segunda-feira, 20 de junho de 2011

Estudantes paraenses vencem concurso nacional

Os 90 vencedores do Concurso Nacional Arte e Cultura na Prevenção do Uso de Crack e de outras Drogas receberam seus prêmios hoje (20) pela manhã no Palácio do Planalto. A titular da Secretária Nacional sobre Drogas do Ministério da Justiça, Paulina Duarte, esteve no evento.

O Pará tem dois vencedores nacionais nas categorias vídeo (ensino fundamental) e cartaz (3º ano do ensino fundamental). Gabriel Cardoso Rocha, 14 anos, de Conceição do Araguaia, é autor do vídeo Desenho e Grafite. Já Andreza Progênio, 12 anos, de Abaetetuba, foi destaque entre os cartazes.

A entrega do prêmio, criado pela Secretaria Nacional sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, marca a 13ª Semana Nacional sobre Drogas (19 a 26 de junho). Nesse período, atividades em todo o país destacam a prevenção como caminho para o enfrentamento ao consumo de substâncias.

O concurso nacional se divide em cinco categorias: cartazes, fotografia, jingle, vídeo e monografia. Essa última teve como tema a intersetorialidade como estratégia de enfrentamento ao crack. Ao todo, foram distribuídos R$ 135 mil em prêmios para estudantes matriculados desde o 2º ano do ensino fundamental até universitários.

Debate – A secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, enfatiza que os concursos incentivam o debate e a reflexão nos mais diferentes meios e públicos. “Como resultado, temos uma produção de material variado, que reflete a realidade de cada região do País sobre a arte e a cultura como forma de prevenção ao uso de crack e outras drogas”, explica a secretária.

Criada em 1999, a Semana Nacional sobre Drogas tem início na data de aniversário da Senad e termina no dia 26 de junho, Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).  (Ministério da Justiça)

Nenhum comentário:

Postar um comentário