quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ação busca melhorar qualidade do açaí

O Ministério da Agricultura e o Governo do Estado do Pará assinarão convênio, ainda este ano, para a execução de projeto piloto destinado a eliminar riscos de contaminação no processo de produção da polpa de açaí, evitando contágio e proliferação de doenças como o Mal de Chagas. O projeto prevê a aquisição de máquinas elétricas de descontaminação da fruta, que serão fornecidas a cinco mil batedores de açaí da Região Metropolitana de Belém.
A assinatura do convênio foi acertada ontem, em reunião entre o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, o secretário de Agricultura do Pará, Hildegardo Nunes, e o deputado federal José Priante (PMDB-PA), que propôs a parceria, atendendo reivindicação da Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel).
Pelo convênio, o ministério repassará ao governo paraense os recursos para a aquisição das máquinas, que depois serão cedidas pela Secretaria de Agricultura aos batedores cadastrados na Avabel. Para fechar o convênio, o deputado Priante destinou R$ 700 mil ao Ministério da Agricultura no Orçamento Geral da União de 2012. O ministro garantiu a liberação, ainda em dezembro, da 1ª parcela dos recursos, cujo valor será definido já na próxima semana. “Quero assinar esse convênio em Belém, junto com os batedores de açaí, para mostrar o interesse do ministério em apoiar iniciativas que fortaleçam a produção”, afirmou Ribeiro. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário