segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Como se preparar para concurso público

DEDICAÇÃO
Especialista dá dicas para quem pretende ser aprovado
Na última sexta-feira encerraram as inscrições aos concursos públicos para mais de três mil vagas às prefeituras de Ananindeua, Belém e Bragança e para a Aeronáutica. Os processos seletivos são concorridos, os números de inscritos sempre superam os números de vagas e a pressão durante a preparação de quem busca uma vaga em um órgão público é sempre repleta de estudo, estresse e nervosismo. Mas como se preparar para um concurso público? Qual a diferença da rotina de estudo antes e depois da saída do edital? Como o concurseiro ou concursando deve se organizar durante o período de aprendizagem que antecede as provas para o concurso?
O coordenador do Curso Exemplo, Idelfonso do Canto, de 42 anos, prepara estudantes há mais de dez anos para concursos. Para ele, "o período de preparação de um concurso público é semelhante ao de um vestibular, o concurseiro deve se empenhar durante suas horas de estudo tanto em casa quanto em um cursinho. A palavra é dedicação", disse Idelfonso. Canto explicou que não existe uma rotina certa para todo mundo. "As pessoas têm métodos de aprendizagem diferentes, mas existem algumas sugestões que podem ser acatadas por todos os concursando", ressaltou.
A primeira dica de Idelfonso é saber o tipo de atuação que se deseja. "Quem quer fazer um concurso deve se perguntar que tipo de área busca, que função quer realizar, isso é importante porque se evita que o concursado abandone seu cargo após ter sido aprovado e tenha de tentar novos concursos", observa o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário