quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Jatene comenta caso da Santa Casa em coletiva

O Governador Simão Jatene concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (25), após reunião com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, Ricardo Ferreira Nunes. O tema da reunião foi o plebiscito que consultará a população do estado sobre a criação dos estados de Tapajós e Carajás, mas durante a entrevista coletiva o Governador comentou o polêmico caso da mulher grávida de gêmeos que teve o atendimento negado na Santa Casa.

"Quando existe risco, todas as éticas, todos os códigos devem estar subordinados ao código da vida. Qualquer coisa diferente disso pra mim é inaceitável. Então eu só posso, primeiro, lamentar. Segundo, esperar que não se repita." afirmou o Governador, que acredita ter tomado a decisão correta ao afastar a diretora-presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia, Maria do Carmo Lobato, e a gerente de Tocoginecologia do hospital, Florentina Balby.

"Cada vez mais eu estou convencido de que a atitude punitiva é necessária em situações extremas, mas ela não é a melhor atitude para conseguir mudar a sociedade. A melhor é a atitude cooperativa." disse o Governador, comentando o programa de requalificação dos hospitais municipais que começará pelo Hospital de Abaetetuba, visitado no último dia 15 por Simão Jatene. "Já autorizei que a secretaria de saude comece a trabalhar, vamos fazer reforma física, vamos comprar e disponibilizar equipamento e ajudar no pagamento dos profissionais da área."

Questionado sobre a superlotação nos hospitais públicos, Jatene revelou a desapropriação de um Hospital de aproximadamente 80 leitos, que pode ser adaptado para disponibilizar 100 novos leitos para a população. O hospital é localizado na rua Jerônimo Pimentel, no centro da cidade, e dispõe de dez leitos na UTI Neonatal. "Fizemos isso (desapropriação) antes de acontecer essa história, para mostrar a nossa preocupação. Obviamente estamos cuidando dos trâmites legais que estão sendo feitos, e eu espero que em 60 dias estejamos operando já a pleno vapor."

Jatene evitou polemizar sobre a deficiência municipal no atendimento básico. "Tem um problema crítico? Resolve, e depois discute se era de responsabilidade da união, do estado ou do municipio, porque quando alguém chega no hospital, não dá pra ficar esperando". Mesmo evitando atribuir a culpa da má situação da Santa Casa à gestão anterior, o Governador não evitou algumas comparações. "Como vocês acham que eu me sinto ao lembrar que, na minha gestão passada, a Santa Casa chegou a receber prêmio como Hospital Amigo da Criança?". (Alexandre Yuri / DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário