segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Operação da Polícia combate criminalidade no Pará

Avaliada de forma positiva pelo Governo do Estado, a Operação “Sentinela do Norte”, desenvolvida na capital e em todas as regiões do Pará,  desde a sexta-feira (11), pela Secretaria de Segurança Pública do Estado em parceria com órgãos de segurança da Prefeitura de Belém, como a Guarda Municipal e a Companhia de Transportes de Belém, além da Polícia Rodoviária Federal, encerrou na manhã deste sábado (12) com a certeza que, além dos números de materiais apreendidos e o enfrentamento efetivo da criminalidade, conseguiu preservar dezenas de vidas; evitando ações criminosas e impedindo que o comércio ilegal, o tráfico de drogas e tantos crimes de trânsito fossem cometidos nas últimas 24 horas. 

Num total de 77 ações de repressão resultou, por exemplo, em 277 bares abordados, sendo 100 vistoriados, 29 revistados e 59 fechados. Além dos bares, 11 casas de show foram abordadas e 6 danceterias tiveram de encerrar suas atividades em virtude de irregularidades flagradas pelos agentes.

No trânsito, 611 bicicletas foram abordadas, dentre as quais, 54 apreendidas; 6883 motos abordadas; das quais, 369 autuadas, 177 removidas e 299 apreendidas. Ainda neste campo, as barreiras abordaram 6086 carros, autuaram 58 e apreenderam 33, enquanto 222 veículos de aluguel (táxis) foram fiscalizados e 742, entre ônibus e vans, foram parados na fiscalização, resultando em 41 documentos apreendidos e 9 veículos removidos, somando aos 400 caminhões vistoriados nas barreiras realizadas.

Nas buscas pessoais, 5735 pessoas, entre adultos, crianças e adolescentes foram abordadas pelos agentes, sendo apreendidas nas abordagens, que também foram originadas por informações de populares, via disque denúncia (181) e pelos levantamentos dos setores de inteligência: drogas como: cocaína, crack, haxixe e maconha, além de 69 armas de fogo, 27 armas brancas, 1200 mídias piratas, máquinas caça-níqueis em estabelecimentos comerciais e 12 produtos de roubo.

A Operação “Sentinela do Norte”, em seu segundo desdobramento em menos de uma semana, após o expressivo quantitativo de drogas e objetos apreendidos, entre estoques e celulares, nas casas penais no Pará, afirma sua ação de presença e enfrentamento capaz de produzir baixas significativas na criminalidade. (assessoria da Polícia Militar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário