sábado, 18 de junho de 2011

Campanha de vacinação tem 'Dia D'


Poliomelite
Sespa pretende atingir 250 mil crianças com mais de 4,5 mil postos
Mais de 250 mil crianças paraenses menores de cinco anos de idade deverão ser vacinadas hoje no Estado, durante o "Dia D" da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite - a paralisia infantil. No Pará, a campanha, que iniciou dia 13 e vai até 24 de junho, objetiva vacinar um total de 800 mil crianças em 4.540 postos de vacinação. Em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) pretende vacinar 106 mil crianças nessa faixa etária. Em toda a capital e região das ilhas serão colocados à disposição da população cerca de 500 postos, entre fixos e volantes. Barcos já partiram para as localidades mais distantes do Pará.
A campanha traz o slogan "Siga o Zé Gotinha e Proteja a Saúde das Crianças". Nela, o Ministério da Saúde (MS) estima imunizar 14 milhões de crianças no Brasil e enfatiza o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de levá-las aos postos de vacinação para tomar a primeira dose da vacina contra a paralisia infantil. Mesmo quem já tomou a vacina em outros anos e mesmo em 2011 deve se vacinar. É importante levar, ainda, a carteira de vacinação para atualizá-la. Quem não a tem ou perdeu, pode ir ao posto de vacinação para receber um novo.
Segundo o secretário de Saúde do Estado, o médico Helio Franco, a meta no Pará é atingir 800 mil crianças e hoje pelo menos 250 mil delas. "Por isso, conclamamos a todas as famílias que levem a criança ao posto de vacinação contra a polio, que não tem contraindicação. Nesse momento, nossa grande preocupação é a poliomelite porque é uma doença que atinge o sistema nervoso e produz a paralisia, que em 99% dos casos acometem crianças. Muitas delas já morreram no passado e várias ficaram com sequelas, as quais podem limitar a condição física da pessoa e gerar problema também para a sociedade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário