segunda-feira, 20 de junho de 2011

Seminário aborda violência contra mulher

O século é o XXI, mas a barbárie continua a existir e a comprometer o futuro da espécie humana. Neste sentido, um dos desafios enfrentados pela humanidade é a erradicação de violências sociais, tais como a violência contra a mulher, um problema que receberá atenção multidisciplinar nos dias 28 e 29 de junho, com o Seminário Amazônico Interdisciplinar sobre Violência contra a Mulher, uma iniciativa inédita da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Com o tema “Violência contra a mulher amazônica: controle, prevenção e impacto”, o Seminário reunirá estudantes, professores, pesquisadores, profissionais da Saúde, Educação, Direitos Humanos e Justiça para o intercâmbio sobre tecnologias e pesquisas que busquem a redução da violência contra a mulher.
“Considerando que a violência acarreta vários problemas de ordem social, doenças, suicídio, homicídios e muitas outras perdas sociais, é fundamental que a ação seja, pelo menos, multidisciplinar, e este Seminário é um modo de articular isso, visando discutir estratégias para reduzir a violência e o seu impacto sobre a sociedade”, esclarece a professora e coordenadora do evento, doutora Vera Lúcia de Azevedo Lima. O evento é coordenado, também, pelo Grupo de pesquisa Estudo de Políticas em Saúde no Cuidado de Enfermagem Amazônico (Epotena), surgido em 2005, na UFPA.
A iniciativa do Seminário se deu a partir do estímulo e das preocupações surgidas com as informações levantadas pela Tese “Violência contra a mulher paroara: contribuições para a enfermagem”, da professora Vera Lúcia de Azevedo Lima, defendida no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Dados estatísticos sobre a violência contra a mulher na atualidade e identificação de barbaridades, como esquartejamento e introdução de madeira em órgãos genitais, foram algumas constatações da pesquisa que revelaram a necessidade de refletir e discutir o problema social em questão.
Programação – O evento será dividido em três eixos temáticos que abordarão tráfico internacional de seres humanos, interdisciplinaridade e impacto social da violência contra a mulher. Além disso, o Seminário abrirá espaço para trabalhos acadêmicos (resumos e pôsteres) de qualquer instituição de ensino que estejam em consonância com a temática do evento. O envio de resumos poderá ser feito até o dia 24 deste mês.
As inscrições para participar do Seminário Amazônico Interdisciplinar sobre Violência contra a Mulher podem ser feitas no blog do evento, e o participante deverá entregar, no credenciamento do Seminário, um kit de higiene contendo sabonete, creme dental e escova de dente, o qual será entregue ao Espaço de Acolhimento Provisório Infantil, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Mais informações sobre a programação e inscrições no blog: http://icsufpaviolenciamulher.blogspot.com/.
SERVIÇO
Seminário Amazônico Interdisciplinar sobre Violência contra a Mulher: “Violência contra a mulher amazônica: controle, prevenção e impacto”. Realização: 28 e 29 de junho, no Auditório Silveira Neto no Instituto de Ciências da Saúde/UFPA - Av. Generalíssimo Deodoro, nº 01. Informações: (91) 3201-6830; http://icsufpaviolenciamulher.blogspot.com/
(Ascom UFPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário