro foi autuado em flagrante pelo crime de latrocínio. (Diário do Pará)

Espanhóis foram atraídos ao Pará pela borracha

O Pará foi e continua sendo palco de intensa miscigenação por ter recebido vários povos, cada um carregando na bagagem lastro cultural que inclui costumes, hábitos, padrões de comportamento e religião. Os espanhóis, depois dos portugueses, são os imigrantes europeus em maior número no Estado.
De acordo com a professora e historiadora Nazaré Sarges, da Universidade Federal do Pará, a maioria dos imigrantes espanhóis veio para o Pará atraída pela economia da borracha no final do século XIX e início do XX.
Mas não foi assim com todos. Uma das exceções é a família de José Maria Losada, que embarcou para o Pará a pedido dos seus avós maternos, Elias e Trinidade, e da tia, Feliciana, que estavam no Estado desde 1904. Os três, profissionais da saúde, vieram trabalhar na Santa Casa da Misericórdia. “A vida estava bem na Espanha. Tínhamos terras, criações, tocávamos em uma banda, mas viemos para ver no que daria”, revela José Maria.
Os pais de seu José Maria, Luiz e Dolores, e seus irmãos, Áurea, Hermitas, Trindade, Dolores e Luiz, deixaram o município de Baños de Molgas, na província de Ourense, em 1950. José Maria, porém, partiu seis meses mais tarde, depois de comprovar ao consulado brasileiro que a perda de partes de dois dedos da mão esquerda não era doença contagiosa. “Precisei provar que foi um acidente com uma ‘bombinha’ estourada na minha mão quando eu tinha seis anos”, explica o espanhol, que nunca teve limitações por conta do incidente. Apesar da dificuldade para embarcar, José Losada, aos 20 anos, veio de forma inusitada. Ele foi um dos passageiros que inaugurou o primeiro voo Roma-Espanha-Brasil, pela empresa Pan Air, que durou oito horas, bem menos do que os trinta dias que sua família levou para chegar ao Pará.

Nota fiscal eletrônica virá com código de barras

Passa a ser obrigatório a partir de sexta-feira, 1° de julho, o preenchimento da Numeração Global de Item Comercial (GTIN) - conhecida como código de barras do produto - na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). O objetivo da medida é aumentar a rastreabilidade dos documentos eletrônicos. A determinação é do governo federal, por meio do Ministério da Fazenda e do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

O campo para a numeração do código de barras já existe nas notas fiscais, mas o preenchimento não era obrigatório. A simples digitação do GTIN, do ponto de vista da automação, segurança e rastreabilidade das entregas de produtos, tornará os processos logísticos mais ágeis.

Desde que foi implantada, em 2008, a NF-e substituiu modelos impressos de nota fiscal 1 e 1A. A validade jurídica da NF-e é garantida pela assinatura digital do remetente, o que simplifica as obrigações acessórias dos contribuintes, reduz papel e permite, ao mesmo tempo, o acompanhamento, em tempo real, das operações comerciais pelo Fisco.

A implantação da NF-e facilitou a vida do contribuinte e a fiscalização sobre operações tributadas pelos impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e sobre Produtos Industrializados (IPI). A nota fiscal eletrônica garante a confiabilidade do documento eletrônico padronizado, aumenta a eficiência da gestão de informações fiscais e melhora o intercâmbio e o compartilhamento de dados entre os fiscos e entre as empresas.

O número do código de barras na NF-e facilita a gestão de produtos e estimula a automação na cadeia logística. Com a nova norma, o controle e a gestão de produtos como alimentos e remédios será otimizado. No caso dos medicamentos, por exemplo, a possibilidade de fraude, desvio ou falsificação será reduzida consideravelmente, uma vez que, com o preenchimento da GTIN, será possível rastrear o produto em toda a cadeia de suprimentos.

(Ascom Sefa)

Eleição sindical termina com suspeita de fraude

As eleições do último dia 22 de junho, para presidência do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliária de Barcarena e Abaetetuba (Sinticomba), terminaram nas mãos da justiça. Segundo a assessoria de imprensa do sindicato, a Chapa 2 entrou com pedido impugnação da Chapa 1, por suposta fraude nas urnas.
O caso está sendo acompanhado pela Justiça do Trabalho de Abaetetuba, que aguarda o laudo pericial das urnas apreendidas pela Policia Civil.
Participaram das eleições os candidatos Francisco Miranda (Chapa 2  - União Operária) e Jader Paixão (Chapa 1 - Unidos para Luta). Fundado em agosto de 1988, o Sinticomba possui aproximadamente 615 associados.
(DOL, com informações de Herlon Peres, de Barcarena)

UFPA promove debate sobre divisão do Pará

A divisão do Estado do Pará tem gerado polêmica e muitas dúvidas. O plebiscito que irá definir ou não a separação do atual Estado em três unidades federativas deve acontecer ainda neste ano e, até lá, será necessário abrir espaços de discussão sobre o assunto. Com essa proposta,  o Conselho Regional de Economia do Estado do Pará (Corecon-PA), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), promove,  no dia 30 de junho, uma mesa-redonda com o tema “Separatismo: caminho para o desenvolvimento ou panaceia? O debate será realizado no auditório do Centro de Convenções Benedito Nunes, no campus da UFPA, em Belém, e transmitido pelo Portal da Universidade, a partir das 9h.

O evento contará com a presença do deputado federal Lira Maia, que defende a criação do Estado do Tapajós; do deputado federal Giovanni Queiroz, defensor do Estado de Carajás; e dos deputados federais Arnaldo Jordy e Zenaldo Coutinho, que estão lutando pela manutenção da integridade territorial do Pará. “Eles são, sem dúvida, os maiores expoentes do assunto e estarão neste dia, na mesma mesa, em um debate com a comunidade acadêmica e com a sociedade paraense”, frisou o presidente do Corecon-PA, Eduardo Costa.

De acordo com Eduardo Costa, a ideia do evento é colocar em pauta todas as dúvidas que ainda pairam sobre o tema, como: Por que dividir o Pará? Quais são os argumentos favoráveis e contrários à divisão? A quem interessa a separação? Ela será benéfica para os três Estados? Qual será o custo da divisão? Quem vai arcar com este custo? Quem herdará a dívida do Estado do Pará? Estas e outras perguntas vão nortear as discussões. “Nosso objetivo é levar informações para a comunidade acadêmica da UFPA em particular e para a sociedade paraense. A realização deste seminário fará com que a UFPA e o Conselho cumpram um importante papel de indução ao debate deste tema e à socialização das informações”, ressaltou.

A programação será aberta pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy, que também vai mediar o debate. Em seguida, cada debatedor terá um tempo de 20 minutos para a exposição dos seus argumentos. Após as explanações, o seminário será aberto para perguntas entre os integrantes da mesa e para perguntas do público aos debatedores.

Debates
A UFPA e o Corecon-PA encerram o semestre letivo com um amplo debate sobre a divisão do Estado do Pará. Para o segundo semestre, estão sendo organizados novos encontros que vão propor a discussão de temas de interesse da sociedade, como a reforma tributária e a reforma política. “A atual gestão da UFPA tem sido muito diligente no cumprimento das funções sociais da Universidade. E, entre essas funções, sem dúvida, está o fomento à discussão de temas fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade”, afirmou Eduardo Costa.

Serviço
Mesa- redonda: “Separatismo: caminho para o desenvolvimento ou panaceia?” no dia 30 de junho, às 9h,  no Centro de Convenções Benedito Nunes – Campus do Guamá – UFPA. (Ascom UFPA)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Corpo é encontrado na Baía do Guajará

Oficiais do Corpo de Bombeiros encontraram na manhã de hoje (27), o corpo de um homem boiando na Baía do Guajará, na altura da feira do Ver-o-Peso, em Belém. Ele foi levado para o espaço Ver-o-Rio, de onde foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). 
Segundo informações do Capitão Varinoto, da 6ª Zpol, o corpo já estava em estado de decomposição avançado. A causa da morte ainda é desconhecida. (DOL)

Prefeitura tem 60 dias pra demitir funcionários

O juiz da Comarca de Monte Alegre, Thiago Tapajós Gonçalves, concedeu liminar, no último dia 20 de junho, determinando que o prefeito municipal de Monte Alegre demita todas as pessoas contratadas em caráter temporário que estejam exercendo atividades em cargos para os quais existam candidatos aprovados no concurso público nº 003, Edital nº 001/2006. A decisão também determinar a nomeação dos candidatos aprovados no referido certame, em substituição aos temporários. Caso o prefeito não cumpra a decisão, no prazo de 60 dias, ficará sujeito ao pagamento de multa diária de R$ 1 mil.

Segundo a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público, a prefeitura de Monte Alegre contratou expressivo número de servidores temporários de forma irregular para o exercício de cargos públicos, em detrimento dos candidatos aprovados no concurso público nº 003 – Edital nº 001/2006. De acordo com o MP, apesar de todos os candidatos aprovados nas 935 vagas do certame já terem sido nomeados, se a prefeitura ainda tinha necessidade de pessoal, deveria ter dado preferência aos aprovados no concurso. O MP considerou o “fato ilegal, imoral e contrários aos ditames constitucionais”.

A prefeitura alegou que as contratações foram realizadas em acordo com a lei, ressaltando que os temporários contratados ocupam cargos que não estavam previstos no concurso. Mas tal argumento não foi acolhido pelo juiz, que ressaltou os dispositivos legais em seu despacho. “Primeiramente, percebe-se que o contrato temporário, instrumento que tem a finalidade de resguardar a administração em situações excepcionais, vem sendo usado para casos de necessidade de serviço permanente. Assim, lógico que não se pode permitir a continuidade desta situação. A realização de concurso público é um dever do Administrador, sendo certo que o preenchimento dos cargos pelos aprovados no certame torna-se uma conseqüência lógica de seu cumprimento.

Após análise de oito volumes, o juiz julgou procedente a reclamação do MP. “No presente caso, os candidatos aprovados no último concurso, mesmo os não classificados dentro do número de vagas oferecidas, devem ser chamados para a posse e devidamente efetivados, eis que existe necessidade de trabalho e servidores aprovados em concurso público, fato comprovado pela contratação de temporários, sendo irregular a contratação temporária para suprir necessidades permanentes, como já dito antes. Esse fato é incontroverso, pois o próprio Município assumiu a prática de contratação temporária sob alegação da expiração do prazo do concurso anterior”. (DOL, com informações TJ PA)

Justiça impede construção do Portal da Amazônia

A Justiça Federal anulou no último dia 22 a concorrência pública realizada em 2006 para selecionar a construtora do Portal da Amazônia, projeto que prevê a construção de uma avenida beira-rio pela orla do rio Guamá, em Belém. Em consequência, foi anulado o contrato entre a prefeitura e a construtora Andrade Gutierrez. A Justiça também considerou nulas as licenças ambientais concedidas para a obra pela secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema).

Assinada pelo juiz federal Hugo Sinvaldo Silva da Gama Filho, a decisão é resultado de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal em 2006. Na ação, os procuradores da República Ubiratan Cazetta e Thiago Oliveira denunciaram que a licitação se baseou apenas em estudos preliminares, sem o rigor exigido legalmente em relação ao detalhamento da obra, e que a licitação foi realizada antes dos estudos de impacto ambiental. Segundo o MPF, a prefeitura providenciou a realização do estudo de impacto ambiental somente seis meses após a realização da licitação.

Em relação à falta do licenciamento integral da execução do projeto, o MPF considerou que o governo municipal tentou "fatiar" o licenciamento ambiental, já que o projeto prevê obras em 6,6 mil metros ao longo da avenida Bernardo Sayão, mas apenas 2,2 mil metros foram licenciados junto à Sema.
"Resta claro que o projeto básico foi elaborado sem que se soubesse acerca dos estudos do impacto ambiental do empreendimento, e até mesmo sem se saber os custos dele", diz o juiz Gama Filho na sentença. "O farto elemento probatório está a comprovar que a instauração do procedimento licitatório em evidência, obra potencialmente ofensiva ao meio ambiente, se deu sem que se tenha elaborado o Estudo do Impacto Ambiental e o Relatório de Estudo de Impacto Ambiental, em total desrespeito à Constituição Federal, Lei 8.666/93 e outras normas infraconstitucionais", complementa.

Em decisão liminar (urgente) de dezembro de 2006, a Justiça Federal no Pará já havia suspendido a licitação, o contrato e as licenças ambientais. Em 2007 a prefeitura recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, e conseguiu suspender a decisão. Contra a sentença também cabe recurso. (assessoria do Ministério Público Federal no Pará)

domingo, 26 de junho de 2011

Criança leva tiro na cabeça em ataque de ciúme

Uma criança de oito anos acabou levando um tiro na cabeça. O disparo foi feito por Francisco Sousa da Silva, de 34 anos, conhecido como “Kiko”, que mora na passagem Jarbas Passarinho, no Barreiro, em Belém. Com revólver em punho, Francisco teria entrado na residência da ex-companheira com o intuito de matá-la. Ela é mãe da criança baleada.
O fato aconteceu na passagem Luiz Divina, no Barreiro. Segundo o tenente Raimundo Nonato, oficial interativo da 1ª Zona de Policiamento, “Kiko”, transtornado pelo ciúme doentio que ainda nutria pela ex-companheira, invadiu a casa na tentativa de matar o namorado da mulher, Paulo dos Prazeres Farias.
Segundo testemunhas que conversaram com a Polícia Militar, o acusado invadiu a residência do casal Edilena Andrade e Sergio Luiz França atrás da ex-companheira e seu namorado. Houve uma intensa confusão, tendo “Kiko” atingido com uma coronhada a ex-companheira e feito disparos de arma de fogo, que atingiram duas vezes Paulo Prazeres.
Ainda segundo o relato, Paulo, após ser atingido, buscou proteção no segundo andar da casa, onde a criança assistia TV e foi atingida. Ameaçando todos, o acusado conseguiu empreender fuga, deixando um rastro de sangue na passagem Luz Divina.
A criança foi levada em estado grave para o Hospital do Pronto-Socorro Municipal. Paulo dos Prazeres Farias deu entrada no hospital e foi direto para o bloco cirúrgico.
Policiais militares receberam, ontem, informação do possível esconderijo de Francisco, que não foi encontrado. (Diário do Pará)

Ex-deputado é denunciado por desvio de R$ 189 mil

O ex-deputado federal André Luiz Lopes da Silva e o sócio dele Luiz Carlos da Rocha Novaes foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro por fraude no recebimento de verba indenizatória paga pela Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pelo MPF.
Com uma simulação de contrato de locação de um imóvel no centro do Rio de Janeiro, pertencente aos dois, ele conseguiram receber indevidamente, pelo menos R$ 189 mil dos cofres públicos, denuncia do MPF.
As penas podem chegar a onze anos de prisão na resposta ao crime de crime de estelionato qualificado 27 vezes.
Segundo norma editada pela Câmara e citada na denúncia, cada parlamentar tinha o direito de receber até 7 mil reais para aluguel e manutenção de escritório político em suas bases eleitorais. (Rio/AE)

Belo Monte: sangria fiscal permanecerá?

Se não houver, nos próximos anos, nenhuma mudança na legislação tributária, notadamente no tocante à cobrança do ICMS, o Estado do Pará vai perder integralmente a receita gerada pela energia da Hidrelétrica de Belo Monte, cuja construção deve ser iniciada em menos de um mês. Vai se repetir, assim, em escala ampliada, o fenômeno das perdas que o Pará já sofre hoje com parte da receita tributária da usina de Tucuruí, no rio Tocantins, em montante que pode ser estimado, com base nos números disponíveis, em mais de R$ 1 bilhão por ano.
Como Belo Monte terá capacidade de geração superior a Tucuruí e o Pará já conta hoje com grande volume de energia excedente, um cálculo ligeiro projeta em valor próximo de R$ 2 bilhões anuais o montante das perdas com ICMS que o Pará vai experimentar com a usina do Xingu. Nos dois casos – Tucuruí e Belo Monte –, o Pará deixa de arrecadar imposto sobre toda a energia comercializada para fora do Estado. A cobrança do ICMS, pelo que determina a legislação, só incide sobre a energia consumida dentro do Pará. A energia exportada vai gerar receita para os Estados importadores.
A Eletronorte informou esta semana que, com a nova regulamentação do setor elétrico, o valor de energia da Hidrelétrica de Tucuruí, para comercialização, passou a ser a sua garantia física, o equivalente a 36,2 milhões de MWh. Desse valor, 34,3 milhões de MWh foram comercializadas através de contratos, em 2010, e a diferença liquidada na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Do total comercializado através de contratos, nada menos que 23,3 milhões de MWh, ou 68,09% do total, foram para fora do Pará, ficando o Estado com menos de um terço.
PERDAS
Apesar da exportação maciça de energia, o consumo interno ainda rendeu ao Pará no ano passado, em receita de ICMS, R$ 527,5 milhões, sendo a quase totalidade (R$ 506,8 milhões) decorrente da energia comercializada pela Celpa. A Eletronorte recolheu de ICMS no ano passado R$ 20,7 milhões, sendo R$ 4,2 milhões incidentes sobre a receita de contratos com consumidores livres no Pará e R$ 16,5 milhões relativos a quatro contratos de fornecimento cativo, firmados com grandes mineradoras.
O potencial de arrecadação do Pará abortado pela legislação que rege o destrambelhado sistema tributário nacional, porém, não se resume à sangria do ICMS incidente sobre a energia elétrica. Aliás, esta nem chega a ser a maior perda. A desoneração das exportações, estabelecida pela Lei Kandir em 1996, já provocou sobre as finanças do Pará um estrago avaliado em mais de R$ 21 bilhões, segundo cálculos conservadores. Seria dinheiro suficiente para fazer 70 Alças Viárias ou cerca de 850 mil casas populares.
E não é só isso. Embora dê uma contribuição formidável para o balanço cambial do Brasil, ao produzir o segundo maior saldo da balança comercial do país – só no ano passado foram quase US$ 12 bilhões –, o Pará está ainda submetido a uma concorrência profundamente desleal com seus vizinhos da região Norte. De todos os Estados da Amazônia, apenas o Pará não tem áreas incentivadas que exonerem ou reduzam as alíquotas dos tributos que incidem sobre a produção, a comercialização e sobre o comércio exterior.
“O Pará está sendo vítima das vantagens tributárias dos seus vizinhos”, já alertou mais de uma vez o advogado Helenilson Cunha Pontes, um dos mais respeitados tributaristas do país e hoje vice-governador do Estado. O Pará, segundo ele, se transformou numa ilha isolada, e esse isolamento vem cobrando um preço excessivamente alto traduzido pela fuga de investimentos. A Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), por exemplo, calcula que o descompasso de tratamento tributário mantém hoje os custos da produção industrial do Pará com uma elevação de 30% em relação aos seus vizinhos da região Norte. (Diário do Pará)

Fazendeiro denuncia que está "marcado para morrer"

O fazendeiro Dario Bernardes cansou de clamar por providências das autoridades para investigar os crimes de invasão, destruição de seus bens, sequestro de empregados da sua empresa e ameaças de morte que estão sendo feitas a ele por um grupo armado financiado por donos de serraria em Tailândia interessados na madeira das terras. No mês passado, os bandidos implantaram o terror na fazenda, mas ninguém foi preso e os crimes praticados, segundo Bernardes, sequer foram investigados. Indignado, ele decidiu chutar o pau da barraca, denunciando ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que estaria “marcado para morrer”.
O DIÁRIO teve acesso à carta enviada na semana passada ao ministro. Nela, o fazendeiro afirma que no Pará não são somente os colonos de assentamentos que são ameaçados e mortos. “Estas mesmas condições bárbaras e que não combinam com o Estado de Direito de nosso país também estão acontecendo comigo, meus funcionários, colaboradores e meu patrimônio”, garante Bernardes.
Ele é dono da fazenda Santa Martha, localizada na área rural do município do Moju, distante 216 quilômetros da capital e 15 quilômetros da cidade de Tailândia, que é considerada até hoje uma das mais violentas do país e “faculdade de pistoleiros”. Bernardes diz na carta que a fazenda é toda documentada com titulação definitiva já reconhecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como uma das 10 áreas totalmente legalizadas no Estado.
O plano de manejo da área foi aprovado pelo Ibama e a fazenda já obteve o selo verde da FSC, uma entidade internacional que monitora o respeito ao meio ambiente. Mas a fazenda, que possui residências para os empregados, escola, igreja, ambulatório, oficina, estradas, plantio de seringueira, castanhais, pimenta-do-reino e diversas criações de animais, já sofreu vários ataques de um bando armado.
DIREITOS
A primeira invasão ocorreu em 2006. Ladrões de madeira disputavam as terras com outros grupos de invasores. Houve mortes no local. O governo estadual demorou para cumprir a reintegração de posse, permitindo que uma área de 16 mil hectares de floresta fosse destruída e toda a madeira roubada. O crime foi consumado com projetos fraudulentos aprovados na Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
Quase cinco anos depois, Bernardes revela na carta ao ministro que suas terras já sofreram três reintegrações de posse e “dezenas de mortes”. Ele diz que a polícia e o Ibama têm medo de entrar na área, alegando que o local é extremamente perigoso. Em novembro de 2010, durante emboscada dos pistoleiros, três veículos do fazendeiro foram destruídos e um motorista dele foi morto a tiros. Os criminosos até hoje não foram identificados.
“Tenho dezenas de ameaças de morte”, desabafa. E conta que no dia 23 de maio passado, às 4h, um grupo de 40 homens encapuzados invadiu o que restou da vila e ateou fogo nas casas, destruindo veículos, tratores, equipamentos, casas e currais. Para completar, roubaram tudo que pudesse ser levado e a polícia “brincou de apurar somente para dar satisfação à imprensa”.
MORTO
Em um trecho da carta, o fazendeiro pergunta ao ministro: “qual a diferença entre a minha pessoa, meus funcionários e o casal de ativistas?” Ele se refere a José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, de Nova Ipixuna, mortos a tiros no dia 24 de maio no assentamento Praialta Piranheira.
Bernardes completa: “por que não temos os mesmos direitos de proteção e apuração nos crimes cometidos? A diferença é que eles eram sindicalistas e já morreram. Será que precisarei ser assassinado para que alguma providência possa ser tomada?”. (Diário do Pará)

Valor de aluguel pode variar até 400%

Há algum tempo, estudos já mostravam que Belém possuía um mercado imobiliário superfaturado, entre as cinco primeiras capitais no ranking de aluguel e dos metros quadrados mais caros do país. Isso, na prática, pode ser constatado nos classificados. No Rio de Janeiro, no bairro da Barra da Tijuca – que é considerado nobre –, o aluguel de um apartamento com dois quartos, sala e garagem custa em média R$ 1,2 mil. O preço médio (e, em alguns casos, até mais em conta) de um apartamento com as mesmas características localizado próximo à avenida Visconde de Souza Franco, no centro de Belém. Mas, afinal, de que forma este alto valor está modificando a realidade do paraense? A resposta está no preço disparate entre alguns bairros, onde a diferença no valor do aluguel pode chegar a 400%.
A capital paraense passa por um processo chamado de conurbação (a unificação da malha urbana de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico). Trata-se de um inchaço populacional que faz com que na cidade, principalmente no centro, a procura por imóveis seja muito maior do que a oferta. Com esse crescimento, pessoas com uma renda média ou inferior estão cada vez mais procurando morar em bairros distantes e até mesmo em cidades vizinhas, a exemplo de Ananindeua e Marituba. Isso porque morar distante do centro pode significar alugar um apartamento pela metade do preço.
Nos classificados TEM, por exemplo, um apartamento de dois quartos em um condomínio fechado localizado na Estrada do Maguari, em Ananindeua, custa R$ 650. Já na travessa Padre Eutíquio, em um prédio sem elevador, um apartamento de dois quartos está com o aluguel no valor de R$ 1 mil. Em outro prédio, localizado na Batista Campos, o aluguel de um apartamento de dois quartos pode chegar a R$ 3 mil, ou seja, cerca de 4,5 vezes a mais do que o primeiro imóvel descrito.
Porém, essa diferença não costuma ser regra para todos os imóveis. “Costumamos ter como base a diferença de 100% entre os bairros do centro e os mais distantes. Imóveis com características semelhantes costumam valer R$ 600 na rodovia Augusto Montenegro ou em Ananindeua, e R$ 1200 reais em bairros como Nazaré”, explicou o corretor de imóveis Mario Campos. “Os bairros de Nazaré, Batista Campos e Umarizal são os mais caros. Se tiver um aluguel com o preço abaixo de R$ 1 mil, trata-se de um apartamento ou kitnet com apenas um quarto, sem vaga de garagem ou área de lazer, e em alguns casos são imóveis deteriorados”.
Essa realidade também determina o valor dos demais bairros da capital paraense. Quanto mais perto ou maior acesso ao centro, mais valorizado fica o imóvel. Uma exceção são as periferias que ficam próximas aos bairros nobres. “No bairro do Jurunas e na área da Pedro Álvares Cabral, ainda é possível encontrar apartamentos bons com preços de aluguel razoáveis. É o caso de outros lugares com esse perfil”, ressaltou o corretor. (Diário do Pará)

sábado, 25 de junho de 2011

Religiosos denunciam o tráfico humano no Pará

 "Falta vontade política". Essa foi a afirmação do padre Ricardo Rezende, fundador do Movimento Humanos Direitos (MHuD) e coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo da Universidade do Rio de Janeiro, ao falar sobre o combate ao tráfico humano no Pará, ontem, durante a abertura do Seminário Sobre Tráfico de Pessoas, evento que prossegue até amanhã, no Hangar, em Belém. Uma das maiores referências nacionais sobre o assunto, ele enfatizou que é preciso implementar, com urgência, o Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, porque só assim será possível efetivar ações e medidas para prevenir e combater esse tipo de violência, que inclui a exploração sexual e trabalhos forçados, entre outros.
CRIMES
O assunto foi debatido em seminário que reúne ativistas

O fundador do MHuD lembrou ainda que, especialmente no Pará, a situação do tráfico humano é delicada, devido a sua intensidade e persistência. "A população aumenta em torno de 300 mil por ano e a quantidade de polícias para proteger essas pessoas não. Além disso, é preciso além de aumentar o contingente, de melhorar a sua qualidade, pagar melhor esses policiais. Aqui o tráfico de pessoas espanta pela sua intensidade e persistência, sem que haja respostas do governo para isso", disse, lembrando que o governo do Estado ainda não assinou o decreto que institui o Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Rezende ressaltou ainda crescimento do assassinato de pessoas marcadas para morrer. "São mortes anunciadas sem que ninguém faça alguma coisa por elas", afirmou, fazendo uma clara referência ao casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, mortos em uma emboscada, em Nova Ipixuna, no sudoeste do Pará.

Jovem grávida é morta a tiros na porta de sua casa

NA PEDREIRAAlvejada com um tiro pelas costas, Maria de Lourdes Palheta Santos, de 19 anos, grávida de 15 semanas, morreu na noite da última quinta-feira, dia 23, logo depois de ter dado entrada no Pronto-Socorro Municipal Mario Pinotti, no Umarizal, em Belém, por volta das 20 horas.
Gestante de 15 semanas foi alvejada pelas costas por desconhecido

O crime aconteceu bem em frente à residência da vítima, localizada na Travessa Mariz e Barros, na Pedreira, por motivo ainda desconhecido. O crime foi registrado na Central de Flagrantes (Ceflag), situada na 2ª Seccional de São Brás, pelo delegado Ronaldo Aleixo. O policial ainda não tem pistas do assassino e investiga a motivação do crime paar chegar ao suspeito. Nenhuma testemunha do crime havia sido encontrada até ontem à noite.
De acordo com o médico-legista Marcelo Segin, do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, o tiro atingiu a artéria aorta abdominal e atravessou o corpo de Maria de Lourdes, provocando forte hemorragia interna – o que a levou a morte no leito do pronto-socorro, por volta das 23h30 de quinta feira. O feto, que já media 12 centímetros, não chegou a ser atingido.

Mulheres escondem celular em orgãos genitais

Na manhã deste sábado (25), duas mulheres foram detidas ao tentar entrar com três celulares no CRPP I (Centro de Recuperação Penintenciário do Pará I), em Santa Isabel do Pará.
Elas estavam com os aparelhos escondidos nos órgãos genitais e ao passarem pelo detector de metais foi acusado que portavam algum tipo de objeto estranho. Foi quando na revista manual, realizada por agentes de plantão, os telefones foram encontrados.
As duas mulheres, que são parentes de detentos do presídio, foram detidas e encaminhadas para a Delegacia de Santa Izabel do Pará, onde o caso foi registrado. Elas podem responder pelo crime de tentativa de facilitação de fuga. (DOL)

Arrastão contra as drogas reúne 12 mil pessoas

Uma passeata promovida pela igreja Quadrangular juntou cerca de 12 mil pessoas em frente aos Ginásio Abacatão em Ananindeua.  A intenção do movimento é tentar retirar pessoas do mundo das drogas.
Dois trios e aproximadamente 50 carros se juntaram com as mais de 10 mil pessoas que percorreram pelas ruas de Ananindeua.
A Polícia Militar, a Guarda Municipal de Ananindeua e uma ambulância de apoio da Secretaria de Saúde, acompanharam o evento, que começou às 15h e tem previsão para terminar às 19h, na praça da Bília, em Ananindeua.
De acordo com a organizadora do evento, pastora Ray Tavares, este é o 9º arrastão e neste ano o número de pessoas que acompanharam superou o do ano passado que contou com 10 mil pessoas.
(DOL)

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dupla é presa por furto de gado em Eldorado

José Silveira de Souza e Francisco Raimundo de Sousa estão presos à disposição da Justiça acusados de integrar uma quadrilha responsável por uma esquema de furto de gado e venda da carne para açougues no município de Eldorado dos Carajás, sudeste do Pará. Os dois tiveram mandados de prisão preventiva expedidos pelo juiz da Comarca de Curionópolis, Claytoney Passos Ferreira.
As ordens de prisão foram cumpridas por policiais civis da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) de Marabá, sob coordenação do delegado José Humberto de Melo Júnior. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 24. O cumprimento das ordens de prisão teve apoio de agentes da Força Nacional de Segurança que estão na região. As investigações realizadas pela equipe da Polícia Civil confirmaram que os acusados tinham ligações com um bando de ladrões de gado que atua na região sudeste do Estado.
Após o desvio das cabeças de gado de propriedades rurais, em Curionópolis, os acusados ficavam com a incumbência de vender a carne para donos de açougues no município. De posse das provas, o delegado ingressou com representão de custódia preventiva dos acusados. José Silveira e Francisco Raimundo foram presos em Eldorados dos Carajás. Depois, eles foram encaminhados a Marabá. As investigações sobre a atuação da quadrilha de ladrões de gado na região prosseguem para que outros criminosos sejam identificados e presos.
(Ascom Polícia Civil)

Conflito prestes a explodir em Uruará

Uruará está na iminência de um conflito agrário de grandes proporções entre agricultores e Força Nacional, que está na área para a segurança dos agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) que demarcam a reserva Cachoeira Seca, por determinação do governo federal. O processo resultará na desapropriação de mais de 1.200 famílias, ou seja, cerca de 5 mil trabalhadores.
Para os moradores, trata-se de uma decisão impositiva e arbitrária, uma vez que agricultores, prefeituras, Câmara Municipal e sindicatos rurais e patronais afirmam que não é terra indígena. Os habitantes estão determinados em permanecer nas propriedades e dizem que “de lá só sairão mortos”.
A Funai, Polícia Federal e Força Nacional estão alojadas na área há aproximadamente duas semanas e, segundo o delegado da PF Mário Sérgio, responsável pela operação, “estão apenas cumprindo ordem superior”.
Os produtores que residem além da denominada ‘Linha Vermelha’ estão apreensivos, pois, com a demarcação, perderão suas terras cultivadas há quase 30 anos. Sem ter para onde ir e sem qualificação profissional para atuarem em outras áreas, um caos social pode ser desencadeado, se for dada a eles apenas a sede do município como opção e não houver emprego com que sustentem a família.
A resistência por parte dos produtores tem como base as diversas declarações dos representantes dos menos de cem índios da tribo dos Arara, etnia que reside nas terras em questão. Em reuniões com a comunidade, o cacique dos Arara teria deixado claro que não tem a intenção de ocupar uma terra já utilizada com lavouras, cercas e currais, que não serve aos seus propósitos e que não abriria mão da área chamada ‘Olhões’, que fica a uma distância considerável do local requerido.
O cacique também teria afirmado que a demarcação trará mais benefícios para a Funai do que aos índios, uma vez que não existiria “conflito” entre índios e posseiros - muitos deles já teriam, inclusive, recebido a posse da terra pelo Incra, assim como financiamentos para melhorias nas áreas.
AUDIÊNCIA
A sociedade civil organizada teme que a situação atinja o limite extremo. Preocupados, o prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, junto aos presidentes da Câmara Municipal, dos sindicatos rural e patronal e secretário estadual de Pesca, Asdrúbal Bentes, estiveram em Brasília, na última quarta-feira, em reunião com o ministro interino da Justiça, Luís Paulo Barreto, e um representante da Casa Civil. Uma nova reunião para discutir a questão foi marcada para o próximo sábado, desta vez junto aos colonos, e com a participação da ministra da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e do comandante da Força Nacional, major Alexandre Aragon, para que a situação seja revista.
(Diário do Pará)

Tensão cresceu desde o último sábado em Canaã


No começo da tarde de sábado passado, cerca de mil pessoas se reuniram na vila Canaã (estrada Transiriri), vicinal 185 sul, no município de Uruará, juntamente com autoridades, para tratar do assunto Cachoeira Seca.
Na reunião, esteve o prefeito de Uruará, que também preside o Consórcio Belo Monte, Eraldo Pimenta, o secretário estadual de Pesca, Asdrúbal Bentes, o vice-prefeito Laércio Barros,o presidente do Sindicato dos Produtores de Uruará, Edson Ferreira, o vereador Gilmar Milanski, presidente do Legislativo de Uruará, além de diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Placas e de Uruará, assim como secretários municipais.
Na tarde de domingo, os agricultores passaram o acampamento para uma área a 20 metros da sede onde estão alojados os técnicos da Funai, os policiais federais e da Força Nacional. Ali, eles mantêm vigília, aguardando o resultado das negociações, coordenadas em Brasília pelo prefeito Eraldo, que orientou os acampados a manterem o movimento pacífico.
Em apoio ao movimento Cachoeira Seca, já foram arrecadados mais de 10 mil quilos de alimentos para dar suporte às famílias que estarão acampadas até que haja uma solução para o problema.
(Diário do Pará)

Banhos de cheiro atraem os que buscam as boas energias de São João

Tradição que atravessa gerações, os famosos banhos cheirosos de São João atraem várias pessoas ao Ver-o-Peso atrás das folhas, raízes e essências utilizadas na preparação. Na véspera do dia em que se comemora o santo que inspira os floguedos juninos, não foi diferente. As erveiras estavam animadas e a procura pelos banhos era grande. "Para mim as vendas estão ótimas. Desde o dia primeiro de junho que eu estou vendendo bem. Vendi cerca de dez garrafas por dia", afirma Beth Cheirozinha. No mercado, cada garrafa do produto custava R$ 10 reais.
Mas quem prefere preparar o produto ao invés de comprá-lo pronto, tinha a disposição uma infinidade de ervas, que podiam ser compradas por R$ 2 o maço. "O que sai mesmo são as ervas cheirosas, como "manjericão", "catinga de mulata", "busca longe", "chega-te a mim", "chora nos meus pés", "alecrim de angola", e outras", afirma a erveira Josiane Teles da Silva. Entre as essências, as mais procuradas nessa época do ano são "Cheiro do Pará", que é vendida a R$ 3, e "água de colônia" ou "água de chama", vendidas a R$ 5 cada.
Dona Coló diz que a procura pelas ervas cheirosas foi grande. "Mas o que mata um pouco a venda é que muita gente está vendendo mato na rua e nem tem conhecimento das ervas", queixa-se. "Elas (ervas) trazem sorte, felicidade, prosperidade, saúde e amor", afirma. Outro produto que atrai clientes nessa época do ano é a famosa "capelinha" de São João, vendida a R$ 5. "Embora passando esse período de São João, você ainda pode colocá-la na sua porta, pelo lado de dentro, para atrair coisas boas", afirma dona Coló.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Operação prende vice-prefeito de Novo Repartimento

Uma operação integrada da Polícia Civil, envolvendo a Divisão de Repressão ao Crime Tecnológico (DRCT), a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e a Delegacia de Repressão ao Entorpecente (DRE), cumpre mandados de prisão desde o início da manhã desta quarta-feira (22), no município de Novo Repartimento, sul do Estado. 
O gerente local do Banco do Brasil foi preso e junto a ele, mais dez pessoas, todos acusados de participar de um esquema de fraudes. Em Belém, a Polícia prendeu, por volta das 6h, Roberto Aparecido de Passos, vice-prefeito de Novo Repartimento, que foi levado para a Delegacia Geral. Um homem foi preso no estado do Maranhão, suspeito de integrar o mesmo grupo fraudulento. As pessoas detidas no interior serão transferidas ainda hoje para a capital.
A operação é comandada pelo delegado João Bosco Rodrigues Moraes, com apoio dos delegados Ivanildo Santos (DRCO), Beatriz Silveira (DRCT) e Hennison Jacob (DRE). (DOL, com informações do repórter JR. Avelar)

Escola é invadida e alunos são assaltados

A estudante Jussara Silva (nome fictício), 17, tinha acabado de sair da sala de aula, quando três bandidos invadiram e abordaram os professores e os colegas na Escola Estadual Eneida de Moraes, no conjunto Júlia Seffer, em Ananindeua. A única coisa que vinha em mente era a chacina de “Realengo”, no Rio de Janeiro, ocorrida alguns meses atrás.
“Eu tinha acabado de sair quando eu vi o desespero dos meus colegas, uns conseguiram fugir da sala, mas a maioria ficou. Os três (assaltantes) estavam armados, entraram em várias salas e só diziam que queriam os celulares e quem gritasse eles iam matar”, descreveu, sobre o momento de sufoco pelo qual os colegas passaram.
A ordem dos assaltantes era que todos colocassem os telefones celulares em cima da carteira, enquanto isso, um deles ia guardando os aparelhos. “Eles saíram com uma sacola cheia”, completou a testemunha, que disse que a ação deles pareceu uma eternidade.
LEMBRANÇA
A aluna disse que a sensação que teve é que estava ocorrendo o mesmo que aconteceu com os alunos do Realengo, no Rio de Janeiro, quando um ex-estudante invadiu a escola e matou várias crianças que estavam em sala de aula. “Eu só pensava nisso, eu tinha a impressão que eles iam fazer a mesma coisa”, disse ela.
A equipe do DIÁRIO tentou falar com a diretora da escola, mas ela não se encontrava. Segundo uma pessoa que trabalha na portaria, mas pediu para não ter o nome divulgado, os bandidos entraram pelos fundos do estabelecimento de ensino.
“Eles não entraram pelo portão principal, eles pularam o muro e invadiram, mas eles não vieram pra parte da frente, só ficaram nas salas do ensino médio”, disse a funcionária.
O caso foi registrado na delegacia do conjunto Júlia Seffer. Policiais fizeram buscas para prender os ladrões, mas até o fechamento dessa edição eles não haviam sido encontrados.
SEDUC
Após várias tentativas, a partir das 18h15 de ontem, a reportagem conseguiu contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Educação, que ficou de mandar uma nota a respeito do assunto. Contudo, até o fechamento dessa edição, o material não chegou. (Diário do Pará)

Júlia Seffer: alunos são feitos reféns em escola


Por volta das 15h40, quatro assaltantes armados invadiram a escola Eneida de Moraes, no conjunto Júlia Seffer, em Ananindeua, e fizeram oito pessoas reféns, entre alunos e professores. No momento da invasão, estava acontecendo uma briga entre alunos. O local ficou tumultuado e os bandidos se aproveitaram para pular a grade.
Os criminosos levaram pertences como celulares e relógios. Segundo a polícia, o grupo ainda agrediu alguns alunos. A ação durou cerca de 15 minutos. Antes que a polícia chegasse, os assaltantes fugiram e, segundo testemunhas, estão escondidos no mato. Viaturas da polícia procuram pelos criminosos.
(DOL)

Semma libera 14 praias para banho em Belém, inclusive a do Cruzeiro

Sem coliforme
Até a tradicional praia de Icoaraci está dentre as aptas para banho no verão
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) avalia, desde maio, a balneabilidade de 14 praias da Região Metropolitana de Belém (RMB) e atesta que todas estão aptas para receber os turistas. "Os veranistas podem ficar tranquilos, que dentro das análises microbiológicas, que verificam a quantidade de coliformes fecais na água, todas as 14 praias monitoradas em Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci estão apropriadas para o banho", ressaltou a chefe de fiscalização da Semma, Ivanelma Gomes.
Os balneários analisados foram a Praia do Cruzeiro, em Icoaraci; praias do Amor, Grande e Brasília, em Outeiro; Areão, Chapéu Virado, Ariramba, São Francisco, Murubira, Marahu, Paraíso, Grande, Farol e Baía do Sol, em Mosqueiro. "Eles foram escolhidos por ter uma procura e concentração maior de pessoas. Até mesmo as praias do Cruzeiro e Grande, que no ano passado estavam sob alerta apresentam condições favoráveis ao banho", explicou a chefe de fiscalização.
As praias analisadas devem receber até o final da próxima semana faixas ou placas que mostrem aos banhistas as condições de balneabilidade. "Vamos utilizar, provavelmente, a cor verde para indicar que o veranista pode usar a praia tranquilamente. No ano passado, utilizamos as placas, mas elas foram retiradas por donos de barracas que se sentiram prejudicados, nos locais que não eram apropriados para o banho. Por isso estamos estudando uma maneira de que esta sinalização seja colocada em pontos, como os postes, para que sejam mantidas até o final de julho", disse Ivanelma.
Ela destaca ainda a importância da participação dos cidadãos para diminuir o nível de contaminação das praias, com medidas simples de conscientização, como não levar animais à praia, não fazer as necessidades na água e não jogar resíduos na areia.
O teste de balneabilidade é feito através da coleta de uma amostra de 500ml de água, para análise microbiológica, e mais 500ml para análise físico-química, a um metro de profundidade. A partir do material é analisada a quantidade de bactérias existentes, com base em um parâmetro específico, de acordo com os padrões estabelecidos pela Resolução Nº 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente.
Segundo Ivanelma, até o dia cinco de julho uma nova análise será feita nas praias e repetida semanalmente até o dia 15. "Depois disso, a ideia é monitorar os balneários a cada três meses, e estabelecer parceria com outros órgãos como a Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém) e a Sesan (Secretaria Municipal de Saneamento), para gerar alternativas de melhoria do esgoto lançado nestas águas".

Cosanpa deixará 4 bairros sem água durante 7 horas

O abastecimento será suspenso às 10 horas no Jurunas, Cremação, Condor e Batista Campos
Pelo menos 90 mil famílias ficarão sem abastecimento de água durante quase todo o dia hoje. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosampa) informou que a partir das 10h terá que fazer um desvio na tubulação na Avenida Generalissimo Deodoro, esquina com a Rua dos Timbiras. Para isso será feito o desligamento no sistema do 8º setor de distribuição, que fornece água para os bairros do Jurunas, Cremação, Condor e Batista Campos. O término do trabalho de deslocamento da rede está previsto para as 17h.
A assessoria de comunicação da Cosampa orienta que os moradores dos cinco bairros atingidos, a armazenarem água desde cedo e que utilizem o produto com economia até a normalização do abastecimento. Segundo a concessionária o deslocamento é para auxiliar uma obra da Prefeitura Municipal que está sendo realizada no canal da Avenida Generalíssimo.
A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) informou que entrou com solicitação junto à Cosanpa desde o começo da obra de macrodrenagem que está sendo realizada no canal da Generalíssimo, para que o deslocamento da tubulação que passa dentro do canal fosse realizado e que, agora, esse trabalho não pode mais ser adiado. O remanejamento da rede deve ser realizado para se dar continuidade às obras de macrodrenagem no canal. Segundo a nota da Prefeitura, todo o material necessário para o deslocamento da tubulação da rede de distribuição de água foi disponibilizado pela PMB.

ALERTA

quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Brasil de hoje muito deve a visão dos portugueses, diz Lula

“O bonito era estar ligado aos Estados Unidos ou a Europa, via Alemanha, e não via Portugal. Nós descobrimos que Brasil e Portugal podem muito mais do que a capacidade de abrir portas” disse o presidente.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de um jantar com a classe empresarial portuguesa em São Paulo, na noite de 22 de novembro, em comemoração aos 98 anos da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil. Em meio ao seu discurso, Lula falou do incremento nas relações Brasil-Portugal, e da importância da relação histórica entre ambos países.
"Nossos povos tem laços inexoráveis, construídos ao longo de uma história de mais de 5 séculos. Estar aqui hoje é para mim, como cidadão brasileiro e como presidente da República, uma forma de fortalecer mais ainda estes laços comuns de nossa cultura, dos nossos costumes e do muito que podemos continuar a fazer juntos" comentou o presidente.
No âmbito comercial, o intercâmbio bilateral entre Brasil e Portugal aumentou mais de 200% entre os anos 2002 e 2008, um fluxo atingido pela crise financeira em 2009. Mas de acordo com Lula, Portugal é um dos principais investidores no Brasil, e a intenção é cada vez mais aproximar os dois países, onde portas educacionais e culturais só ajudam nesta relação.
O presidente considerou que por muito tempo, Portugal se afastou do Brasil, achando não se tratar de uma nação empreendedora, e Brasil se afastou de Portugal porque antes a língua portuguesa não era priorizada nas relações bilaterais. “O bonito era estar ligado aos Estados Unidos ou a Europa, via Alemanha, e não via Portugal. Nós descobrimos que Brasil e Portugal podem muito mais do que a capacidade de abrir portas. Me orgulho de ter convencido empresários brasileiros que era importante investir em Portugal. Da mesma forma que trabalhamos a vinda de empresas portuguesas para o Brasil”.
Em seu discurso, Lula ainda citou o crescimento da indústria petrolífera e a referência que se faz do Brasil no mundo nesta área, além da revolução feita na Indústria Naval brasileira. No Programa Luz pra Todos, Lula citou que em 2004 cerca de 2 milhões de residências não tinham luz, e o governo atual levou para mais de 2,5 milhões de casas. Segundo o presidente, após as pessoas adquirirem energia, elas também adquirem geladeira, televisão, aparelho de som, afirmou Lula em resposta àqueles que acham que “Lula só governa para os pobres” afirmou.
Voltando à época das descobertas, o presidente Lula afirmou que o Brasil é o único país colonizado do mundo que abrigou a residência de um rei, além de citar a independência sem guerra como proposta do próprio imperador, dizendo esta ser uma herança dos portugueses. “Enquanto nós vemos todo mundo em guerra, nós preferimos um bom acordo”.
Ao finalizar, Lula disse “não temos tempo a perder”, ao citar a África nas prioridades das relações lusófonas com Brasil e Portugal. “Este Brasil que é hoje pujante muito deve a visão e destemor dos filhos de Portugal, que ousaram atravessar o Oceano para construir uma ponte de amizade e trabalho, a nos unir de uma maneira indissolúvel”.
O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, não pode comparecer ao evento mas gravou uma mensagem que foi transmitida a todos durante o evento. Em sua mensagem, Cavaco citou a oportunidade no futuro para as relações bilaterais, e afirmou que Portugal pode se regozijar com o crescimento do Brasil. E nisso, afirmou, não pode deixar de citar o nome do presidente Lula da Silva. Pelo que realizou pelo país, o presidente brasileiro nunca será esquecido, afirmou Cavaco.
Atualmente, há mais de 600 empresas no Brasil com capital português. Em contrapartida, os investimentos brasileiros em Portugal também vêm crescendo. Em 2009, o país foi o 7º principal destino dos capitais brasileiros em todo o mundo.

Câmara Portuguesa comemora 98 anos de fundação

O evento reuniu diversas personalidades e autoridades, como o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o senador Aloísio Mercadante, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro, além do presidente brasileiro.
O presidente da Câmara Portuguesa, Manuel Tavares de Almeida Filho abriu o evento afirmando que este aniversário era muito especial por conta da presença de grandes personalidades. Segundo Tavares de Almeida, houve um aumento significativo de empresas portuguesas se instalando no Brasil, e agora as pequenas empresas, até mesmo por necessidade, apostam na internacionalização. E elogiou o trabalho do governo Lula nestes oito anos de mandato que, na contramão do mundo, rentalizou o consumo interno e melhorou a economia, segundo disse. E finalizou com a frase do escritor irlandês Bernard Shaw: “A simplicidade é o que há de mais difícil no mundo: é o último resultado da experiência, a derradeira força do gênio.”
O senador Aloísio Mercadante, em elogios ao presidente, afirmou que Lula mostrou para milhões de brasileiros que é possível superar adversidades e alcançar grandes sonhos. Mercadante, que também é membro da Câmara, citou a importância da herança portuguesa no Brasil, desde a época em que a família real trouxe “o que de melhor tinha na administração pública”. Mercadante se referiu ao presidente Lula como “embaixador da língua portuguesa”, já que em todas as viagens internacionais, o presidente brasileiro nunca deixou de se expressar em português. “Como diria Fernando Pessoa: Minha pátria, minha língua” finalizou Mercadante.
O prefeito Gilberto Kassab também discursou rapidamente nesta noite, elogiando a direção da Câmara Portuguesa, e citando hoje como uma oportunidade para os brasileiros agradecerem aos portugueses pelo que fizeram pelo Brasil.
Para o homenageado como Personalidade do Ano 2010, Antonio Pita de Abreu, citou que o presidente Lula venceu a pobreza e fez um trabalho, em seus dois mandatos, no sentido de retirar da linha da pobreza milhões de brasileiros. Pita de Abreu mostrou o trabalho da EDP (Energias de Portugal) que, segundo ele, há 19 anos é parte importante de sua vida.
Para o presidente da Câmara Portuguesa, esta não é apenas uma gestão privilegiada. “Acho que é o momento que Brasil-Portugal estão mais forte”, disse ao Mundo Lusíada, justificando os eventos promovidos pela instituição. Em um vídeo, mostrou feitos desta gestão como a Rodada de Negócios da Copa 2014, o aniversário de 97 anos da Câmara Portuguesa, que contou com uma homenagem ao treinador Luiz Felipe Scolari, e dos debates com os candidatos ao Governo de São Paulo.
Quebrando o protocolo, Manuel Filho pediu aos convidados uma salva de palma em homenagem ao senador Romeu Tuma, falecido recentemente, que também era um dos associados da Câmara Portuguesa.
Para o ano de Brasil-Portugal, que acontece em 2012 e estão sendo programadas diversas atividades culturais simultâneas nos dois países, a Câmara Portuguesa também deve participar desta programação, já que neste ano comemora seus 100 anos de fundação..
Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

Pará- Repositório Brasileiro de Topônimos Portugueses

A história nos ensina que os portugueses foram os primeiros estrangeiros a habitar o Pará.
Em sua expansão pelo norte do Brasil, os portugueses buscavam reagir, com um baluarte colocado na entrada da bacia amazônica, às incursões dos piratas franceses, ingleses e holandeses.
E em 1616 o português Francisco Caldeira Castelo Branco ergueu o fortim do Presépio ao redor do qual surgiu o núcleo que posteriormente se transformou na cidade de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, hoje Belém.
O local escolhido, além de oferecer excelente abrigo à navegação, proporcionava acesso franco a toda a Amazônia.
Até meados do século XIX a cidade Santa Maria de Belém do Grão-Pará iria permanecer na obscuridade, não manifestando senão um progresso muito lento e reduzido.
Foi a partir de 1867, quando se deu a abertura do rio Amazonas à navegação internacional, e principalmente depois que se instaurou na região amazônica, já em fins do século XIX, o grande surto econômico da borracha, que seu desenvolvimento ganhou ímpeto e a cidade se viu transformada em grande metrópole e no entreposto de toda a região norte do país, passando a ser chamada apenas Belém.
Belém, hoje é uma cidade moderna com belos edifícios e amplas avenidas não descurando da preservação de seus monumentos históricos tais como as igrejas de estilo barroco, o famoso Teatro da Paz , mansões, ruas e o casario do tempo colonial. Não é mais a cidadezinha de Santa Maria do Grão-Pará, hoje é uma moderna metrópole com mais de 1.500.000 habitantes.
Voltando ao título que deu origem a este pequeno estudo, podemos dizer que Belém é um nome bem sugestivo e de origem lusitana, pois em Lisboa existe a famosa Torre de Belém e o famoso bairro ocidental da capital portuguesa, com esse nome, onde jazem os restos mortais de Camões, de Vasco da Gama e de muitos reis portugueses.
Os intrépidos e aventureiros portugueses partindo de Belém subiram os rios da Amazônia e navegando no grande rio e seus afluentes fundaram inúmeras cidades às quais davam quase sempre os nomes de locais do país de sua origem, Portugal.
Não podemos nos esquecer que também exploraram o litoral norte do Pará até a famosa ilha de Marajó e denominaram diversas cidades litorâneas com nomes de cidades e localidades portuguesas como VISEU, BRAGANÇA, São Caetano de ODIVELAS e outras.
Voltando-se para o interior paraense penetraram nas densas florestas tropicais que têm como único caminho de acesso os grandes rios, quase todos navegáveis e que apesar de caudalosos suas águas são calmas em razão da baixa declividade de seus leitos, facilitando muito à navegação fluvial daquela época.
Os portugueses em seu arraigado instinto de conquista iam fincando nas margens desses rios, a maioria das vezes tributários do grande rio Amazonas, povoados e aldeias que se transformaram em cidades, dando-lhes quase sempre, nomes não só de origem indígena, mas também das cidades e povoados de além mar de onde vieram.
Assim, percorrendo os caminhos fluviais, únicas vias existentes, os valorosos portugueses em pequenas e simples canoas ou em pirogas indígenas conseguiram chegar aos mais longínquos pontos do estado do Pará a partir da cidade de Belém até muito além do estado do Amazonas e em suas margens férteis fundaram inúmeras cidades, vilas e aldeias dando-lhes nomes de origem portuguesa tais como ALENQUER, ALMEIRIM, ALTAMIRA, ALTER DO CHÃO, AVEIRO, BELTERRA, BENEVIDES, BREVES, CHAVES, FARO, MELGAÇO, MONTE ALEGRE, ÓBIDOS, OEIRAS DO PARÁ, OURÉM, PORTEL, PORTO DE MOZ, SANTARÉM, VIGIA, além dessas citadas localidades há ainda muitas outras que são chamadas de vilas, distritos, comunidades ou departamentos que levam o nome de origem portuguesa.
Os portugueses explorando as riquezas do Brasil e nele se fixando definitivamente nos legaram a sua bela língua, sua religiosidade, seus costumes, sua cultura, o Humanismo Lusíada e mostrando a sua lusitanidade nos deram o exemplo de seu grande amor à pátria distante ao dar nomes de seus locais de origem às cidades que fundavam.
Esses aventureiros portugueses, foram, usando as palavras de Eduardo Dias Coelho, o fundador do Elos Clube, os “herdeiros e depositários de valores eternos que temos o dever de manter e propagar”.

Marabá vai receber R$ 156 milhões em recursos

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, anunciou a liberação de R$ 156,5 milhões para ações na região de Marabá. Segundo o Ministério, o volume de recursos será destinado para obtenção de terras (R$ 43,7 milhões); para construção e recuperação de estradas (R$ 40 milhões); e para Assistência Técnica e Extensão Rural (R$ 72,8
milhões).
O anúncio foi feito durante o encontro realizado em Brasília (DF), com representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) e o do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Além do MDA e dos movimentos, participaram da reunião representantes do Ministério Público do Pará, do Conselho Nacional de Justiça, da Vara Agrária de Marabá, da Ouvidoria Agrária Nacional, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Secretaria Geral da Presidência da República, do Ministério da Justiça e parlamentares do Estado.
O ministro Afonso Florence reafirmou a importância do diálogo direto com os movimentos sociais e destacou a proposta de organização de um grupo de trabalho com representantes do governo e dos movimentos para coordenar a execução das ações na região. (Diário do Pará/ Luiza Mello, com informações do MDA).

Chegar aos balneários neste feriado será mais caro

Na quinta-feira (23), feriado de Corpus Christi, quem mora na capital do estado e costuma sair da cidade utilizando o transporte rodoviário sentirá o encarecimento das passagens para os principais balneários, com reajustes que chegam a até 8%. 
Embora várias empresas de ônibus estejam oferecendo tarifas promocionais para ampliar a concorrência com as vans, uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Pa) aponta que, em relação ao mesmo feriado no ano passado, as passagens interestaduais e intermunicipais estão mais caras.
Em 2010, as passagens interestaduais com autorização da ANTT (Agencia Nacional de Transporte Terrestre) foram reajustadas em 2,13%, já as passagens intermunicipais tiveram reajustes de forma modulada, ou seja, em duas etapas, chegando a 7,53%, sob autorização do Governo do Estado, através da Arcon.
Este ano, no caso especifico da Linha Urbana de Mosqueiro, o reajuste autorizado pela Prefeitura de Belém foi de 8,11% a partir de maio, quando a mesma passou de R$ 3,05 para R$ 3,30. Apresar do aumento, o novo valor é bem mais barato que o cobrado no Terminal Rodoviário pela empresa Condor, a qual taxou em R$ 7,50 a viagem de microônibus (com ar).
O impacto no bolso do consumidor não aconteceu somente nas tarifas ônibus. Quem vai viajar de carro particular também pagará mais caro pelo combustível, segundo aponta outra pesquisa do Dieese/Pa. Comparado ao mesmo período do ano passado, o álcool e a gasolina estão mais onerosos em 80% dos postos de Belém. Hoje o litro da gasolina esta sendo comercializado, em média, a R$ 2,732, com preços variando entre R$ 2,650 e R$ 2,899. O Álcool esta custando a média de R$ 2,257, variando entre R$ 2,069 e R$ 2,500. (DOL, com informações do Dieese/Pa)
Confira os preços das principais rotas para quem pretende usar o transporte rodoviário de Belém:
Capanema - R$ 13,00;
Mosqueiro - 3,30 (linha urbana) e R$ 7,50 (microônibus da empresa Condor).
Bragança - R$ 13,00 (preço promocional)
Salinas - R$ 13,00 (preço promocional)
Maruda, - R$ 19,50
São Caetano de Odivelas - R$ 12,50
Vigia - R$ 10,75
Cameta - R$ 33,00 (incluindo a travessia)
Castanhal - R$ 7,00
Barcarena - R$ 12,00
Colares - 10,85
(Fonte: Dieese/Pa)

Megaoperação desmonta quadrilha de traficantes

Uma megaoperação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil do Pará desmontou, nesta terça-feira (21), em Rondon do Pará, a principal quadrilha de tráfico de drogas que agia na região sul do Estado.
Mais de 50 agentes trabalharam na operação que prendeu o suposto líder da quadrilha, Francisco Chagas Lima, conhecido como “longado”, e mais 13 pessoas. Com o bando, foram apreendidas mil petecas de craque e cocaína, armas, celulares e uma grande quantia em dinheiro.
A quadrilha estava sendo investigada há seis meses. (DOL)

PC prende casal acusado de homicídios em Salinas


A Polícia Civil divulgou nesta terça-feira (21), as prisões de Romário Moreira da Silva e da companheira dele, Anathayglia Silva Corrêa, de apelido “Táglia”, ambos acusados da autoria de homicídios, roubos e tráfico de drogas no município de Salinópolis, região litorânea do nordeste paraense.
Os dois foram encontrados por policiais civis do Núcleo de Apoio às Investigações (NAI) de Castanhal e da Delegacia de Salinópolis na rodovia BR-316, em frente à barreira da Polícia Rodoviária Federal de Santa Maria do Pará, nordeste do Estado.
As prisões resultaram de investigações desencadeadas pela equipe policial para combater crimes de roubos e homicídios no balneário no período que antecede as férias de julho. Juntos, o casal responde por cinco homicídios. O trabalho contou com apoio da Superintendência Regional da Polícia Civil de Capanema e da Polícia Rodoviária Federal. Romário Moreira é acusado de quatro homicídios e ainda de tráfico de drogas na região. Ele é foragido do Sistema Penitenciário desde o ano de 2007 e já vinha sendo procurado.
Na época, o acusado foi preso por assaltos a mão armada. “Ele era tido como o criminoso mais temido da região assim como a companheira dele que também é acusada de um homicídio”, apurou o delegado Augusto Damasceno, do NAI de Castanhal. Ainda, conforme o policial civil, a vítima do homicídio foi Edna Cristina Pereira de Souza morta no dia 30 de julho de 2010. Por sua vez, Romário responde criminalmente por quatro homicídios em Salinópolis. As vítimas foram identificadas como Maria Regina; Amilson de Souza Coimbra, de apelido “Coró”; Danilo Santa Brígida e Edgar Corrêa.
TRÁFICO DE DROGAS
Depois das prisões, os policiais conduziram os presos até a residência deles em Capanema, nordeste paraense. Na casa, os policiais encontraram uma quantidade de “pedra de óxi” e pasta-base de cocaína. As substâncias entorpecentes seriam distribuídas para traficantes de drogas que atuam na região. Ainda foram apreendidos no imóvel diversos equipamentos eletroeletrônicos roubados, além de relógios de ouro, peças de vestuário, calçados, telefones celulares e até uma guitarra. Os objetos foram levados ao local por viciados para serem trocadas por drogas vendidas por Romário. Assim, os dois foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e permanecem recolhidos à disposição da Justiça. (DOL, com informações da Polícia Civil)

terça-feira, 21 de junho de 2011

Megaoperação desmonta quadrilha de traficantes

Uma megaoperação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil do Pará desmontou, nesta terça-feira (21), em Rondon do Pará, a principal quadrilha de tráfico de drogas que agia na região sul do Estado.
Mais de 50 agentes trabalharam na operação que prendeu o suposto líder da quadrilha, Francisco Chagas Lima, conhecido como “longado”, e mais 13 pessoas. Com o bando, foram apreendidas mil petecas de craque e cocaína, armas, celulares e uma grande quantia em dinheiro.
A quadrilha estava sendo investigada há seis meses. (DOL)

Supremo nega liberdade a fazendeiro

O assassino da missionária Dorothy Stang vai continuar preso. Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de Habeas Corpus feito pela defesa do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, condenado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Belém à pena de reclusão de 30 anos pelo assassinato da missionária norte-americana, ocorrido em 12 de fevereiro de 2005, no município de Anapu, sul do Pará.
O pedido foi indeferido pelo ministro Gilmar Mendes, que afirmou não vislumbrar “manifesta ilegalidade na prisão” conforme alegava a defesa de Bida. Os advogados do acusado alegaram excesso de prazo na prisão preventiva do fazendeiro, principalmente se reconhecida a nulidade do julgamento. Ele cumpre pena no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), localizado na capital paraense.
MÉRITO
O pedido de Habeas Corpus ainda será julgado no mérito. A defesa de Vitalmiro pede a expedição de alvará de soltura para o acusado recorrer em liberdade da condenação. O ministro, entretanto, observou que a liminar só pode ser dada em caráter excepcional, em razão de configuração da fumaça do bom direito e do perigo na eventual demora da decisão do caso.
A religiosa norte-americana naturalizada brasileira Dorothy Stang, 73 anos de idade, foi assassinada com seis tiros em uma estrada de terra de difícil acesso, a 53 quilômetros da sede do município de Anapu.
Ela já havia recebido diversas ameaças de morte por seu engajamento em trabalhos sociais na região. Entre outros, sua atividade pastoral e missionária buscava a geração de emprego e renda com projetos de reflorestamento em áreas degradadas, junto aos trabalhadores rurais da área da rodovia Transamazônica. Seu trabalho era focado, também, na minimização dos conflitos fundiários na região. (Diário do Pará, Brasília)

Ação dos piratas está fora de controle nos rios

Quem depende do rio para se locomover é quem mais sofre com a violência no Pará, de acordo com informações de ribeirinhos, pescadores, prefeitos, e da comunidade em geral que reside nas regiões onde o principal meio de transporte são embarcações. A reclamação sobre a insegurança nos rios paraenses gerou debate ontem na Assembleia Legislativa, em uma sessão especial proposta pelo deputado Chico da Pesca (PT), que contou com a presença de representantes da segurança pública do Estado, Capitania dos Portos, Ministério Público, dos municípios do arquipélago do Marajó e do Baixo Tocantins, além de representantes de colônias de pescadores de todo o Pará, entre outros.
Há ribeirinhos que já foram assaltados mais de dez vezes em apenas um ano. Outros desistiram de morar à beira do rio, onde a locomoção é mais fácil, porque não aguentam mais a ação de piratas, que assaltam com requintes de crueldade as famílias ribeirinhas. A grande maioria vem vender a produção de pescado e da pequena agricultura no Ver-o-Peso, em Belém, mas tem sido surpreendida com a ação dos piratas.
A situação pior é da população do Marajó, com 16 municípios e mais de 400 mil habitantes e o pior índice de desenvolvimento humano do país. O policiamento é insuficiente, 12 dos 16 municípios não possuem sequer uma agência bancária, o que força comerciantes e prefeitos a circularem nas embarcações com dinheiro vivo. Mas o que mais preocupa a população é o isolamento entre as cidades locais.
Maria Gorete da Silva, da comunidade do Tartarugueiro, em São Sebastião da Boa Vista, já foi assaltada nove vezes desde 2009 até abril deste ano, quando teve toda a carga roubada da embarcação da família, numa viagem para a capital, e foi amarrada junto com os outros passageiros. “É preciso que as autoridades olhem para o Marajó e nos ajudem, não temos mais a quem recorrer!”. Leia mais no Diário do Pará.