segunda-feira, 7 de março de 2011

Endividamento chega a 68% nos dois primeiros meses

NO PARÀ - Até o 130 foi usado para fazer novas dívidas, e não pagar as antigas
EVANDRO FLEXA JR.
Da Redação
O sistema financeiro paraense está prestes a entrar em colapso. O grande vilão - que até pouco tempo foi mocinho -, é o crédito fácil, que vem sendo utilizado de maneira desenfreada. Um velho dito popular resume com precisão o atual cenário econômico das famílias paraenses: quanto mais se ganha, mais se gasta. Enquanto o Pará gerou sete vezes mais empregos em 2010, em comparação aos números do ano imediatamente anterior, o nível de endividamento da população economicamente ativa do Estado atingiu a casa dos 68% somente nos dois primeiros meses deste ano, segundo dados da Pesquisa de Endividamento do Consumidor (PEIC), feita em janeiro passado pela Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio-PA).
Ao que tudo indica, nem a geração de novas oportunidades de trabalho e tampouco o 13º salário foram suficientes para saldar as dívidas. E o bônus financeiro, ao contrário do que orientaram os economistas, ficou comprometido com novas despesas, em vez de ser usado para quitar as antigas. A facilidade em algumas modalidades de crédito - como é o caso do empréstimo consignado - que tem juros baixos e pouca burocracia -, tem atraído o consumidor e gerado mais problemas a quem já estava argolado.
Dados da pesquisa Fecomércio mostram que, dos 63% de endividados no Estado, 10,9% possuíam débitos na modalidade de crédito consignado. Já em fevereiro, do total de 68% de pessoas argoladas, 25,3% estavam comprometidas com a consignação. Segundo análise da assessora econômica da Federação, Lúcia Cristina de Andrade, embora esta não seja a principal forma de contrair dívidas no Pará, o grande aumento no volume de empréstimos descontados em folha pode ser considerado preocupante e, ao mesmo tempo, positivo.
Continuam a desviar as verbas e ninguem diz nada o povo tem que acordar e ir para as ruas se manifestar e ir ate para as moradias de alguns politicos fazer manifestaçoes senao o PARÁ vai cair no abismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário