quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Círio registra redução de crimes violentos em 2011

O Círio de Nazaré deste ano, em Belém, registrou uma queda na ação de criminosos durante as principais procissões da Festa, neste último final de semana – a trasladação e o Círio. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) observou a redução em crimes mais graves como homicídio, lesão e roubo. O crime de furto, praticado sem emprego de violência contra a pessoa, apresentou ligeiro aumento.

Segundo os dados divulgados pelo Centro Estratégico Integrado da Segup, foram cometidos 14 homicídios neste fim de semana, contra 22 no mesmo período do ano passado. O cirme de lesão também apresentou queda, de 155 em 2010 para 144 neste ano. O roubo caiu de 240 para 231 neste Círio. Apesar dos baixos indíces nos delitos considerados mais graves, a secretaria observou o aumento na prática de furtos – foram 421 registros neste fim de semana, contra 357 do Círio passado.

Para garantir a segurança da população durante a Festa do Círio, que durará até o fim do mês de outubro, o Governo do Estado elabrou um plano integrado que envolve todos os órgãos da área, como as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros. A PM conta com um efetivo de 3.500 homens distribuídos em grupamentos dos Comandos de Missões Especiais, Especializado e da Capital para atuação nos mais de 15 dias da festividade. Somente para as manifestações que aconteceram no fim de semana foram deslocados dois mil homens, que atuaram na segurança dos mais de dois milhões de pessoas. Outros 1.500 policiais garantem a segurança durante a quadra nazarena.

A Polícia Civil conta com um efetivo de mais de 200 servidores, entre investigadores e técnicos de informática, que registram as ocorrências em delegacias e seccionais urbanas localizadas nos arredores do percurso das romarias, além das duas delegacias móveis instaladas na Praça Santuário e da República, com funcionamento noturno, de 18h à meia-noite, durante os 15 dias da festa do Círio de Nazaré. Também estavam a postos para atuar policiais civis da Data e da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

Atendimentos de saúde foram menores neste Círio

Com mais dois postos de atendimentos ao longo do percurso das principais procissões da Festa de Nazaré – a Trasladação e o Círio, totalizando 20 pontos, a Cruz Vermelha registrou 1.280 procedimentos de urgência só no domingo, dia 9.  O número, apesar de grande, foi 15% menor se comparado aos atendimentos do Círio de 2010, quando quase 1.500 pessoas foram atendidas. A entidade, que coordena os socorros no evento, conta com a infraestrutura e o apoio clínico do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado.

O presidente da Cruz Vermelha, Renildo Chagas, informa que a maioria dos casos recebidos nos postos foram de desmaio. “Geralmente esses desmaios são ocasionados pelo calor, desidratação, falta de alimentação e queda de pressão”, explica. A trasladação, no sábado (8), teve um número bem pequeno de urgências em relação à procissão do Círio. Foram 246 procedimentos.

De acordo com Renildo, o apoio do Governo do Estado é de fundamental importância para a manutenção dos atendimentos durante as 11 procissões oficiais da Festa de Nazaré. “A gente conta com a infraestrutura e o pessoal cedido pelo Governo do Estado para fazer o trabalho todos os anos durante o Círio de Nazaré. São os hospitais de campanha dos Bombeiros, os hospitais que ficam de retarguada, as ambulâncias, e os profissionais da saúde que colaboracom com a Cruz Vermelha”, ressalta o presidente da entidade, que contou ainda com o apoio do município. (Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário