quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sem água, escola não dá nem merenda


PRECÁRIA
Alunos saem mais cedo, porque não há como garantir o lanche das crianças
VICTOR FURTADO
Da Redação
A escola estadual de ensino fundamental Benvinda Bittencourt, na Cabanagem, em Belém, está há uma semana sem água porque a bomba quebrou. Não é possível fazer a merenda para os mais de 200 alunos de primeira a quarta. Para beber água, é preciso buscar na casa de vizinhos. Na manhã de ontem, os estudantes saíram mais cedo porque não havia como garantir a merenda. A escola tem vários problemas mais antigos: calor insuportável, ventiladores antigos, estrutura de madeira e muito deteriorada, iluminação ruim, banheiros imprestáveis e carteiras velhas e danificadas. Não há diretor, serventes e ou faxineiro, funções desempenhadas por professores e voluntários. A merendeira, por exemplo, é voluntária e às vezes falta. A limpeza é feita pelos professores e a diretora saiu de licença e ninguém a substituiu.
"A semana passada foi só de provas e os alunos saíam mais cedo, mas agora, com aula normal, não podemos deixar os alunos com sede e sem merenda", comentou um professor.
A dona de casa Geicilene Trindade, 26 anos, tem duas filhas na Benvinda Bittencourt e costuma recomendar que elas não usem os banheiros. "Eu mesma já ajudei na limpeza da escola. Banheiro só em casa mesmo. Uma pena que a escola esteja assim, porque muitos alunos dependem dela", disse.
 VERGONHA politicos roubam milhoes e as escolas e o ensino nestas condiçoes criem vergonha na cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário