sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pará participa da Feira de Negócios do Artesanato

Começa nesta sexta-feira (1º), a XII Feira Nacional de Negócios do Artesanato (XII Fenearte). Este ano, o evento, que vai até o dia 10 deste mês, foi buscar inspiração na Literatura de Cordel - um tipo de poema popular, originalmente oral, e depois impresso em folhetos e expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis. Comuns no Nordeste do Brasil, mas nem sempre expostos em barbantes, são escritos em rimas e muitos são ilustrados.
Segundo o site da feira, artesãos de Pernambuco, de outros Estados do Brasil e de mais 35 países vão participar da XII Fenearte, considerada a maior feira do segmento da América Latina. O palco do evento é o Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, a capital do Estado. Arte, cultura, gastronomia, decoração, moda e música se unem para apresentar a diversidade de estilos e tradições do artesanato em mais de 800 espaços em uma área de 29 mil metros quadrados.
O artesanato é a expressão mais genuína da autenticidade popular, o personagem principal da feira. Os visitantes vão poder ver os trabalhos de mais de 5 mil expositores, com um investimento de R$ 3,5 milhões. A organização da feira estima a movimentação de R$ 28 milhões em negócios e cerca de 270 mil pessoas devem passar pelo Centro de Convenções durante os 10 dias do evento.
Participação paraense
O Pará, por meio da Diretoria de Economia Solidária (Decosol), da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter), também vai participar da XII Fenearte. Este ano, o estande do artesanato paraense vai reunir a produção de mais de 50 artesãos e produtores de diversos municípios do Estado como Muaná, Salinópolis, Oeiras do Pará, além de Belém, Icoaraci e Ananindeua. Quem visitar o estande vai conhecer os diversos tipos de artesanato produzidos no Estado. São objetos decorativos, luminárias, os famosos brinquedos de miriti, objetos confeccionados com palha e galhos secos, cuias, cheiros do Pará, patchouli, colares regionais e, claro que não poderiam faltar as peças em cerâmica marajoara e tapajônica.
A participação do Pará na XII Fenearte tem apoio da Coordenadoria do Artesanato da Diretoria de Economia Solidária, por meio da Seter. A coordenadoria organiza a participação de artesãos e entidades paraenses do setor em feiras e outros eventos, com o objetivo de potencializar o comércio e o intercâmbio com profissionais de outros Estados e países. E a Fenearte é uma grande oportunidade para que esse fim seja alcançado.
(Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário