terça-feira, 14 de junho de 2011

Centro de Recuperação Feminina tem mais um dia de rebelião de presas


Motim
Duas detentas ficaram feridas no tumulto quando a PM chegou ao local
Quarenta e duas detentas do Centro de Reeducação Feminina (CRF) em Ananindeua se amotinaram ontem à tarde, durante aproximadamente uma hora. Segundo informações da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), duas presas ficaram levemente feridas. No último sábado, 24, internas de duas celas dos blocos C e D já tinham se rebelado. Desta vez, outras 42 internas juntaram-se ao movimento. A Susipe informou que os motivos estão sendo apurados.
O fato teve início às 14h45 e a situação foi controlada uma hora depois, com a intervenção da PM e dos Bombeiros. Houve tumulto e duas internas ficaram feridas sem gravidade, segundo a assessoria do sistema penitenciário.
As 42 detentas foram encaminhadas à Seccional da Cidade Nova, onde foram autuadas em flagrante por motim. Depois, todas foram transferidas para outros blocos carcerários. As apurações preliminares feitas pela Susipe apontam que o motim foi uma reação às revistas que estão sendo intensificadas. Além disso, elas teriam se rebelado porque o sistema penitenciário descobriu e frustrou os planos de resgate de uma detenta.
Entre as reclamações das detentas estão a qualidade da alimentação e a falta de atendimento médico. A Susipe informou em nota que o CRF dispõe de uma nutricionista que supervisiona todos os dias da semana a preparação dos alimentos e faz um cardápio semanal que atende a todas as exigências sanitárias. Quanto ao atendimento médico, "a Susipe dispõe de médicos e odontólogos que fazem o atendimento pelo menos uma vez na semana e quando necessário, as internas são levadas a hospitais e laboratórios para atendimento, sempre acompanhadas dos profissionais e agentes prisionais", informou a nota. O CRF tem capacidade para 480 detentas, mas atualmente abriga 583.

Nenhum comentário:

Postar um comentário