quinta-feira, 23 de junho de 2011

Semma libera 14 praias para banho em Belém, inclusive a do Cruzeiro

Sem coliforme
Até a tradicional praia de Icoaraci está dentre as aptas para banho no verão
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) avalia, desde maio, a balneabilidade de 14 praias da Região Metropolitana de Belém (RMB) e atesta que todas estão aptas para receber os turistas. "Os veranistas podem ficar tranquilos, que dentro das análises microbiológicas, que verificam a quantidade de coliformes fecais na água, todas as 14 praias monitoradas em Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci estão apropriadas para o banho", ressaltou a chefe de fiscalização da Semma, Ivanelma Gomes.
Os balneários analisados foram a Praia do Cruzeiro, em Icoaraci; praias do Amor, Grande e Brasília, em Outeiro; Areão, Chapéu Virado, Ariramba, São Francisco, Murubira, Marahu, Paraíso, Grande, Farol e Baía do Sol, em Mosqueiro. "Eles foram escolhidos por ter uma procura e concentração maior de pessoas. Até mesmo as praias do Cruzeiro e Grande, que no ano passado estavam sob alerta apresentam condições favoráveis ao banho", explicou a chefe de fiscalização.
As praias analisadas devem receber até o final da próxima semana faixas ou placas que mostrem aos banhistas as condições de balneabilidade. "Vamos utilizar, provavelmente, a cor verde para indicar que o veranista pode usar a praia tranquilamente. No ano passado, utilizamos as placas, mas elas foram retiradas por donos de barracas que se sentiram prejudicados, nos locais que não eram apropriados para o banho. Por isso estamos estudando uma maneira de que esta sinalização seja colocada em pontos, como os postes, para que sejam mantidas até o final de julho", disse Ivanelma.
Ela destaca ainda a importância da participação dos cidadãos para diminuir o nível de contaminação das praias, com medidas simples de conscientização, como não levar animais à praia, não fazer as necessidades na água e não jogar resíduos na areia.
O teste de balneabilidade é feito através da coleta de uma amostra de 500ml de água, para análise microbiológica, e mais 500ml para análise físico-química, a um metro de profundidade. A partir do material é analisada a quantidade de bactérias existentes, com base em um parâmetro específico, de acordo com os padrões estabelecidos pela Resolução Nº 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente.
Segundo Ivanelma, até o dia cinco de julho uma nova análise será feita nas praias e repetida semanalmente até o dia 15. "Depois disso, a ideia é monitorar os balneários a cada três meses, e estabelecer parceria com outros órgãos como a Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém) e a Sesan (Secretaria Municipal de Saneamento), para gerar alternativas de melhoria do esgoto lançado nestas águas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário