sábado, 23 de julho de 2011

Dívidas: cuidado com saldo das férias

Driblar os problemas financeiros é habilidade de muitos. Fazer malabarismo com as contas também é preciso às vezes, para não ficar totalmente no vermelho na volta das férias.

Planejar, priorizar, pesquisar e parcimônia são os quatro “P’s” da economia, segundo ensina o economista Edson Roffé. Ele explica que para manter a vida financeira estruturada, é necessário ter disciplina para cumprir as metas que foram planejadas para julho. “Se organizar para uma coisa e exagerar e comprar além das possibilidades é muito comum. O que deve se ter são prioridades”, diz Roffé.

Mas nem todo mundo consegue ter esse controle. A vendedora de roupas Ana Paula Oliveira conta que todo mês de julho é a mesma coisa, gasta todo seu dinheiro e em agosto fica enrolada com dívidas. “Sempre viajo e acabo gastando mais do que tenho. Meu cartão sempre facilita a vida e por isso eu acabo me descontrolando”.

O cartão de crédito sempre é o vilão dos consumidores descontrolados, pela facilidade de limite, aceitação e parcelamento. Os economistas apontam como uma das maiores ciladas. “O cartão é importante e útil para quem sabe se planejar. Mas pode agir contra o próprio consumidor, pois o consumo é maior e a dívida também”, explica Edson Roffé.

Baseada em experiências ruins, a publicitária Renata Allevato sempre faz uma reserva para as férias. “Já passei por situações difíceis. Comprava tudo no cartão e quando a fatura chegava, não tinha dinheiro para pagar. Foi virando uma bola de neve. Até que eu resolvi parcelar e quitar minhas dívidas”. Hoje, ela diz guardar uma quantia para as férias durante todo primeiro semestre e assim não prejudicar o orçamento de agosto. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário