sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O melhor da cultura em um só lugar

Um evento que reúne a magia das cores, a força da terra e a magia da dança paraense. Essa é a Feira Cultural Pará de Todas as Cores, Todas as Crenças, que integra a 2ª fase do projeto Orgulho do Pará. Aberta ontem, a Feira Cultural segue até domingo (25), no estacionamento G2 do Boulevard Shopping, sempre a partir das 17h.
O projeto, que é o maior evento cultural do ano, traz a Belém atrações inéditas e celebra a diversidade paraense. O espaço conta com um trabalho de cenografia que dá ao público a sensação de estar dentro de uma floresta. O grupo Circo Etério representa animais da floresta como onça, macaco, arara e cobra e realiza acrobacias aéreas em tecidos. Em seis estandes, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre os elementos da cultura do Estado. Os nomes dos estandes remetem aos fascículos do projeto Orgulho do Pará, publicados no DIÁRIO.
Em “Danças e eventos culturais”, por exemplo, exposição de roupas típicas, um boi-bumbá e sempre alguma apresentação de danças regionais como carimbó, marujada, lundu e até os Cabeçudos de São Caetano de Odivelas. Já no estande “Crenças”, objetos que remetem à fé dos paraenses: a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em um altar, fitas coloridas, casas e objetos de cera dos promesseiros, representam o Círio de Nazaré; a umbanda também tem sua representação com velas, objetos de defumação e azulejos. Uma bíblia homenageia os evangélicos.
O espaço “Fauna e Flora” representa a floresta e conta com exposição de produtos naturais feitos com ervas perfumadas e bombons recheados com frutas da região. Esse estande também oferece pintura especial para o rosto das crianças. O maquiador Nelson Borges reproduz nos pequenos fantasias de animais e lendas. No “Folclore”, é possível encontrar exposição de biojoias e personagens como Boto, Curupira e a representação de um igarapé com a sereia Iara.
O engenheiro Dimie Klautau acredita que a Feira é uma oportunidade de mostrar para as crianças os personagens que elas conhecem através das histórias. “Vou trazer meu filho para mostrar o que ele ouve nas lendas. Hoje em dia não tem mais isso, as crianças ouvem, mas não visualizam. É importante preservar nossa cultura e passar adiante”, disse.
O estande “Artesanato” reúne expositores de vasos marajoaras, ervas, brinquedos de miriti e até os famosos atrativos do mercado do Ver-o-peso, como “Perfume da Bota”, “Magia Natural”, “Vira Pensamento” e “Vai e Volta”. Para Maria Loira, que representa o mercado na Feira, a oportunidade é boa para divulgar o trabalho. “Estou representando o Ver-o-Peso e é sempre bom divulgar nossa cultura. Aqui fazemos contato com as pessoas e mostramos o que temos, leva mais diversidade a essa programação”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário