quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cidadãos cobram CPI na Assembleia


CORRUPÇÃO
Iniciativa popular se destina a ver tudo às claras no Legislativo
Um grupo de eleitores do município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, está formando uma comissão para cobrar explicações dos deputados estaduais que são contrários à abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os escândalos de corrupção na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O grupo vai priorizar o diálogo com os quatro deputados eleitos a partir dos votos da população ananindeuense e que se recusam a aceitar a instauração da CPI, os quais são: Manoel Pioneiro(PSDB), Eliel Faustino (PR) e pastor Divino (PRB). Outro que será cobrado é o deputado licenciado Francisco Melo, o Chicão (PMDB), atual secretário de Estado de Transporte.
A iniciativa cidadã, intitulada "Movimento do Voto Consciente", propõe fazer em Ananindeua um evento similar à Caminhada Contra Corrupção, pela Vida e pela Paz, organizada no mês passado, em Belém, pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA) com o apoio das Organizações Romulo Maiorana. A ideia é mostrar às pessoas a importância de votar conscientemente, sem cair em armadilhas como a compra de votos. A sugestão foi encaminhada para o email presidente.contracorrupcao@orm.com.br, criado pelo presidente executivo das Organizações Romulo Maiorana (ORM), jornalista Romulo Maiorana Junior.
O cidadão responsável pelo movimento - o mesmo que escreveu o email ao presidente das ORM - mora em Ananindeua há 23 anos e se diz cansado de ver tanta corrupção. "Eu, como eleitor, não elejo um deputado estadual pensando em melhorias somente para o meu município. Quero benefícios para o Estado como um todo. Esta CPI seria a melhor prova de transparência para todos. Ainda assim, vamos inicialmente cobrar dos deputados que ajudamos a eleger", afirma o eleitor, pedindo anonimato. Ele diz que em Ananindeua é difícil protestar publicamente. E explica por que: "Tudo na cidade está vinculado à família Barbalho. Se eles não quiserem, a passeata não sai". O prefeito de Ananindeua, como se sabe, é Helder Barbalho (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário