quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Pará leva 'bronze' em homicídios

Baseado em dados levantados até 2010, o Instituto Sangari divulgou nesta quarta-feira (14) o mais recente mapa da violência no Brasil. O país ultrapassou, nas últimas três décadas, a marca de um milhão de vítimas de homicídio. E o Pará saltou do 21º lugar no ranking dos estados mais violentos para assegurar uma indesejável medalha de bronze nesse quesito. Segundo o levantamento feito pelo instituto, o ranking do Mapa da Violência 2012 é liderado por Alagoas, seguido pelo Espírito Santo, Pará, Pernambuco e Amapá.
No Pará, dois municípios chamam a atenção em relação a violência, justamente por serem os que lideraram o recente plebiscito para a divisão do Estado. Em 2010, o Pará registrou três municípios, na faixa de 200 a 500 mil habitantes, que apresentam contrastes extremos: Ananindeua e Marabá, ambas com taxas que superam os 100 homicídios para cada 100 mil habitantes, e Santarém, que em 2010 apresentou uma das menores taxas do país para municípios de grande porte: 3,1 homicídios para cada 100 mil habitantes.
O Mapa da Violência 2012, como foi intitulado o trabalho, mostra que a insegurança deixou de ser também um estigma apenas das grandes cidades. Segundo o Instituto Sangari, as cidades menores tiveram o maior índice de aumento da violência.
“Nesse caso, há uma tendência de as cidades menores incorporarem hábitos de comportamento de cidades maiores. A violência também vem junto”, diz a psicóloga Milene Veloso. Segundo ela, em muitas cidades menores há uma ausência de políticas públicas. “Elas não costumam chegar ao interior. Há muita ociosidade entre os jovens por conta disso”.
A psicóloga alerta, no entanto, que geralmente números sobre violência devem ser lidos, em alguns casos, sob a ótica do aumento da notificação. “Há a possibilidade de que em alguns desses estudos não se tenha levado em conta que as pessoas e instituições possam ter aumentado o número de registros que antes não eram notificados”, diz.
O estudo feito pelo Instituto Sangari faz um comparativo que mostra o grau de violência que atingiu o País. Segundo o levantamento, o índice anual de mortes por homicídio no país supera o número de vítimas de enfrentamentos armados no mundo. Entre 2004 e 2007, 169,5 mil pessoas morreram nos 12 maiores conflitos mundiais. No Brasil, o número de mortes por homicídio nesse mesmo período foi 192,8 mil. Em 2010, ocorreram 50 mil assassinatos no país. Segundo o relatório, foram registrados 137 homicídios por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário