sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Traumatologistas voltam hoje a atender pelo SUS

Os 12 médicos traumatologistas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) em cinco hospitais particulares de Belém voltam a atender pelo SUS hoje. O atendimento foi interrompido no dia 18 de julho, quando os especialistas se recusaram a cuidar de pacientes do SUS, sob a alegação de baixa remuneração pelo serviço.
Os especialistas só aceitaram o acordo proposto pelas secretarias de saúde municipal (Sesma) e estadual (Sespa) depois que foram garantidos pelo menos os 200% de reajuste na tabela de procedimentos ortopédicos, abaixo do exigido pela categoria. Os médicos reivindicavam um reajuste de 350% nos procedimentos de média complexidade e 500% nos de alta complexidade.
A normalização do atendimento foi decidida ontem pela manhã durante reunião entre os titulares da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Helio Franco, e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Silvia Santos, com oito médicos do grupo que paralisou, e ainda Wilson Machado, representante do Sindicato dos Médicos (Sindmepa) e Breno Monteiro, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde do Pará (Sindesspa).
No acordo, ficou definido que dos 200% de reajuste, 125% ficará a cargo do Estado e 75% será pago pelo município. Segundo Wilson Machado, do Sindmepa, o reajuste deve se aproximar do valor pago pelos planos de saúde particulares aos traumatologistas. “Houve um entendimento entre ambas as partes. Apresentamos os números atuais e eles perceberam que a tabela do SUS é defasada” comentou

Nenhum comentário:

Postar um comentário