terça-feira, 18 de outubro de 2011

Médicos ameaçam paralisar na terça

Termina na próxima terça-feira o prazo para que as secretarias municipal e estadual de Saúde cumpram o acordo feito com o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa).
Na tarde de ontem, representantes do Sindmepa, Secretraria Municipal de Saúde (Sesma) e Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) se reuniram com os ministérios públicos Federal e Estadual para definir a situação, após o anúncio de greve para a próxima terça-feira feito pelos médicos traumato-ortopedistas na última sexta-feira.
SEM REAJUSTE
A medida foi tomada depois que a Sesma deixou de fazer o reajuste de 150% sobre os procedimentos médicos dos profissionais, conforme acordado em agosto passado.
A Sespa também ficou encarregada de repassar outros 50% dos valores equivalentes aos procedimentos, mediante envio de monitoramento das atividades por parte da Sesma, o que não aconteceu, o que teria impossibilitado a Sespa de repassar os valores.
Em caso de novo descumprimento, o Ministério Público Federal (MPF) orientou o sindicato a reunir os documentos que comprovem o descumprimento e encaminhar ao MPF para análise de qual a melhor medida a ser tomada. “Esperamos que a Sesma cumpra a sua parte, para que a população não seja ainda mais penalizada. Saúde é para hoje. A população não pode ficar refém”, resumiu o procurador do MPF, Allan Mansur.
O movimento dos traumato-ortopedistas teve início em junho deste ano. A categoria reivindica a atualização da tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Os médicos pediam 350% nos procedimentos de média complexidade e 500% nos de alta. Depois de negociações com o município e o Estado chegou-se ao reajuste de 200%. O DIÁRIO não conseguiu falar com a Sesma. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário