domingo, 27 de novembro de 2011

Incêndio atinge tubulação da Imerys

A equipe de monitoramento ambiental da empresa Imerys PPC, situada na localidade Vila do Mucuripi, município de Barcarena, detectou um incêndio em uma das tubulações responsáveis pelo transporte de polpa de caulim, que passa por uma estrada privativa. Funcionários perceberam o fogo por volta das 22h da sexta-feira (25), e registraram um boletim de ocorrência informando que as chamas foram provocadas por vândalos.

De acordo com informações repassadas pelo setor de Comunicação e Projetos Sociais da Imerys, o incêndio foi contornado rapidamente pela equipe de técnicos e especialistas das áreas de processo, meio ambiente, segurança do trabalho e brigada de emergência. Por medida de segurança, o bombeamento da polpa de caulim precisou ser desligado. Para evitar vazamento ao meio hídrico, foi feito um isolamento de contenção.

O incêndio ocasionou torção e queimaduras no tubo de 12 polegadas, feito de  PEAD (Polietileno de Alta Densidade), conforme os padrões exigidos.

Os órgãos ambientais foram avisados. Contudo, os envolvidos no incêndio não foram identificados. O caso será apurado pela delegacia da Vila dos Cabanos, em Barcarena.

Sobre o Caulim - O caulim não é tóxico. Trata-se de uma argila naturalmente branca. Ele provoca mudança na coloração da área envolvida, sem, contudo, causar danos ambientais que não possam ser rapidamente revertidos. Na água, as principais mudanças provocadas pelo caulim estão na cor e sabor, sem incorrer em riscos mais sérios à saúde humana.  O caulim é utilizado na  indústria para dar brilho, lisura e uniformidade ao papel. O mineral também é utilizado na indústria de cerâmicas e porcelanas, indústrias de cosméticos, farmacêutica e em produtos de higiene pessoal.

(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário