quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Preços dos alimentos estão em "níveis perigosos"

Os preços da alimentação atingiram "níveis perigosos" que podem contribuir para a instabilidade política, empurrando milhões para a pobreza e aumentando o custo das mercearias, indica um relatório do Banco Mundial.
O BM divulgou esta terça-feira um documento em que afirma que os preços dos produtos alimentares aumentaram 29% em 2010 e que estão apenas 3% abaixo do máximo de sempre registado em 2008.
O presidente do banco, Robert Zoellick, disse que este aumento atingiu em particular as pessoas no mundo em desenvolvimento, uma vez que gastam mais de metade dos seus rendimentos em alimentação.
"Os preços da alimentação são um decisivo e principal desafio enfrentado hoje por muitos dos países em desenvolvimento", disse.
O Banco Mundial (BM) estima que o aumento dos preços de milho, trigo e óleo colocaram 44 milhões de pessoas numa situação de pobreza extrema desde o final de Junho.
O relatório foi divulgado um dia antes de os ministros das Finanças e dos presidentes dos bancos centrais dos países que integram o grupo das 20 principais economias (G-20) se reunirem em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário