sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Queda da coleta de sangue chega a 40% em 1 mês

Para Adriana Pereira Martins, 37, a doação está virando um hábito. Doadora pela segunda vez, a auxiliar de serviços gerais decidiu ajudar de forma espontânea. “Não custa nada. Eu já tive parentes que precisaram de sangue e sei o quão sofrido é depender tanto de um gesto tão simples”, diz.
O estudante Harol Franco Albernas, 18, foi a um hemocentro pela primeira vez ontem para poder dar entrada no quartel da Aeronáutica. Depois da doação, ele garantiu que vai repetir o gesto. “Apesar de ter sido meio que obrigado, não acho ruim. É um prazer doar. É um sentimento de dever cumprido”, filosofa.
A decisão de doar sangue pode salvar diversas vidas. Ele beneficia mulheres com complicações durante a gravidez e durante o parto; crianças com anemia; pessoas que sofreram acidentes e que sofreram cirurgia; pacientes com câncer; e no tratamento de hemofílicos.
Dados do Ministério da Saúde indicam que 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. O percentual está dentro do parâmetro estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que varia de 1% a 3% da
população.
No entanto, a pressão por mais bolsas de sangue cresce a cada ano no Brasil. As 3,5 milhões de bolsas de sangue coletadas por ano já não têm sido suficientes para suprir a demanda, por exemplo, dos transplantes de órgãos.
No caso de Belém, o mês de dezembro, por concentrar as festas de final de ano e as férias escolares, representa a pior baixa do ano, com uma redução de 40% dos doadores da Fundação Hemopa.
A queda no número de voluntários tem se refletido no estoque de sangue do tipo raro como o O negativo. Para este mês, o banco de sangue conta apenas com 388 bolsas, sendo que desse montante, quatro são do tipo O negativo. “O ideal seriam 300 doações por dia. E esta semana contabilizamos uma média de 150 a 200 doadores. Estamos vivendo ainda a ‘ressaca’ de dezembro, muitas pessoas ainda não voltaram de férias. Mas o número de pessoas que necessitam de sangue nesse período aumenta, por causa do número de acidentes no trânsito, de violência”, explica Lílian Bouth, assistente social de capitação de doadores do Hemopa.
ONDE DOAR?
O Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e, aos sábados das 7h30 às 17h. Maiores informações pelo fone: 0800-2808118. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário