sábado, 23 de julho de 2011

Para curtir o verão sem dor de cabeça

Um dos balneários mais visitados no verão paraense virou sinônimo de risco para os banhistas. A praia do Cruzeiro, no distrito de Icoaraci, foi considerada imprópria para banho, segundo o resultado do teste de balneabilidade realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), também realizado em outros 14 balneários. Segundo os padrões do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), uma praia imprópria para banho é aquela cujo teste acuse uma quantidade de coliformes fecais acima de 2 mil a cada 100ml de água. No Cruzeiro o resultado foi bem acima: 3.078 Coli/100ml. Somente ontem a placa alertando os banhistas sobre a condição da praia foi afixada na areia, apesar de os primeiros resultados apontando os altos índices de coliformes terem sido divulgados já na primeira semana de julho.
Os resultados, no entanto, não assustaram os banhistas. “As pessoas não querem saber. Provavelmente não vão respeitar a placa”, disse Érica Souza, professora de educação física e moradora do distrito de Icoaraci. “O mais triste é que as pessoas continuam a agir de forma desleixada com a praia”, queixou-se.

MALEFÍCIOS
Gastroenterite, hepatite A, cólera, febre tifoide, conjuntivite e doenças da pele fazem parte da lista de malefícios que o contato com a água contaminada pode ocasionar, além de agravar as chamadas dermatites que a pessoa possa já ter adquirido antes do contato.
“Parasitas, micoses, candidíases e os ‘caminhos de areia’ são os mais frequentes” diz o médico. Já os riscos da ingestão da água imprópria são as amebíases, protozoários, hepatite A e até poliomielite, adverte o médico Pedro Paulo Israel, que indica cuidado redobrado com crianças e idosos. Para evitar as doenças, ele afirma que o mais prudente é não entrar na água. “Apesar de ser tentador, o mais seguro é manter-se distante até da areia, já que não e só a água que fica contaminada” avisa.
No verão, uma alimentação mais saudável também pode auxiliar no bem-estar e na melhoria da qualidade de vida, já que as tentações são mais frequentes e quase nunca ignoradas. Para isso cuidados redobrados como a ingestão de líquidos e comidas leves, além de abusar dos vegetais e verduras pode garantir um verão mais tranquilo e auxiliar na perda das “gordurinhas”.
“O ideal é que a pessoa não espere que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação”, alerta a nutricionista Renildes Teixeira Alves. “No caso dos pequenos, deve-se oferecer água em pequenos volumes e temperatura agradável, mesmo que a criança não peça”, ensina.
CUIDADO COM OS EXAGEROS
ALIMENTAÇÃO
Priorize frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves.
Evite alimentos gordurosos, como carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite ou maionese. Tente também evitar frituras e maneirar na bebidas alcoólicas, pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal- estar. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário