sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nem postos aguentam mais reajustes

COmBUSTÍVEIS
Empresariado quer fechar postos no dia 1º em protesto contra aumentos sucessivos
Os donos dos 90 postos de combustíveis em Belém programam uma paralisação de 24 nos estabelecimentos neste domingo em protesto contra os sucessivos reajustes aplicados pelas distribuidoras de álcool e gasolina para as revendedoras (postos), o que tem provocado aumentos do preço final dos produtos na venda aos consumidores. "O combustível subiu 15% em 60 dias no repasse das distribuidoras para os postos, e neste domingo virá um novo reajuste de mais 6 centavos, a gasolina vai passar da casa dos R$ 3,00", afirmou ontem Alírio Gonçalves, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocumbustíveis do Pára (Sindicombustíveis), ao informar sobre a iniciativa dos proprietários dos postos de combustíveis .
"Esse protesto é a favor do consumidor, porque começou e terminou o período de entressafra do álcool (que entra 25% na composição da gasolina) e os aumentos continuam", completou. O Pará é um dos cinco estados com o combustível mais caro do País, segundo o sindicato.
Na terça-feira, dia 26, como informou Alírio Gonçalves, o preço final subiu 8 centavos, e neste domingo vai subir mais 6 centavos. A proposta de paralisação dos postos neste domingo será apreciada pelos donos de postos em assembleia geral hoje à tarde, mas existe a disposição dos empresários do setor varejista em realizar a manifestação, já que o indicativo para o protesto abrange, a princípio, a data do dia 1º de maio, ou, ainda, a segunda-feira, dia 2. "Mas estamos pensando no protesto para o dia 1º, domingo, em defesa dos consumidores", afirmou o presidente do Sindicombustíveis.
A patir das 14 horas de hoje, na auditório do Sindicombustíveis, na avenida Duque de Caxias, o presidente Alírio Gonçalves, ao lado de integrantes da diretoria e da assessoria jurídica da entidade, vai explicar o cenário de um novo reajuste no valor do combustível comercializado no Pará. Na ocasião, o presidente vai divulgar o percentual de aumento repassado pelas distribuidoras aos revendedores no Pará. De acordo com levantamento feito pelo Sindicombustíveis, em menos de 60 dias o valor do combustível sofreu reajuste superior a 15%, e a partir do próximo dia 1º de maio, os postos irão comercializar o produto com valor reajustado. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário