quinta-feira, 30 de junho de 2011

Honras a São Pedro pela boa pescaria

Emoção e fé. Foi esse o clima da terça-feira dos moradores de São Caetano de Odivelas, município no nordeste paraense. O motivo que mobilizou a cidade inteira foi a festividade em homenagem ao dia de São Pedro.
A comemoração surgiu em 1920, com a homenagem dos pescadores a São Pedro, como forma de agradecer e pedir proteção. Alguns moradores acreditam que se a procissão não for realizada, o ano seguinte a pesca não será bom.
Fogos e imagens do santo marcaram a romaria fluvial que abre tradicionalmente a festividade. Este ano, quase cem embarcações participaram. O traslado é feito a cada ano de uma comunidade. Este ano foi a vez da comunidade Santíssima Trindade, que dará lugar à comunidade de São João dos Ramos, já escolhida para a festa de 2012.
Um barco conduziu a imagem de São Pedro até a cidade. Durante a procissão, os fiéis e promesseiros cantaram hinos de louvor, acompanhados pela banda Rodrigues dos Santos, uma das mais antigas da cidade, com mais de um século de atividade.
Para o maestro da banda, Márcio Cardoso, que participa há 30 anos do evento, a celebração é um momento único para todos os moradores de São Caetano. “ Me sinto orgulhoso de participar de um momento tão especial e que contribui para nossa cidade”, comenta.
A festa mais esperada inicia no final da tarde e encerra o evento. Será um forró, na praça em frente à prefeitura, com a apresentação de boi, quadrilha e vários grupos folclóricos.
PROTEÇÃO DO SANTO
Fundador da Igreja de Roma junto com São Paulo, São Pedro é tido como o protetor dos pescadores e das viúvas.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário